CBO 7613-57 - Operador de urdideira - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de tear e máquinas similares

O profissional no cargo de Operador de urdideira CBO 7613-57 opera máquina urdideira, abastecendo-a, manejando seus dispositivos de comando, executando ajustes de tensão de fios e emendando fios partidos, para realizar a transferência dos fios - que formarão o urdume do tecido - de seus suportes iniciais para o rolo ou a bobina de tear Verifica o cálculo de número de fios a ser urdido e qual das duas técnicas de processamento - urdimento seccional e urdimento contínuo ou direto – foi selecionada.

Presta informações técnicas e relata ocorrências, para garantir o fluxo do processo produtivo Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental

CBO 7613-57 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de tear e máquinas similares que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de urdideira, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de tear e máquinas similares CBO 7613-57 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7613-57

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de tear e máquinas similares.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Operador de urdideira

O Operador de urdideira CBO 7613-57 prepara e organiza o trabalho, interpretando ordens de produção Verifica o número de fios a ser urdido, calculado a partir de dados do artigo têxtil a ser produzido, tais como largura do tecido, número de fios por centímetro, entre outros.

Examina qual das duas técnicas de processamento - urdimento seccional e urdimento contínuo ou direto – foi selecionada para chegar ao produto (rolo ou bobina de urdume).

Confere a disponibilidade dos fios e dos demais materiais na quantidade necessária para realização das atividades previstas Seleciona ferramental e instrumentos de trabalho.

Apronta a máquina urdideira para funcionamento, unindo as extremidades dos fios e atando-as por meio de nós especiais Passa os fios através dos pentes da máquina, ordenando-os segundo a largura e a forma do desenho a tecer, para transferi-los a rolos (ou bobinas) de urdume.

Coloca a máquina urdideira em funcionamento, manejando seus dispositivos de comando.

Controla o funcionamento da máquina, verificando o paralelismo dos fios, realizando ajustes de tensão dos fios que estão sendo enrolados e monitorando o andamento da operação, para assegurar enchimento uniforme Emenda os fios partidos, atando-os com nós especiais e repondo-os nas posições originais, para possibilitar a continuidade do trabalho.

Observa o volume de rolos ou bobinas, recorrendo às indicações dos aparelhos de marcação, para parar a máquina quando for alcançado o limite definido.

Corta os fios de rolos ou bobinas que alcançaram o limite, utilizando tesoura ou outro instrumento de corte Substitui rolos ou bobinas por outros, vazios Presta informações técnicas - oralmente e por escrito -, principalmente nas trocas de turno, registrando os motivos de parada da máquina e demais ocorrências do processo.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém as ferramentas e os instrumentos de trabalho limpos, acondicionados e em plena condição de uso e funcionamento Comunica, ao setor de manutenção, as irregularidades mecânicas, elétricas e eletrônicas constatadas durante o funcionamento da máquina, solicitando reparos.

Seleciona resíduos para reaproveitamento e faz o descarte dos demais, seguindo os procedimentos estabelecidos para o atendimento às normas ambientais Controla o estoque de fios e demais materiais, solicitando a reposição, quando necessário.

Trabalha com segurança, identificando e informando condições inseguras no ambiente de trabalho, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7613-57 deve prestar informações técnicas, fabricar tecidos planos e de malha, patrulhar - monitorar máquinas, garantir a qualidade da produção, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de tear e máquinas similares atuam na fabricação de produtos têxteis e de confecção de artigos do vestuário e acessórios. São empregados com carteira assinada, organizam-se em células de produção, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em rodízio de turnos (diurno/noturno). Podem permanecer expostos a ruído intenso, altas temperaturas e poeira.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7613-57

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre com menos de um ano de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Operador de urdideira CBO 7613-57

Um Operador de urdideira (ou sinônimo) deve discriminar ruídos, prestar informações, na troca de turno, organizar local de trabalho, operar painés de comando da máquina, registrar motivo da parada da máquina, manifestar responsabilidade, evidenciar resistência a monotonia, verificar superaquecimento da máquina, identificar condições inseguras da máquina, agir com iniciativa, trabalhar em equipe, comunicar troca de artigos, limpar local de trabalho, corrigir defeitos de operação das máquinas, utilizar os equipamento de proteção individual - epi, comunicar término do rolo de urdume, para efetivação da troca e emenda, efetuar limpeza da máquina, informar condições inseguras de trabalho, demonstrar introversão, emendar fios, discriminar cores, cumprir as normas internas de segurança, comunicar, ao setor de manutenção, sobre irregularidades mecânicas, elétricas e eletrônicas, dar provas de destreza manual, evidenciar flexibilidade, organizar ferramentas de trabalho, demonstrar atenção concentrada.

Cargos e salários CBO 7613-57 - Operadores de tear e máquinas similares

Salário Operador de Urdideira

Operador de Urdideira: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Urdideira CBO 7613-57 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.916 e 3.051 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.306 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7613-57.
Salário Operador de Urdideira

Operador de Urdideira: São Paulo

O profissional no cargo de Operador de Urdideira CBO 7613-57 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.105 e 3.312 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 623 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7613-57.