CBO 7511-30 - Trefilador (joalheria e ourivesaria) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artesãos de metais preciosos e semi-preciosos
O profissional no cargo de Trefilador (joalheria e ourivesaria) CBO 7511-30 realiza trefilação de metais preciosos e semipreciosos, fazendo o recozimento de lingotes de metal, executando laminação para produção de tiras de metal, com a menor espessura possível, e operando máquina de trefilação, para transformar tiras de metal em fios e tubos de pequenos diâmetros, destinados à confecção de joias e semijoias e à produção de objetos de arte Controla a qualidade dos processos e dos produtos.
Planeja atividades, interpretando ordem de serviço Realiza manutenção básica em máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
CBO 7511-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de artesãos de metais preciosos e semi-preciosos que pertence ao grupo dos joalheiros, vidreiros, ceramistas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Trefilador (joalheria e ourivesaria), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artesãos de metais preciosos e semi-preciosos CBO 7511-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7511-30
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Artesãos de metais preciosos e semi-preciosos.
- Joalheiros, vidreiros, ceramistas.
O que faz um Trefilador (joalheria e ourivesaria)
O Trefilador (joalheria e ourivesaria) CBO 7511-30 planeja as atividades de trefilação de metais preciosos e semipreciosos, interpretando ordem de serviço e estabelecendo as etapas e a sequência de trabalho Seleciona máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos, matéria-prima e materiais, para a execução dos trabalhos.
Interpreta documentos técnicos, tais como manuais, tabelas e especificações.
Verifica as dimensões e os perfis ou formatos dos fios e tubos a serem produzidos, considerando as etapas subsequentes referentes à confecção de joias - como correntes e brincos -, partes de joia - como fechos - e de objetos de arte Realiza o recozimento de lingotes de metal precioso ou semiprecioso, aquecendo-os e controlando o tempo e a temperatura.
Resfria o material e faz limpeza em sua superfície, eliminando impurezas ou incrustações Lamina o metal precioso ou semiprecioso, ajustando os cilindros de laminação e conferindo os parâmetros operacionais da máquina laminadora.
Inspeciona a passagem do metal entre dois cilindros, que giram em sentidos opostos.
Examina a redução de espessura da tira de metal resultante, até a menor medida possível Opera máquina de trefilação de metais, regulando e acionando os dispositivos de comando para fabricar fios e tubos de pequenos diâmetros.
Monitora a passagem da tira de metal - impulsionada pela força de tração - por uma matriz.
Substitui a matriz por outra, cada vez mais fina Lubrifica a tira de metal, para evitar atrito nos orifícios da matriz Pode recozer a tira de metal durante o processo, para manter a necessária maleabilidade.
Controla o comprimento, o diâmetro, a espessura e o formato do fio ou tubo produzido Continua o processo de trefilação até chegar ao diâmetro definido em especificações técnicas Controla a qualidade dos processos e dos produtos, conferindo temperaturas de recozimento, verificando dimensões dos materiais, e inspecionando a espessura, o diâmetro e a resistência dos produtos trefilados.
Compara os resultados dos processos de recozimento, laminação e trefilação com ordem de serviço e especificações técnicas Realiza manutenção básica de máquinas e equipamentos, monitorando as suas condições de funcionamento, fazendo sua limpeza e lubrificação e executando ajustes.
Solicita manutenção corretiva de máquinas e equipamentos, quando necessário Elabora relatórios de produção Preenche fichas de controle e fichas de requisição de materiais e serviços.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Recolhe sobras de materiais, para reciclagem e reaproveitamento.
Promove o descarte e a destinação de resíduos de acordo com diretrizes normatizadas e procedimentos, a fim de manter os processos alinhados aos conceitos e às práticas de desenvolvimento sustentável Aplica normas e procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e desenvolvendo ações de prevenção de acidentes de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7511-30 deve controlar a qualidade dos processos de transformação de metais preciosos e semi-preciosos, conformar metais preciosos e semi-preciosos, recozer materiais preciosos semi-preciosos, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção produtiva de máquinas, equipamentos e ferramentas, realizar gravações em metais preciosos e semi-preciosos.
Condições de trabalho dessas profissões
Artesãos de metais preciosos e semi-preciosos atuam na lapidação de pedras preciosas e semi-preciosas, na fabricação de artefatos de ourivesaria e joalheria, na confecção de acessórios para vestuários e na fabricação de produtos de metal. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe com supervisão permanente, em ambiente fechado e no horário diurno. Eventualmente, permanecem expostos a materiais tóxicos e ruído intenso. O fundidor (ourivesaria e joalheria) pode ficar exposto a altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7511-30
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com carga horária diferenciada: em torno de quatrocentas horas-aula, para o ourives, e até duzentas horas-aula, para os demais. O pleno desempenho das atividades do ourives ocorre por volta de cinco anos de experiência profissional. Para os demais, entre um e dois anos.
Atividades exercidas por um Trefilador (joalheria e ourivesaria) CBO 7511-30
Um Trefilador (joalheria e ourivesaria) (ou sinônimo) deve aquecer os materiais, demonstrar sociabilidade, demonstrar coordenação motora fina, determinar a seqüência de processos de conformação e recozimeto, demonstrar responsabilidade, verificar condições de funcionamento de máquinas, equipamentos e ferramentas, evidenciar capacidade criativa, lubrificar máquinas e equipamentos, comparar resultados dos processos de conformação de materiais com especificações técnicas, limpar materiais, controlar dimensões de materiais conformados, resfriar materiais, conferir o peso do material recebido, demonstrar senso de organização, demonstrar senso crítico, ajustar máquinas e equipamentos, controlar o tempo de recozimento, evidenciar senso de orientação para detalhes, trefilar materiais, limpar máquinas, equipamentos e ferramentas, solicitar manutenção corretiva de máquinas, equipamentos e ferramentas, rebaixar extremidades de materiais para trefilação, mostrar objetividade, avaliar propriedades físicas de materiais, inspecionar superfícies e formas de materiais, laminar materiais, avaliar características químicas de materiais, controlar temperaturas de fusão e recozimento, demonstrar capacidade de atenção concentrada, recolher resíduos.