CBO 7511-15 - Gravador (joalheria e ourivesaria) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artesãos de metais preciosos e semi-preciosos
O profissional no cargo de Gravador (joalheria e ourivesaria) CBO 7511-15 grava palavras, símbolos e figuras – como inscrições, logotipos e motivos decorativos - em joias e outros objetos confeccionados com metais preciosos e semipreciosos, avaliando condições estruturais e superficiais das peças, fixando peças a serem gravadas, realizando traçados e marcações, entalhando superfícies de acordo com amostras e desenhos, limpando e polindo as peças no processo de acabamento Pode utilizar máquinas, equipamentos e softwares para gravação.
Controla a qualidade dos processos e dos produtos Realiza manutenção básica em máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
CBO 7511-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de artesãos de metais preciosos e semi-preciosos que pertence ao grupo dos joalheiros, vidreiros, ceramistas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gravador (joalheria e ourivesaria), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artesãos de metais preciosos e semi-preciosos CBO 7511-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7511-15
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Artesãos de metais preciosos e semi-preciosos.
- Joalheiros, vidreiros, ceramistas.
O que faz um Gravador (joalheria e ourivesaria)
O Gravador (joalheria e ourivesaria) CBO 7511-15 planeja as atividades de gravação em joias e outros objetos confeccionados com metais preciosos e semipreciosos, interpretando ordem de serviço e especificações técnicas Seleciona máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais.
Estabelece a sequência de trabalho.
Interpreta documentos técnicos, tais como manuais, tabelas e desenhos Prepara acessórios - tais como gabaritos de fixação, dispositivos rotativos, narizes reguladores e fresas cônicas finas - a serem usados durante o processo de gravação.
Fixa peça para gravação e avalia suas condições estruturais e superficiais e suas propriedades físicas Realiza traçados e marcações.
Entalha superfícies de acordo com amostras e desenhos.
Pode criar desenhos ou textos para gravação Pode utilizar máquinas, equipamentos e softwares para gravação, tais como máquina de gravação rotativa, máquina de gravação com comando numérico computadorizado (CNC), e máquina de gravação a laser, computadorizada.
Realiza acabamento do processo de gravação, limpando e polindo a peça.
Confirma a ausência de imperfeições e danos Encaminha a peça para acondicionamento e expedição Controla a qualidade dos processos e dos produtos, considerando parâmetros operacionais e estéticos.
Realiza inspeção na peça gravada, no que se refere à correção, ao esmero e à exatidão do texto e dos desenhos Verifica precisão de detalhes, paralelismo, simetria, uniformidade e profundidade dos traçados Realiza manutenção básica de máquinas e equipamentos, monitorando as suas condições de funcionamento, fazendo sua limpeza e lubrificação e executando ajustes.
Afia ferramentas manuais de corte Solicita manutenção corretiva de máquinas e equipamentos, quando necessário.
Elabora relatórios de produção Preenche fichas de controle e fichas de requisição de materiais e serviços Conserva o local de trabalho limpo e organizado.
Mantém máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios limpos, organizados e acondicionados Recolhe sobras de materiais, para reciclagem e reaproveitamento Promove o descarte e a destinação de resíduos de acordo com diretrizes normatizadas e procedimentos, a fim de manter os processos alinhados aos conceitos e às práticas de desenvolvimento sustentável.
Aplica normas e procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e desenvolvendo ações de prevenção de acidentes de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7511-15 deve realizar gravações em metais preciosos e semi-preciosos, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção produtiva de máquinas, equipamentos e ferramentas, controlar a qualidade dos processos de transformação de metais preciosos e semi-preciosos, recozer materiais preciosos semi-preciosos.
Condições de trabalho dessas profissões
Artesãos de metais preciosos e semi-preciosos atuam na lapidação de pedras preciosas e semi-preciosas, na fabricação de artefatos de ourivesaria e joalheria, na confecção de acessórios para vestuários e na fabricação de produtos de metal. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe com supervisão permanente, em ambiente fechado e no horário diurno. Eventualmente, permanecem expostos a materiais tóxicos e ruído intenso. O fundidor (ourivesaria e joalheria) pode ficar exposto a altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7511-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com carga horária diferenciada: em torno de quatrocentas horas-aula, para o ourives, e até duzentas horas-aula, para os demais. O pleno desempenho das atividades do ourives ocorre por volta de cinco anos de experiência profissional. Para os demais, entre um e dois anos.
Atividades exercidas por um Gravador (joalheria e ourivesaria) CBO 7511-15
Um Gravador (joalheria e ourivesaria) (ou sinônimo) deve evidenciar capacidade criativa, demonstrar responsabilidade, conferir o peso do material recebido, entalhar superfícies de peças, ajustar máquinas e equipamentos, recolher resíduos, interpretar desenhos de peças, verificar condições de funcionamento de máquinas, equipamentos e ferramentas, lubrificar máquinas e equipamentos, fixar peças para gravação, afiar ferramentas manuais de corte, demonstrar sociabilidade, comparar superfícies gravadas com amostras e desenhos, demonstrar coordenação motora fina, limpar máquinas, equipamentos e ferramentas, conferir quantidade de peças recebidas, avaliar propriedades físicas de materiais, mostrar objetividade, demonstrar senso de organização, inspecionar superfícies e formas de materiais, demonstrar capacidade de atenção concentrada, limpar materiais, solicitar manutenção corretiva de máquinas, equipamentos e ferramentas, evidenciar senso de orientação para detalhes, demonstrar senso crítico.