CBO 7611-10 - Lavador de lã - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores da classificação de fibras têxteis e lavagem de lã
O profissional no cargo de Lavador de lã CBO 7611-10 realiza processo de lavagem de lã em seu estado natural - a fim de prepará-la para o processamento industrial têxtil -, misturando água e produtos químicos e homogeneizando a solução, abastecendo máquina com a solução preparada e com a lã, controlando processo de lavagem, monitorando processo de secagem da lã em secador, coletando amostras de lã para teste da umidade e do teor graxo, e controlando o fluxo de produção de lã lavada Planeja as atividades, interpretando ordem de serviço.
Realiza manutenção básica de máquina de lavagem e equipamentos auxiliares Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 7611-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da classificação de fibras têxteis e lavagem de lã que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Lavador de lã, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da classificação de fibras têxteis e lavagem de lã CBO 7611-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7611-10
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores da classificação de fibras têxteis e lavagem de lã.
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.
O que faz um Lavador de lã
O Lavador de lã CBO 7611-10 planeja atividades de lavagem de lã, a fim de prepará-la para o processamento industrial têxtil Interpreta ordem de serviço e programação de produção.
Verifica a disponibilidade de produtos químicos para realização das atividades.
Prepara a solução para lavagem da lã, empregando as técnicas apropriadas de manipulação de produtos químicos Mistura água, detergentes e outros produtos químicos, de acordo com as quantidades especificadas na ordem de serviço.
Homogeneíza a solução Prepara máquina para lavagem da lã, regulando-a.
Coloca, na máquina, a solução preparada para lavagem.
Controla o processo de lavagem, monitorando a entrada da lã na máquina, acionando os dispositivos de comando da máquina, e conferindo a extração de gordura da lã Monitora processo de secagem da lã, controlando temperatura no secador.
Coleta amostras de lã, ao finalizar o processo de secagem.
Requisita teste da umidade e do teor graxo das amostras coletadas de lã Analisa o resultado dos testes para controlar o grau de umidade e o teor graxo Confere o fluxo de produção de lã lavada, comparando-o com a programação preestabelecida.
Limpa a máquina e os equipamentos auxiliares, a fim de prepará-los para nova operação de lavagem Conserva o ambiente de trabalho limpo e organizado, acondicionando os produtos químicos Realiza a manutenção básica de máquinas e equipamentos, lubrificando-os, executando ajustes e fazendo pequenos reparos.
Identifica falhas e defeitos durante o funcionamento de máquinas e equipamentos, requisitando serviços de manutenção corretiva Acompanha a realização do serviço de manutenção e, ao seu término, testa o funcionamento de máquinas e equipamentos.
Descarta resíduos sólidos e efluentes do processo de lavagem, seguindo os procedimentos estabelecidos pela empresa para cumprimento de normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual Avalia condições de riscos no local de trabalho e realiza ações para prevenir acidentes.
Segue procedimentos de segurança na manipulação de produtos químicos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7611-10 deve controlar processo de lavagem de lã, realizar manutenção de rotina em máquinas e equipamentos do processo de lavagem de lã, demonstrar competências pessoais, controlar processo de secagem da lã, preparar máquinas para lavagem de lã.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores da classificação de fibras têxteis e lavagem de lã atuam nos segmentos da fabricação de produtos têxteis e e serviços relacionados com essas atividades. São empregados com carteira assinada e trabalham de forma individual ou em equipe, sob supervisão ocasional. Os lavadores de lã trabalham em locais fechados, no período noturno, os classificadores de fibras têxteis, no horário diurno. Estes, normalmente trabalham em pé, oito horas por dia, em posições desconfortáveis. Geralmente ficam expostos a materiais tóxicos, ruídos, umidade, poeira e contaminação existente nas máquinas de lavar lã.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7611-10
O exercício profissional requer ensino médio e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. Para os lavadores de lã exige-se a sétima série do ensino fundamental. O pleno desempenho dessas ocupações ocorre entre um e dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Lavador de lã CBO 7611-10
Um Lavador de lã (ou sinônimo) deve trabalhar com segurança, analisar resultado do teste de umidade e teor graxo da lã, manter-se atualizado, controlar teor graxo na lã, controlar extração de gordura da lã, demonstrar poder de concentração, adicionar produtos químicos na água, demonstrar senso de organização, demonstrar habilidades manuais, demonstrar agilidade, trabalhar em equipe, acompanhar manutenção de máquinas e equipamentos, realizar pequenos reparos, encher barcas com água, demonstrar senso de disciplina, controlar quantidade de produtos químicos na água, interpretar programa de produção, demonstrar flexibilidade, controlar temperatura no secador, controlar fluxo de produção de lã lavada, monitorar operação das máquinas e equipamentos, lubrificar máquinas e equipamentos, regular máquinas e equipamentos, comunicar-se de forma clara e objetiva, demonstrar capacidade de observação de detalhes, coletar amostras de lã na saída do secador, controlar descargas de lã nos reservatórios, controlar temperatura da água, ajustar máquinas e equipamentos, controlar entrada de lã na máquina, solicitar teste de umidade e do teor graxo da lã, identificar defeitos, homogeneizar mistura de produtos químicos com água, demonstrar capacidade de memorização, limpar máquinas, solicitar manutenção de máquinas e equipamentos.