CBO 7606-05 - Supervisor das artes gráficas (indústria editorial e gráfica) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores das artes gráficas
O profissional no cargo de Supervisor das artes gráficas (indústria editorial e gráfica) CBO 7606-05 supervisiona processos de produção gráfica, estabelecendo fluxo das atividades, definindo forma de utilização de máquinas e equipamentos, propondo soluções para problemas do processo produtivo, e analisando resultados alcançados Planeja processo de produção, verificando a melhor forma de aproveitamento dos recursos disponíveis.
Monitora padrões de qualidade do processo e dos produtos Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Pode instruir a equipe em relação às novas tecnologias adotadas pela empresa.
Elabora documentação técnica Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 7606-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores das artes gráficas que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor das artes gráficas (indústria editorial e gráfica), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores das artes gráficas CBO 7606-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7606-05
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Supervisores das artes gráficas.
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.
O que faz um Supervisor das artes gráficas (indústria editorial e gráfica)
O Supervisor das artes gráficas (indústria editorial e gráfica) CBO 7606-05 planeja o processo de produção gráfica, analisando os recursos disponíveis para atendimento aos pedidos recebidos Verifica o estoque de materiais – tais como papel, tintas, entre outros, dimensiona a equipe de trabalho para atender à demanda, identifica capacidade de máquinas e equipamentos, e analisa custo previsto da produção gráfica, para negociar metas de produção.
Aprova a liberação da produção gráfica.
Supervisiona e controla os processos de produção gráfica, estabelecendo o fluxo das atividades, definindo a forma de utilização das máquinas e equipamentos, acompanhando cronograma de execução, e controlando a logística da saída da produção gráfica Identifica e elimina desperdícios de insumos e de tempo, para obter melhor aproveitamento dos recursos.
Pode alimentar bancos de dados para o controle das atividades de produção Propõe soluções para problemas do processo produtivo, efetuando pesquisas na Internet, realizando visitas técnicas a empresas, e fazendo consultas a fornecedores, para a coleta de informações.
Avalia tendências e analisa a incorporação de novos equipamentos - verificando sua segurança e estimando custo de implantação e operação - e a adequação de novos materiais, para aumentar a capacidade de produção.
Analisa os resultados do processo produtivo, avaliando índice de retrabalho, verificando o cumprimento de prazos e conferindo o atendimento às metas de produção Analisa custo dos produtos.
Monitora o padrão de qualidade da produção gráfica, coordenando testes para análise de insumos e produtos.
Avalia satisfação de clientes Administra pessoal, participando da seleção de profissionais das artes gráficas para admissão, distribuindo atribuições, controlando horas trabalhadas, e programando folga e férias da equipe Supervisiona o trabalho da equipe, apresentando as metas a serem cumpridas e orientando a execução das atividades.
Avalia desempenho, identificando necessidades de treinamento Promove programas de treinamento, para melhoria na realização das atividades da produção Pode instruir a equipe na atualização dos conhecimentos em relação às novas tecnologias adotadas pela empresa, tais como a adoção de processos híbridos de impressão - como a impressão ofsete associada à impressão digital, a execução do processo CTP-Computador para chapa (Computer to plate), de transferência da informação digital de arquivos de textos e imagens para chapas, e a utilização de sistemas automatizados para a impressão e pós-impressão, entre outras.
Elabora documentos, redigindo relatórios técnicos, fazendo registros de ocorrências – tais como falhas de equipamentos e acidentes de trabalho - e preparando pareceres técnicos Emite comunicações internas e requisições de matérias-primas.
Prepara e emite ordens de serviço Orienta equipe para conservar ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Providencia a manutenção preventiva e a manutenção corretiva de máquinas e equipamentos.
Monitora a limpeza, a higiene e a organização do ambiente de trabalho Faz busca de tecnologias menos agressivas ao ambiente, avaliando tendências e analisando as opções disponíveis no mercado, para atender à legislação ambiental Monitora o cumprimento das normas de segurança, inspecionando a utilização de equipamentos de proteção individual.
Identifica condições de risco no trabalho e atua para eliminá-las.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7606-05 deve administrar o processo de produção gráfica, elaborar documentos, identificar capacidade das máquinas e equipamentos, demonstrar competências pessoais, supervisionar equipe de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores das artes gráficas o trabalho é exercido, em grande parte, em gráficas particulares ou em grandes empresas de comunicação. O profissional é assalariado com c arteira assinada e atua supervisionando uma equipe de trabalhadores, sob supervisão ocasional. O trabalho é presencial, em sistema de rodízio de turnos e em ambiente fechado. Os trabalhadores estão sujeitos a ruído intenso e permanência em posições desconfortáveis por longo período.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7606-05
Essa ocupação é exercida por trabalhadores com formação profissional de nível técnico, na área gráfica. O exercício pleno da atividade ocorre após, no mínimo, cinco anos de experiência profissional no ramo.
Atividades exercidas por um Supervisor das artes gráficas (indústria editorial e gráfica) CBO 7606-05
Um Supervisor das artes gráficas (indústria editorial e gráfica) (ou sinônimo) deve emitir requisição de matéria-prima - papel, tinta, insumos etc., avaliar satisfação de clientes, controlar a manutenção de máquinas e equipamentos, controlar o desperdício de matéria-prima - papel, tinta, insumos etc., coordenar testes para análise de matéria-prima - papel, tinta, insumos, monitorar o padrão de qualidade da produção gráfica, programar a utilização das máquinas e equipamentos, propor soluções para problemas do processo produtivo, controlar a logística da entrada e saída da produção gráfica, demonstrar auto-organização, acompanhar cronograma da produção gráfica, emitir pareceres técnicos, identificar capacidade das máquinas e equipamentos, demonstrar autodesenvolvimento, emitir ordens de serviço, avaliar desempenho profissional, definir incentivos a produtividade da equipe de trabalho, analisar viabilidade de execução da produção gráfica, avaliar índice de retrabalho, demonstrar espírito de liderança, redigir relatórios técnicos, dimensionar equipe de trabalho e produção, demonstrar flexibilidade, selecionar profissionais das artes gráficas para admissão, programar o fluxo das tarefas, identificar necessidades de treinamento, demonstrar controle emocional, verificar o estoque de matéria-prima e material de consumo - papel, tinta , filmes etc., preparar ordem de serviço, registrar ocorrências - falhas de equipamentos, acidentes de trabalho etc., distinguir cores, treinar equipe de trabalho, negociar metas de produção, analisar custo da produção gráfica, manter o cumprimento das normas de segurança, ambiental e administrativas, orientar equipes de trabalho, demonstrar raciocínio analógico, distribuir atribuições, comunicar-se com eficiência, analisar os resultados do processo produtivo, aprovar a liberação da produção gráfica, emitir comunicações internas, relacionar-se com superiores e subordinados.