CBO 7721-10 - Impregnador de madeira - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de tratamento e preparação da madeira
O profissional no cargo de Impregnador de madeira CBO 7721-10 efetua tratamento em madeiras, submergindo-as em soluções químicas, para aumentar-lhes a durabilidade Planeja o trabalho interpretando ordens de serviço e identificando espécies de madeiras.
Realiza manutenção preventiva dos recursos de trabalho Atua de modo a colaborar para a redução de riscos e impactos socioambientais Cumpre normas técnicas, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 7721-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de tratamento e preparação da madeira que pertence ao grupo dos trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Impregnador de madeira, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de tratamento e preparação da madeira CBO 7721-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7721-10
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de tratamento e preparação da madeira.
- Trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário.
O que faz um Impregnador de madeira
O Impregnador de madeira CBO 7721-10 interpreta ordens de serviço e identifica espécies de madeiras - com base em sua classificação -, para planejar o trabalho de impregnação da madeira Identifica os produtos químicos, dentre os padrões utilizados, interpretando fichas de informações, para preservação de madeira.
Determina a quantidade de produtos químicos conservantes e prepara-os para o tratamento, seguindo protocolos normalizados para tratamento das madeiras.
Seleciona madeiras para o tratamento químico Alimenta autoclaves com madeiras, fixando-as e transportando-as em vagonetes, por meio de trilhos.
Efetua a impregnação da madeira, submetendo-a ao tratamento químico e atuando nos comandos de autoclaves, motobombas, tanques, tubulações e instrumentos de controle, para permitir a retirada do ar e da umidade das células da madeira, a injeção do preservativo nas camadas permeáveis e a remoção do excesso de produtos químicos das superfícies das peças de madeira Monitora parâmetros de operação dos equipamentos ao longo das fases do processo - controlando tempo e temperatura -, para garantir a qualidade do processo, no sentido de aumentar a resistência da madeira ao apodrecimento e ao ataque de parasitas.
Preenche relatórios e registros de ocorrências da produção.
Requisita materiais de expediente e insumos Encaminha pedidos de manutenção corretiva para máquinas e equipamentos e realiza a manutenção preventiva de ferramentas, máquinas e equipamentos utilizados nos trabalhos.
Programa paradas de máquinas e equipamentos para manutenções.
Limpa as autoclaves e os trilhos Realiza manutenção preventiva em vagonetes Aplica soluções anticorrosivas nos equipamentos.
Verifica desgastes nos rolamentos de vagonetes Mantém o ambiente de trabalho limpo e organizado Separa materiais recicláveis e acondiciona resíduos químicos da forma apropriada.
Segue normas e procedimentos de segurança e de preservação ambiental na manipulação e guarda de produtos químicos Utiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
Interpreta normas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) Respeita indicações de segurança dos equipamentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7721-10 deve elaborar documentação técnica, realizar manutenção preventiva de máquinas e equipamentos, preparar tratamento e secagem de madeiras, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, tratar madeiras, classificar madeiras.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de tratamento e preparação da madeira atuam na fabricação de produtos de madeira como empregados com carteira assinada. O trabalho é presencial, realizado de forma individual, sob supervisão permanente. Trabalham a céu aberto ou em veículos, em sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis e expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. Algumas atividades são executadas em grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7721-10
Ara o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional de até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Impregnador de madeira CBO 7721-10
Um Impregnador de madeira (ou sinônimo) deve aplicar produtos conservantes em madeiras, manter atenção concentrada, interpretar normas da cipa, extrair seivas de madeiras, demonstrar habilidade numérica, exercer liderança, acondicionar resíduos químicos, evidenciar senso de responsabilidade, determinar quantidade de produtos quimicos para madeiras, conferir dimensões das madeiras, manifestar flexibilidade, solicitar manutenção, separar materiais recicláveis, programar paradas de equipamentos para manutenções, fixar madeiras nos vagonetes de autoclaves, relacionar-se com superiores e subordinados, verificar desgastes dos rolamentos, limpar trilhos de estufas, demonstrar iniciativa, realizar manutenção preventiva nos vagonetes e estufas, preparar produtos químicos para o tratamento, alimentar autoclaves com madeiras, interpretar ordens de serviço, manter ambiente de trabalho limpo e organizado, solicitar materiais de expediente e insumos, selecionar madeiras, dar provas de autocontrole, limpar autoclave, desenvolver disciplina, aplicar soluções anticorrosivas, preencher relatórios de produção, separar madeiras conforme bitola, espécie e qualidade, respeitar indicações de segurança do equipamento, utilizar epi e epc, preencher registros de ocorrências, identificar espécies de madeiras, evidenciar auto-organização, monitorar parâmetros de operação de autoclaves.