CBO 7663-25 - Preparador de matrizes de corte e vinco - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores do acabamento gráfico
O profissional no cargo de Preparador de matrizes de corte e vinco CBO 7663-25 prepara matrizes de corte e vinco para utilização no processo de acabamento gráfico Planeja as atividades, de acordo com desenhos, especificações e ordem de serviço ou de produção.
Aplica técnicas, métodos e procedimentos na preparação de matrizes de alto ou baixo relevos, para acabamento em diversos tipos de suportes Utiliza máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos, matéria-prima e produtos auxiliares Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 7663-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores do acabamento gráfico que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Preparador de matrizes de corte e vinco, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores do acabamento gráfico CBO 7663-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7663-25
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores do acabamento gráfico.
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.
O que faz um Preparador de matrizes de corte e vinco
O Preparador de matrizes de corte e vinco CBO 7663-25 planeja as atividades, analisando o desenho do produto, com base na ordem de serviço ou de produção e no tipo de original, para definir a organização e a sequência das facas que comporão a matriz Providencia o material necessário - incluindo a seleção e a fixação de facas padrões e a produção de facas de perfis diferenciados, sob encomenda -, para execução dos trabalhos.
Prepara matrizes de corte e vinco, utilizando máquinas, ferramentas e instrumentos apropriados, definindo o tipo físico de matriz – chapa, cilindro, forma, borracha, rama ou cliclê -, cortando lâminas ou selecionando facas padrões pré-existentes, para montar a matriz, de acordo com o gabarito de corte.
Monta a matriz de corte e vinco sobre base de madeira, metal, borracha, polímero ou silicone Define seus elementos principais - marcas de impressão, marcas de dobra, marcas de registro e barra de controle (tira de cor) -, com vistas à qualidade da impressão, no que se refere à posição do corte e da dobra, à quantidade, densidade e posição da tinta, à intensidade da umidade, ao alinhamento das chapas, entre outros.
Define as margens de impressão, tendo em vista o aproveitamento de material Tira prova para comparar o material cortado e vincado com o original da ordem de serviço.
Pode operar sistemas digitais para desenhos com perfis complexos e posterior execução em máquinas de corte a laser de acabamento gráfico.
Registra ocorrências para controle do processo de acabamento - tais como troca de material, tiragem, tempo e desempenho - e controla fluxo de entrada e saída dos produtos Controla a qualidade técnica dos produtos - matrizes de corte e vinco montadas -, avaliando visualmente o resultado das provas de faca, verificando especificações e parâmetros operacionais das matrizes, suas medidas, dureza e profundidade dos relevos, e corrigindo falhas de acabamento.
Corrige falhas do processo de preparação e montagem.
Realiza a manutenção produtiva das máquinas e dos equipamentos, por meio de limpeza, lubrificação e detecção de problemas de funcionamento, substituição de acessórios, e monitoramento das solicitações de reparos e suas execuções Consulta manuais das máquinas e dos equipamentos, tanto para a correta operação dos recursos, como para orientação das iniciativas de manutenção preventiva Organiza o local de trabalho, realizando limpeza e conservação dos recursos materiais empregados no processo de preparação de matrizes gráficas de corte e vinco.
Mantém os materiais, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Controla desperdícios de material, separando, identificando e classificando resíduos – sólidos e líquidos - e providenciando sua segregação e destinação Realiza as atividades de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7663-25 deve controlar qualidade dos produtos, trabalhar com segurança, preparar matrizes de corte e vinco, planejar o serviço de acabamento gráfico e editorial, operar máquinas e equípamentos de acabamento gráfico e editorial, realizar manutenção de máquinas e equipamentos, demonstrar competências pessoais, ajustar máquinas e ou equipamentos de acabamento gráfico e editorial.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores do acabamento gráfico atuam em indústrias gráficas ou em setores de embalagens e gráficas de empresas industriais, comerciais ou de serviços, inclusive ensino. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente. Trabalham em ambiente fechado, geralmente durante o dia, expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7663-25
O acesso às ocupações requer escolaridade mínima, que varia da quarta à sétima série do ensino fundamental. O operador de guilhotina e o preparador de corte e vinco são qualificados em cursos básicos profissionalizantes de duzentas horas-aula. As demais ocupações são aprendidas na prática. O desempenho pleno das atividades é alcançado com menos de um ano de prática.
Atividades exercidas por um Preparador de matrizes de corte e vinco CBO 7663-25
Um Preparador de matrizes de corte e vinco (ou sinônimo) deve analisar visualmente o produto, controlar fluxo de entrada e saída dos produtos, detectar problemas de funcionamento, demonstrar habilidade motora, providenciar material para execução da etapa de acabamento, lubrificar as máquinas e equipamentos, exigir os dispositivos de segurança das máquinas e equipamentos, vincar material, registrar ocorrências - troca de material, tiragem, desempenho, etc. do processo de produção, destacar material, demonstrar senso de organização e zelo, cortar material, definir máquinas e equipamentos de acabamento gráfico e editorial, demonstrar meticulosidade, testar os dispositivos de segurança das máquinas e equipamentos, respeitar area de segurança, analisar o produto com base na ordem de serviço e tipo do original, serrilhar material, selecionar aparas e sobras para reciclagem, definir etapas de acabamento, informar a supervisão dos defeitos dos dispositivos de segurança das máquinas e equipamentos, demonstrar sociablidade, verificar medidas e legendas do produto, tirar prova de faca para comparar com original, sinalizar a área com indicativos de periculosidade e ou equipamento, limpar máquinas e equipamentos, consultar manuais de máquinas e equipamentos, projetar-se utilizando o equipamento de proteção individual, demonstrar criatividade, coletar amostras para análise de qualidade, demonstrar acuidade métrica, cortar laminas para montar matriz, realizar prova - teste do produto, emborrachar matriz, montar matriz de corte, manter os dispositivos de segurança das máquinas e equipamentos, substituir acessórios - correias, facas, etc, demonstrar acuidade visual, alimentar a máquina e equipamentos, demonstrar dinamismo, monitorar o reparo das máquinas e equipamentos, corrigir falhas de acabamento.