CBO 7771-05 - Carpinteiro naval (construção de pequenas embarcações) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos carpinteiros navais
O profissional no cargo de Carpinteiro naval (construção de pequenas embarcações) CBO 7771-05 constrói embarcações fluviais e marítimas de pequenas dimensões – tais como canoa, traineira, chalana, entre outras -, preparando troncos, blocos ou lâminas de madeira, montando o casco, construindo a casaria, preparando o porão, e montando bases para equipamentos, ferragens e acessórios Restaura embarcações de pequeno porte.
Planeja atividades, definindo etapas e sequência de trabalho Verifica a qualidade do processo e do produto Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos.
Pode construir móveis, confeccionar remos, e instalar velas na embarcação Pode acessar CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design), para leitura do projeto Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção de incêndios e de preservação ambiental.
CBO 7771-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de carpinteiros navais que pertence ao grupo dos trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Carpinteiro naval (construção de pequenas embarcações), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Carpinteiros navais CBO 7771-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7771-05
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Carpinteiros navais.
- Trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário.
O que faz um Carpinteiro naval (construção de pequenas embarcações)
O Carpinteiro naval (construção de pequenas embarcações) CBO 7771-05 planeja as atividades de construção de embarcações - de pequenas dimensões - fluviais e marítimas, examinando requisição de trabalho e definindo as etapas e a sequência de trabalho Verifica o tipo embarcação a ser confeccionada, lendo e interpretando desenhos.
Pode acessar o software CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design), para leitura do projeto.
Prepara máquinas e equipamentos – tais como furadeira, bancada de serra com motor e plaina -, testando seu funcionamento Organiza ferramentas, instrumentos e acessórios - serrote, enxó de corte reto, goiva, broca, formão, régua de metal, entre outros -, para uso durante processo de construção.
Seleciona madeira e demais materiais necessários, de acordo com especificações Prepara troncos, blocos ou lâminas de madeira, fazendo seu aquecimento ou cozimento para atingirem o grau de umidade e dureza que possibilite trabalhos de carpintaria, tais como moldagem, curvatura e corte.
Verifica o sentido das fibras da madeira.
Traça linhas na madeira, de acordo com desenhos Pode preparar modelos.
Constrói embarcações fluviais e marítimas de pequenas dimensões movidas por remos, velas ou motores, aplicando técnicas artesanais de carpintaria naval.
Monta o casco, dimensionando-o, a partir de desenhos e especificações técnicas, fazendo o corte das peças do casco, modelando formas, preparando a quilha (peça que se estende longitudinalmente e à qual se prendem todas as peças transversais que compõem a estrutura do casco), e montando a caverna, com encaixe e fixação das peças curvas que dão forma ao casco da embarcação Constrói a casaria, armando sua estrutura e montando divisórias internas Constrói e fixa portas, janelas e vigias.
Prepara e fixa braçolas Reveste a casaria Pode construir a casaria diretamente no convés ou separadamente, para ser, quando concluída, instalada sobre o convés.
Constrói o porão da embarcação, fazendo sua divisão, montando anteparas e executando seu revestimento Constrói guaritas de convés, escotilhas e outros compartimentos e acessórios, cortando, armando e instalando peças de madeira.
Realiza calafetagem das juntas, ao completar o tabuado Efetua acabamentos na borda-falsa Prepara bases para equipamentos, ferragens e acessórios, confeccionando tampão de escotilha, instalando agulheiros, fixando mastros, instalando dutos de ventilação, e preparando base para equipamentos de segurança.
Prepara a sala de máquina Pode construir móveis para a embarcação, selecionando materiais, preparando peças, montando móveis, e efetuando acabamentos Pode confeccionar remos.
Pode instalar velas na embarcação Restaura embarcações de pequeno porte, avaliando o estado geral e identificando pontos de reparo Remove peças danificadas, preparando as substitutas.
Refaz o beque de proa Examina as madeiras estruturais e os suportes para detectar deterioração, fazendo as substituições necessárias e efetuando os acabamentos Verifica a qualidade do processo e do produto, por meio de inspeção visual e dimensional, considerando formato, geometria, estrutura, resistência, estabilidade, precisão no encaixe das peças, e ausência de fendas e rachaduras Inspeciona os itens de sustentação e examina os itens de movimentação e manobra Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos, fazendo sua limpeza e lubrificação.
Pode solicitar serviço de manutenção, para realização de reparos Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios limpos, organizados e acondicionados Controla desperdícios, selecionando materiais reutilizáveis Faz o descarte de resíduos de modo ecologicamente adequado Trabalha com segurança, fazendo uso de equipamentos de proteção individual e prevenindo acidentes Sinaliza áreas de risco Pode prestar primeiros socorros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7771-05 deve construir casaria, preparar bases para equipamentos, ferragens e acessórios, construir convés, construir estrutura de lançamento e de docagem, construir porão da embarcação, modelar fôrmas, reparar embarcações, construir borda-falsa, demonstrar competências pessoais, construir móveis.
Condições de trabalho dessas profissões
Carpinteiros navais atuam na fabricação de produtos de madeira e mobiliário de embarcações, na indústria da construção naval e nos serviços de transporte aqüaviário. São empregados com carteira assinada (carpinteiro naval em estaleiros) ou autônomos (carpinteiro naval - de embarcações e de construção de pequenas embarcações). O trabalho é presencial, realizado de forma individual (sem supervisão) ou em equipe (sob supervisão ocasional). Atuam a céu aberto, no horário diurno e permanecem expostos a materiais tóxicos e ruído intenso. O carpinteiro em estaleiros e o que constrói pequenas embarcações podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e em grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7771-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional de até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Carpinteiro naval (construção de pequenas embarcações) CBO 7771-05
Um Carpinteiro naval (construção de pequenas embarcações) (ou sinônimo) deve fixar mastros, avaliar o estado da embarcação, demonstrar educação, recortar anteparas para portas, janelas e vigias, identificar pontos de reparos, remover peças danificadas, preparar base para equipamentos de segurança, evidenciar comprometimento com o trabalho, fixar móveis, confeccionar tampão de escotilha, revestir móveis, efetuar acabamentos na borda-falsa, montar móveis, instalar agulheiros, isolar casaria do local térmico, revestir casaria, preparar sala de máquina, preparar peças a serem substituídas, fixar peças reparadas, assumir responsabilidades, efetuar acabamentos nos móveis, preparar braçolas, selecionar materiais, fixar braçolas, preparar modelo para confecção de tanques, traçar linhas conforme projeto, fixar ferragens e acessórios em geral, fixar portas, janelas e vigias, fechar escotilhas, ler e interpretar desenhos, montar divisórias internas, trabalhar com segurança, demonstrar senso de organização, preparar peças dos móveis, revestir porão, construir portas, janelas e vigias, selecionar madeiras e materiais, demonstrar iniciativa, dividir porão, manter-se atualizado, montar anteparas do porão, efetuar acabamentos, zelar pela qualidade dos serviços, construir escotilhas, preparar modelos, comunicar-se com eficiência, passar imagem positiva, posicionar escotilhas, fechar casaria, instalar dutos de ventilação, trabalhar em equipe, marcar portas, janelas e vigias, armar estrutura da casaria, identificar locais de montagem de móveis.