CBO 7751-20 - Marcheteiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário
O profissional no cargo de Marcheteiro CBO 7751-20 aplica técnica de marchetaria - arte de ornamentar peças e móveis de madeira -, traçando os contornos dos motivos de decoração em lâminas de madeira, metal ou outro material, cortando as lâminas, submetendo as partes a tratamentos térmicos ou químicos para obter tonalidade ou cor, preparando a superfície a ser ornamentada, fazendo a colagem das lâminas recortadas sobre a superfície-base, executando o acabamento, e fazendo a montagem final da peça ou móvel Planeja as atividades, elaborando projeto.
Controla qualidade de processo e de produto Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos Pode utilizar software CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design).
Pode usar “software” de modelagem 3D Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7751-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário que pertence ao grupo dos trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Marcheteiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário CBO 7751-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7751-20
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário.
- Trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário.
O que faz um Marcheteiro
O Marcheteiro CBO 7751-20 planeja as atividades, elaborando projeto de acabamento de marchetaria em peças e móveis de madeira Define as etapas e a sequência de trabalho.
Estabelece as dimensões do produto, elaborando croqui.
Define detalhes de acabamento, desenhando modelos de peças e estabelecendo medidas, volumes e espessuras Elabora o orçamento do projeto.
Pode obter aprovação do projeto e do orçamento junto ao cliente Prepara as condições operacionais para execução das atividades, organizando o local de trabalho e providenciando os insumos necessários.
Verifica a disponibilidade do tipo e da quantidade de materiais, selecionados de acordo com especificações técnicas.
Prepara máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos de medição e controle, testando seu funcionamento Prepara a realização da marchetaria, confeccionando gabaritos.
Observa a técnica de marchetaria – como tarsia geométrica, tarsia a incastro ou outra - a ser utilizada.
Traça na lâmina - de madeira, madrepérola, metal ou outro material - os contornos dos motivos de decoração Corta as lâminas com uso de máquinas e ferramentas manuais, mecânicas ou elétricas Submete as partes a tratamentos térmicos ou químicos para obter tonalidade ou cor de acordo com o projeto.
Prepara a superfície de peça ou móvel a ser ornamentado, limpando-a e mantendo-a lisa e plana, por meio da eliminação de imperfeições, tais como rugosidade excessiva, concavidades ou convexidades Realiza montagem, incrustação ou aplicação das lâminas que comporão a marchetaria, encaixando e embutindo as partes para formar a geometria ou a figura, orientando-se por desenhos e gabaritos Faz a colagem das lâminas sobre a superfície-base.
Realiza o acabamento, podendo eliminar impurezas, aplicar produtos - como verniz ou cera – e lixar Fixa acessórios, quando for o caso.
Executa a montagem final da peça ou móvel Controla a qualidade do processo e do produto, verificando dimensões, textura, colagem e exatidão dos encaixes, da geometria, das cores e tonalidades, e das figuras Pode corrigir defeitos, utilizando lixas e massas.
Pode utilizar software CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) na preparação de desenhos e na elaboração do projeto Pode usar “software” de modelagem 3D Pode aplicar técnicas de marchetaria em restauração de peças antigas e na reciclagem de móveis.
Interpreta desenhos, modelos, especificações e manuais técnicos de máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos de medição e controle Preenche relatórios de produção, fichas e formulários de manutenção e registra ocorrências de controle do processo e do produto Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos, fazendo limpeza e lubrificação.
Realiza substituição e ajuste de peças Solicita e monitora manutenções preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Afia ferramentas de corte.
Atua na preservação do meio ambiente, aproveitando madeira caída de diversas espécies de árvores, madeiras de reflorestamento e outros tipos de matéria-prima ecologicamente correta na marchetaria, em estratégia de desenvolvimento sustentável Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e verificando as condições dos equipamentos de proteção coletiva Identifica áreas de risco, fazendo sua sinalização e participando de estudo para sua eliminação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7751-20 deve preparar madeiras e móveis para acabamento, organizar o local de trabalho, assegurar a qualidade do acabamento da madeira e do mobiliário, elaborar projetos de acabamento em madeira e mobiliário, demonstrar competências pessoais, realizar o acabamento em madeiras e móveis, planejar o trabalho, preparar máquinas, equipamentos e ferramentas de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário trabalham geralmente em indústrias de madeira e do mobiliário, na condição de assalariado com carteira assinada, exceto o entalhador e o marcheteiro, que normalmente trabalham como autônomos. Em algumas atividades, podem estar sujeitos a ruído intenso e materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7751-20
Para o exercício das ocupações requer-se, normalmente, ensino fundamental. O exercício pleno das atividades ocorre após três a quatro anos de prática. Podem aprender o trabalho acompanhando profissional experiente ou fazendo treinamentos ministrados por instituições de formação profissional e por empresas.
Atividades exercidas por um Marcheteiro CBO 7751-20
Um Marcheteiro (ou sinônimo) deve definir o produto junto ao cliente, elaborar o orçamento do projeto, fixar acessórios, comunicar-se, agir com ética, selecionar produtos de acabamento de superfícies - tintas, vernizes, trabalhar em equipe, montar peças confeccionadas, remover impurezas das peças, definir as etapas de trabalho, considerar as condições da matéria-prima, realizar pequenos reparos - óleo, correia, selecionar a madeira e lâminas, considerar as condições climáticas, estocar matéria-prima, embalar peças, definir detalhes de acabamento, considerar o grau de dificuldade, administrar imprevistos, construir modelos e gabaritos, elaborar o croqui do produto, definir a quantidade de cada material, unir lâminas manualmente ou com máquinas, solicitar materiais necessários para o trabalho, utilizar epi e epc, manter-se atualizado em relação a novos produtos e novas tecnologias, testar as ferramentas de corte, desenvolver habilidades manuais, demonstrar habilidade em numérica, prensar peças laminadas e maciças, interpretar desenho e modelo, cortar a peça de acabamento conforme o projeto, estabelecer dimensões da peça, realizar a montagem final, respeitar o prazo de entrega, sinalizar o local de trabalho - fitas, placas, faixas, verificar a qualidade da madeira - nós, rachaduras, umidade, consultar instruções dos fabricantes para utilização de máquinas, equipamentos e ferramentas, lixar peças, colar peças, desenhar a peça na madeira, afiar ferramentas de cortes manuais, verificar o funcionamento dos epcs - exaustor, cortina dágua, corrigir defeitos e imperfeições com lixas e massa, obter aprovação do projeto junto ao cliente, preparar o local para aplicação do acabamento.