CBO 7612-35 - Operador de laminadeira e reunideira - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores da fiação
O profissional no cargo de Operador de laminadeira e reunideira CBO 7612-35 realiza a reunião de fitas e a produção de mantas uniformes e com as fibras paralelizadas, regulando os parâmetros de funcionamento das máquinas de acordo com a programação de produção e as características do material em processo, alimentando as máquinas, operando as máquinas reunideira e laminadeira, automáticas ou semiautomáticas, e monitorando a padronização da velocidade e a estiragem das fitas e das mantas Inspeciona os defeitos em fibras, fitas e mantas.
Retira as amostras solicitadas pelo controle de qualidade Participa na realização de manutenção produtiva na máquina Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 7612-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores da fiação que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de laminadeira e reunideira, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores da fiação CBO 7612-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7612-35
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Operadores da fiação.
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.
O que faz um Operador de laminadeira e reunideira
O Operador de laminadeira e reunideira CBO 7612-35 prepara a máquina reunideira – para reunir as fitas saídas da carda, dobrá-las e torná-las mais regulares, produzindo mantas – e a máquina laminadeira – para juntar as mantas saídas da reunideira de fitas, produzindo uma manta mais uniforme e com as fibras mais paralelizadas -, no processo de fiação de algodão penteado ou de outras fibras naturais Assegura a limpeza da máquina e confere as quantidades de materiais para alimentação das máquinas.
Seleciona utensílios e ferramentas de trabalho.
Ajusta os parâmetros de operação das máquinas, de acordo com a programação de produção e com as características das fibras em processo Faz a programação da máquina por meio do painel de controle, no caso da máquina automática.
Alimenta a máquina Opera a máquina reunideira e a máquina laminadeira, automáticas ou semiautomáticas, reajustando os parâmetros de operação quando necessário.
Monitora e mantém a padronização da velocidade e a estiragem das fitas e das mantas, nas máquinas.
Inspeciona defeitos em fibras, fitas e mantas, assegurando o paralelismo das fibras, desfazendo emaranhados e removendo eventuais impurezas e sujidades Descarrega a máquina, encaminhando os rolos de fitas e mantas para as operações seguintes do processo de fiação.
Faz a limpeza da máquina.
Assegura a qualidade do produto durante a operação, identificando defeitos e retirando amostras solicitadas pelo controle de qualidade Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e utensílios limpos, organizados e acondicionados.
Realiza manutenção produtiva nas máquinas, limpando, aspirando e soprando resíduos de fibras Identifica defeitos no funcionamento das máquinas, acompanhando a manutenção realizada por terceiros Comunica-se com superiores e colegas, fornecendo informações sobre os processos realizados.
Mantém o menor índice de desperdício possível, atuando de acordo com as normas operacionais Descarta os resíduos gerados nos processos, seguindo os procedimentos adotados na empresa.
Zela pelas condições de segurança, cumprindo normas internas, identificando condições inseguras de trabalho, prevenindo acidentes e fazendo uso correto de equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7612-35 deve trabalhar com segurança, comunicar-se, patrulhar o funcionamento das máquinas, preparar máquinas para produção, operar máquina de fiação, demonstrar competências pessoais, assegurar a qualidade do produto durante a operação, preparar local de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores da fiação trabalham na condição de assalariados, com carteira assinada na produção de fios para tecelagem. Operam instalações sob supervisão permanente em trabalho diurno ou noturno. Estão expostos à poeira e sujeitos à inspiração de resíduos de fiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7612-35
O exercício pleno das atividades nessas ocupações requer ensino fundamental completo, qualificação no próprio emprego e um ano de prática.
Atividades exercidas por um Operador de laminadeira e reunideira CBO 7612-35
Um Operador de laminadeira e reunideira (ou sinônimo) deve comunicar mudanças de processo, demonstrar iniciativa, demonstrar acuidade visual, verificar padronização da velocidade e estiragem das máquinas, seguir as normas de qualidade, demonstrar segurança, sugerir melhorias de operação das máquinas, produzir com menor índice de desperdício de acordo com as normas operacionais, registrar períodos - tempo e motivo de parada das máquinas, participar dos eventos sobre segurança no trabalho, comunicar condições inseguras de trabalho, preservar área de segurança, limpar máquinas, verificar estoque para alimentação da máquina, arriar a máquina, alimentar a máquina com fibras têxteis de acordo com a programação, identificar defeitos nos produtos em processos e acabados, interpretar lampadas sinalizadoras das máquinas - cores e sinais, identificar defeitos no funcionamento das máquinas, comunicar-se de forma clara e objetiva, demonstrar agilidade manual, utilizar ferramentas manuais, comprometer-se com os objetivos da empresa, organizar material de trabalho, identificar condições inseguras de trabalho, utilizar equipamentos de proteção individual, corrigir falhas de operação, retirar embuchamentos e enrolamentos das máquinas, conferir dados técnicos de acordo com o produto em processo, demonstrar asseio e higiene pessoal, conferir material de trabalho, limpar o local de trabalho, verificar estoques de utensílios e embalagens, adequar-se as mudanças operacionais e administrativas, demonstrar responsabilidade, posicionar marcador de produção de acordo com o turno, trabalhar em equipe, comunicar defeitos no funcionamento das máquinas, comunicar irregularidades nos dispositivos de segurança dos equipamentos, cumprir as normas internas de segurança, preparar a máquina para arriada.