CBO 7613-51 - Operador de espuladeira - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de tear e máquinas similares
O profissional no cargo de Operador de espuladeira CBO 7613-51 opera máquina espuladeira, acionando seus comandos e controlando seu funcionamento, para embobinar fios têxteis - sintéticos e naturais - em espulas ou carretéis, usados em teares ou trançadeiras nos processos de tecelagem, malharia ou fiação Presta informações técnicas e relata ocorrências, para garantir o fluxo do processo produtivo.
Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 7613-51 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de tear e máquinas similares que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de espuladeira, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de tear e máquinas similares CBO 7613-51 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7613-51
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Operadores de tear e máquinas similares.
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.
O que faz um Operador de espuladeira
O Operador de espuladeira CBO 7613-51 prepara e organiza o trabalho, interpretando ordens de produção Verifica a disponibilidade dos materiais para realização das atividades previstas.
Seleciona ferramental e instrumentos de trabalho.
Identifica títulos (fios) de acordo com o código de cores adotado Reconhece e diferencia os elementos da espuladeira, identificando as formas de inserção e os passamentos dos fios, conhecendo o modo de instalação das bobinas, e distinguindo as espulas e os carretéis a serem embobinados.
Abastece a máquina, munindo-a com as bobinas de fios Apronta a máquina para funcionamento, adaptando as bobinas aos fusos, passando os fios pelas guias, e enrolando as extremidades dos fios em pequenos canudos (canelas), para fixá-las.
Opera a máquina espuladeira, acionando os comandos para embobinar fios têxteis - sintéticos e naturais - em espulas ou carretéis.
Monitora o funcionamento da espuladeira, inspecionando-a, substituindo bobinas, trocando as espulas ou os carretéis com quantidade determinada de fios, e emendando fios partidos, para assegurar a continuidade do trabalho Controla a qualidade da produção, corrigindo problemas de operação das máquinas, identificando e separando espulas e carretéis com defeitos, e fazendo a limpeza da máquina, a fim de remover sujeiras que possam incorporar-se aos fios.
Presta informações técnicas - oralmente e por escrito -, principalmente nas trocas de turno, registrando os motivos de parada da máquina e demais ocorrências do processo.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém as ferramentas e os instrumentos de trabalho limpos, acondicionados e em plena condição de uso e funcionamento Comunica, ao setor de manutenção, as irregularidades mecânicas, elétricas e eletrônicas constatadas durante o funcionamento da máquina, solicitando reparos.
Seleciona resíduos para reaproveitamento e faz o descarte dos demais, seguindo os procedimentos estabelecidos para o atendimento às normas ambientais Controla o estoque de fios e demais materiais, solicitando a aquisição para reposição Trabalha com segurança, identificando e informando condições inseguras no ambiente de trabalho, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7613-51 deve fabricar tecidos planos e de malha, garantir a qualidade da produção, patrulhar - monitorar máquinas, trabalhar com segurança, prestar informações técnicas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de tear e máquinas similares atuam na fabricação de produtos têxteis e de confecção de artigos do vestuário e acessórios. São empregados com carteira assinada, organizam-se em células de produção, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em rodízio de turnos (diurno/noturno). Podem permanecer expostos a ruído intenso, altas temperaturas e poeira.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7613-51
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre com menos de um ano de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Operador de espuladeira CBO 7613-51
Um Operador de espuladeira (ou sinônimo) deve identificar defeitos de funcionamento das máquinas, organizar ferramentas de trabalho, demonstrar atenção concentrada, identificar defeitos no tecido, manifestar responsabilidade, evidenciar resistência a monotonia, limpar local de trabalho, comunicar troca de artigos, registrar motivo da parada da máquina, retirar embuchamento - embolamento e enrolamento de fios nas máquinas, discriminar cores, comunicar, ao setor de manutenção, sobre irregularidades mecânicas, elétricas e eletrônicas, identificar condições inseguras da máquina, trabalhar em equipe, cumprir as normas internas de segurança, demonstrar introversão, passar fios de trama - automáticos, pré-alimentadores, tensora, guia-fios, alimentadores, comunicar término do rolo de urdume, para efetivação da troca e emenda, efetuar limpeza da máquina, dar provas de destreza manual, corrigir defeitos de operação das máquinas, operar painés de comando da máquina, agir com iniciativa, discriminar ruídos, informar condições inseguras de trabalho, identificar títulos - fios de acordo com o código de cores, organizar local de trabalho, verificar superaquecimento da máquina, evidenciar flexibilidade, identificar espulas, cones defeituosos, prestar informações, na troca de turno, utilizar os equipamento de proteção individual - epi, identificar parada das máquinas, por meio de lâmpadas sinalizadoras, emendar fios.