CBO 7521-05 - Artesão modelador (vidros) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos sopradores, moldadores e modeladores de vidros e afins
O profissional no cargo de Artesão modelador (vidros) CBO 7521-05 modela objetos de vidro e cristal manualmente, coletando vidro com a cana de sopro e conferindo sua viscosidade, soprando, modelando e moldando o vidro para dar forma às peças artesanalmente, aplicando detalhes à peça, fazendo o acabamento, e realizando o recozimento das peças moldadas Planeja as atividades de sopro e moldagem conforme ordens de serviço.
Seleciona moldes, equipamentos e ferramentas de trabalho Controla a qualidade dos produtos e do processo de produção Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
CBO 7521-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de sopradores, moldadores e modeladores de vidros e afins que pertence ao grupo dos joalheiros, vidreiros, ceramistas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Artesão modelador (vidros), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Sopradores, moldadores e modeladores de vidros e afins CBO 7521-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7521-05
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Sopradores, moldadores e modeladores de vidros e afins.
- Joalheiros, vidreiros, ceramistas.
O que faz um Artesão modelador (vidros)
O Artesão modelador (vidros) CBO 7521-05 planeja as atividades de sopro e de moldagem de vidros e cristais, interpretando as ordens de serviço Seleciona moldes, equipamentos e ferramentas de trabalho e verifica suas condições de uso.
Requisita matérias-primas e a quantidade necessária de vidro fundido para as atividades previstas.
Analisa as informações decorrentes da troca de turnos e as mudanças de processos de produção Estabelece a sequência de atividades e distribui tarefas à equipe de trabalho.
Controla etapas do plano de produção, orientando a equipe para seu cumprimento Modela objetos de vidro e de cristal manualmente, coletando o vidro fundido com a cana de sopro, conferindo a viscosidade do vidro, e pré-conformando o vidro.
Dá forma à peça, artesanalmente, por sopro e com o auxílio de moldes e ferramentas.
Aplica detalhes à peça, inclusive com vidros coloridos Destaca a peça da cana de sopro.
Faz o acabamento.
Leva a peça para o forno de recozimento Controla a qualidade do produto acabado e do processo de produção, de acordo com as especificações contidas na ordem de produção Controla o peso e as dimensões das peças.
Identifica defeitos e não conformidades nos produtos Segrega os produtos não conformes, corrigindo as anomalias do processo de produção que estejam acarretando defeitos nos produtos Emite relatórios, com descrição de defeitos e informações sobre ocorrências do processo.
Registra dados do processo Conserva o local de trabalho limpo e organizado.
Mantém moldes, ferramentas e equipamentos limpos, organizados e acondicionados Comunica-se com setor de manutenção, descrevendo falhas em equipamentos e ferramentas e solicitando serviços de reparação Segrega cacos de vidro, destinando-os para a reciclagem no próprio processo de fabricação.
Monitora o descarte e a destinação de resíduos de acordo com normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual Avalia condições de segurança dos equipamentos e do local de trabalho, informando sobre condições de riscos.
Transporta matérias-primas e produtos de vidro e cristal de acordo com especificações de segurança.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7521-05 deve trabalhar com segurança, planejar atividades de sopro e moldes de vidros e cristais, controlar qualidade do produto e do processo de produção, demonstrar competências pessoais, modelar vidros manualmente.
Condições de trabalho dessas profissões
Sopradores, moldadores e modeladores de vidros e afins atuam na fabricação de vidros. São empregados com carteira assinada trabalham em equipe (células de produção), com supervisão permanente, exceto o transformador de tubos de vidro que trabalha com supervisão ocasional. Estão expostos a altas temperaturas. Executam suas atividades em ambiente fechado e com rodízio de turnos (diurno/noturno), exceto o artesão modelador (vidros), que trabalha apenas em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7521-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas- aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e cinco anos de experiência profissional, conforme a ocupação.
Atividades exercidas por um Artesão modelador (vidros) CBO 7521-05
Um Artesão modelador (vidros) (ou sinônimo) deve controlar cumprimento do plano de produção, demonstrar senso de disciplina, pré-conformar o vidro, requisitar matérias-primas, selecionar moldes, equipamentos e ferramentas de trabalho, transportar matérias-primas e produtos de vidro e cristal de acordo com especificações de segurança, solicitar ações corretivas de não-conformidade do produto ou processo, demonstrar criatividade, utilizar equipamentos de proteção individual - epi, distribuir tarefas a equipe de trabalho, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, segregar produtos não-conformes, analisar dimensões da peça, controlar peso do produto, controlar cumprimento dos índices de produtividade, avaliar condições de segurança dos equipamentos e local de trabalho, demonstrar dinamismo, comunicar sobre condições de riscos, interpretar ordens de serviços, interpretar normas e procedimentos de segurança interna, demonstrar iniciativa, autodesenvolver-se, demonstrar flexibilidade, conferir viscosidade do vidro, coletar vidro, corrigir anomalias no processo de produção, orientar equipe quanto ao cumprimento do plano de produção, analisar informações decorrentes da troca de turnos e mudanças de processos de produção, identificar não-conformidade no produto, demonstrar senso de responsabilidade, limpar local de trabalho, demonstrar destreza manual, posicionar cana no vidro incandescente, verificar condições de uso dos moldes, equipamentos, ferramentas e local de trabalho, produzir de acordo com normas de preservação ambiental, fabricar conforme especificação do produto e do processo de produção, dar forma a peça artesanalmente, sequenciar atividades de trabalho, aplicar detalhes a peça, destacar peça da cana, demonstrar acuidade visual, corrigir anomalias no produto.