CBO 7614-15 - Operador de calandras (tecidos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de acabamento, tingimento e estamparia das indústrias têxteis
O profissional no cargo de Operador de calandras (tecidos) CBO 7614-15 opera calandra de tecidos, acionando os dispositivos de comando, ajustando os parâmetros de temperatura, compressão e tração do tecido, monitorando o funcionamento da máquina, e inspecionando o tecido processado, para realizar operações de acabamento ou estamparia de tecidos Pode operar calandras automáticas, fazendo a programação do painel de comando IHM-Interface Homem-Máquina integrado ao CLP-Controlador Lógico Programável.
Presta informações técnicas, registrando ocorrências do processo Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7614-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de acabamento, tingimento e estamparia das indústrias têxteis que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de calandras (tecidos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de acabamento, tingimento e estamparia das indústrias têxteis CBO 7614-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7614-15
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de acabamento, tingimento e estamparia das indústrias têxteis.
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.
O que faz um Operador de calandras (tecidos)
O Operador de calandras (tecidos) CBO 7614-15 prepara-se para o trabalho, interpretando ordens de serviço, requisitando os materiais necessários e selecionando as ferramentas e os instrumentos para o ajuste da calandra Prepara e regula a calandra, ajustando a pressão, a velocidade dos cilindros, a temperatura de operação e a tensão do tecido.
No caso de calandras automáticas, faz a programação do painel de comando IHM-Interface Homem-Máquina integrado ao CLP-Controlador Lógico Programável.
Abastece a calandra com tecido e papel de “transfer” ou papel sublimático - contendo a estampa a ser produzida -, dependendo do processo de estamparia a ser realizado Opera diferentes tipos de calandra de tecidos, acionando os comandos da máquina, a fim de realizar operações de acabamento - conferindo brilho e maciez ao tecido - ou estamparia por processos de termotransferência, sublimação ou dublagem de tecidos.
Monitora o funcionamento da calandra, verificando os controles elétricos e eletrônicos, controlando os parâmetros da máquina, observando a pressão e a velocidade dos cilindros, e inspecionando a temperatura de operação e a tensão do tecido Faz a parada da máquina em caso de identificação de defeitos mecânicos, elétricos e eletrônicos.
Examina o tecido, percorrendo visualmente sua superfície, para identificar defeitos como sujeiras, impurezas, manchas, furos ou dobras.
Faz as correções necessárias para garantir a qualidade do produto Limpa a máquina após a operação de calandragem.
Descarta os resíduos de acordo com os procedimentos ambientais adotados.
Presta informações técnicas - oralmente e por escrito -, principalmente nas trocas de turno, registrando ocorrências do processo Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém as ferramentas e os instrumentos limpos, acondicionados e em plena condição de uso e funcionamento.
Comunica ao setor de manutenção as anomalias mecânicas, elétricas e eletrônicas observadas nas máquinas e nos equipamentos Zela pelas condições de segurança, cumprindo normas internas, identificando e informando condições inseguras de trabalho e utilizando equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7614-15 deve realizar acabamento de fibras soltas, fios, tecidos e peças confeccionadas, demonstrar competências pessoais, monitorar máquinas de acabamento, tingimento e estamparia de tecidos, organizar Área de trabalho para acabamento, tingimento e estamparia de tecidos, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de acabamento, tingimento e estamparia das indústrias têxteis atuam na fabricação de produtos têxteis como empregados assalariados, com carteira assinada. Trabalham em locais fechados, em turnos fixos ou em rodízio de turnos, em equipe e sob supervisão permanente. Os estampadores de tecidos trabalham também nas indústrias de reprodução de gravações e estão organizados de forma individual. Estes estão sujeitos a trabalhar em posições desconfortáveis por longos períodos e à exposição de materiais tóxicos e ruído intenso das máquinas de estamparia.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7614-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental completo. A qualificação profissional ocorre com a prática no próprio local de trabalho. O pleno desempenho das atividades é alcançado em até um ano de experiência profissional. Para os estampadores de tecidos esse tempo pode variar entre um e dois anos.
Atividades exercidas por um Operador de calandras (tecidos) CBO 7614-15
Um Operador de calandras (tecidos) (ou sinônimo) deve identificar resíduos agressivos ao meio ambiente, evidenciar senso de disciplina, manter auto-estima, interpretar ordens de serviços, utilizar equipamentos de proteção individual, elaborar requisição de materiais para beneficiamento de fibras soltas, fios, tecidos e peças confeccionadas, selecionar resíduos para reciclagem, manter atenção concentrada, demonstrar iniciativa, adaptar-se, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, manter atenção difusa, demonstrar objetividade, preparar banhos de beneficiamento para fibras soltas, fios, tecidos e peças confeccionadas, identificar fios, tecidos e produtos químicos, monitorar ph, temperatura, hidrofilidade e umidade do tecido, discriminar cores, calandrar tecidos de malhas - largura e alinhamento horizontal, dar provas de acuidade visual, monitorar tensão do tecido, limpar local de trabalho, abastecer máquinas com produtos químicos, fibras soltas, fios, tecidos e peças confeccionadas, discriminar imagens, identificar condições inseguras, monitorar a velocidade da máquina, monitorar o controle elétrico e eletrônico, selecionar ferramentas e instrumentos para ajuste de máquinas, evidenciar força física, monitorar temparatura do banho e secagem, fixar pigmentos - polimerizar tecidos estampados, identificar defeitos mecânicos, elétricos e hidráulicos.