CBO 7686-30 - Confeccionador de carimbos de borracha - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores tipográficos linotipistas e afins
O profissional no cargo de Confeccionador de carimbos de borracha CBO 7686-30 confecciona carimbo, produzindo molde em gesso, vulcanizando borracha no molde, retirando o material vulcanizado do molde, esculpindo texto na placa de borracha, manualmente, ou imprimindo o texto com a utilização de “software” e máquina a “laser”, recortando e fixando a placa de borracha no suporte de madeira ou de outro material Pode produzir o carimbo por meio digital, utilizando “software”, impressoras para a preparação de fotolito, resinas fotossensíveis e máquinas para a polimerização por meio de radiação eletromagnética.
Elabora projeto para a produção do carimbo, submetendo-o à aprovação do cliente Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 7686-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores tipográficos linotipistas e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Confeccionador de carimbos de borracha, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores tipográficos linotipistas e afins CBO 7686-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7686-30
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores tipográficos linotipistas e afins.
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.
O que faz um Confeccionador de carimbos de borracha
O Confeccionador de carimbos de borracha CBO 7686-30 elabora o projeto para a produção de carimbo, definindo o seu leiaute, selecionando os tipos de letras para textos, definindo o tamanho do carimbo, propondo o suporte no qual o carimbo será fixado para facilitar sua utilização, e estabelecendo o material para a confecção do carimbo Encaminha o projeto para aprovação do cliente.
Prepara a confecção do carimbo, produzindo molde em gesso, vulcanizando borracha no molde, e retirando o material vulcanizado.
Pode esculpir o texto na borracha, manualmente Pode utilizar “software” e máquina a “laser” para imprimir o texto na placa de borracha.
Confecciona matriz do carimbo, revisando o texto na placa de borracha, recortando-o e fixando-o em suporte de madeira, metal, plástico ou outro material, conforme a decisão do cliente Pode confeccionar carimbos utilizando “software” e impressoras para a produção de fotolitos, posicionando o fotolito em superfície apropriada, montando a estrutura necessária para a deposição de resina, e submetendo a resina à fotopolimerização, com a utilização da radiação ultravioleta.
Obtém o carimbo, polimerizando a resina, lavando o material após o processo, recortando adequadamente o material polimerizado, e fixando o material polimerizado em suporte de madeira ou de outro material.
Elabora documentos, preenchendo requisição de materiais e emitindo relatórios dos serviços executados Conserva o local de trabalho limpo e organizado.
Mantém instrumentos e acessórios limpos, organizados e acondicionados.
Monitora o funcionamento de máquinas e equipamentos, requisitando manutenção corretiva no caso de identificação de falhas Controla desperdício de material, reaproveitando sobras e fazendo descarte de resíduos de acordo com normas ambientais Trabalha com segurança, prevenindo acidentes, mantendo postura ergonomicamente correta e utilizando equipamentos de proteção individual.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7686-30 deve redigir documentos, confeccionar carimbos, compor textos para impressão manualmente ou por meio de máquinas tipográficas ou linotipos, imprimir trabalhos gráficos, artísticos e publicitários, confeccionar matriz - chapa do trabalho para impressão, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores tipográficos linotipistas e afins trabalham como assalariados em gráficas, jornais, empresas de publicidade, de reprodução artística e prestadores de serviços, como os confeccionadores de carimbos. As atividades que executam os expõe a produtos químicos, como tinta e chumbo, no caso dos linotipistas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7686-30
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental, exceto o linotipista,para o qual o requisito é ensino médio. As ocupações de linotipista, monotipista, paginador e tipógrafo se encontram-se em extinção e a qualificação dos profissionais remanescentes ocorre na prática, onde ainda elas são exercidas. O pleno exercício de todas as ocupações requer em torno de cinco anos de prática.
Atividades exercidas por um Confeccionador de carimbos de borracha CBO 7686-30
Um Confeccionador de carimbos de borracha (ou sinônimo) deve criar tipos de letras, produzir arte final, enviar para aprovação do cliente, fazer revisão de texto, demonstrar atenção aos detalhes de erros ortográficos, pintar faixas e placas, concluir leiaute do trabalho, selecionar tipos para formatar textos, imprimir cartazes, cartazetes e etc., fazer rough - rascunho da idéia de forma manual, demonstrar destreza manual, definir cores e materiais do trabalho, preencher ordem de serviço, pintar luminosos e back-light, demonstrar senso estético, pintar letras de letreiros, ilustrar com motivos decorativos, demonstrar motivação para o trabalho, preencher requisição de material, operar aplicativos padronizados, trabalhar em equipe, demonstrar senso de organização, pintar outdoor e cenários, recortar letras, redigir comunicação interna, demonstrar iniciativa, imprimir silk-screen, fazer relatórios de serviço e produção, elaborar planilha de custos, selecionar texto para a matriz.