CBO 7826-05 - Operador de trem de metrô - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

O profissional no cargo de Operador de trem de metrô CBO 7826-05 opera trem de metrô, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, conduzindo o veículo, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.

Preenche relatórios Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.

Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7826-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de trem de metrô, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.
      • Trabalhadores de funções transversais.

O que faz um Operador de trem de metrô

O Operador de trem de metrô CBO 7826-05 prepara-se para a operação de trem de metrô, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO), para solicitar prefixo do trem, informar posicionamento e confirmar destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.

Opera o trem de metrô, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.

Liga o veículo, libera o freio, monitora equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona buzina Acompanha circuito fechado de televisão.

Conduz o trem para a via principal, observando suas condições Cumpre as paradas programadas e conclui o percurso no tempo previsto.

Recolhe e desliga o veículo.

Preenche o relatório de viagem Pode operar trem em que um sistema controla a movimentação - tempo de abertura de portas, velocidade e outros itens -, monitorando o desempenho do veículo e intervindo na condução em emergências ou quando ocorre alguma falha do sistema.

Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, monitorando a entrada e a saída de passageiros e cumprindo o tempo de parada.

Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV) Engata e desengata locomotivas e vagões na composição.

Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga Transporta cargas, monitorando o carregamento do vagão Preenche relatórios de cargas e malotes transportados.

Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o serviço de manutenção na pesquisa de falhas Manobra para realização de testes operacionais Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.

Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.

Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Verifica os dispositivos de segurança, inspecionando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Preenche o relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança.

Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, acatando a sinalização do painel de bordo, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7826-05 deve operar teleférico, vistoriar teleférico, transportar cargas, transportar passageiros, trabalhar com segurança, comunicar-se com o centro de controle operacional - cco, inspecionar trem, bonde e metrô, manobrar trem, bonde e metrô, atuar em falhas de equipamentos, demonstrar competências pessoais, conduzir trem, bonde e metrô.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7826-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Operador de trem de metrô CBO 7826-05

Um Operador de trem de metrô (ou sinônimo) deve comunicar impedimentos de circulação do veículo, conduzir usuário na passagem de emergência, concentrar-se nas suas atribuições, demonstrar autocontrole, demonstrar rapidez de raciocínio, monitorar carregamento do vagão - lixo, malotes e outros, manter farol aceso, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, cumprir tempo de percurso, comunicar entrada na via, engatar locomotivas e vagões na composição, testar sistema de portas, testar sistema de comunicação, acatar instruções via rádio, demonstrar iniciativa, movimentar o veículo na modalidade manual, preparar trem para reboque, demonstrar responsabilidade, combater incêndios em casos de emergência, informar ocorrências com o usuário, solicitar desenergização da via, observar condições de via, solucionar pequenas falhas, detectar falhas de equipamentos, confirmar destino, solicitar equipe de segurança, obedecer sinais de manobra, demonstrar capacidade de assimilação, conduzir veículo para a via principal, operar aparelho de mudança de via - amv, informar situação de risco ao longo da via, verificar o comportamento da composição durante a viagem, prestar informações ao usuário, solicitar resgate de passageiros, manobrar para manutenção de via permanente, solicitar manutenção, controlar abertura e fechamento das portas, monitorar equipamentos de bordo, recolher veículo, zelar pelos equipamentos de trabalho, preencher relatório de quilometragem, demonstrar percepção, repor equipamento de segurança, manobrar para lavagem, acompanhar circuito fechado de televisão, obedecer velocidade máxima autorizada, orientar passageiros sobre regras de segurança, movimentar o veículo na modalidade automática, cumprir horários, preencher relatório de bilhetes e malotes, observar perfil de via, cumprir tempo de parada, interromper manobra em caso de perda de contato, manobrar para testes operacionais, desengatar locomotivas e vagões da composição, uniformizar-se, anunciar mensagens, estacionar em local predeterminado, inspecionar condições físicas do veículo - janelas, engates, mangueiras e outras, cumprir paradas programadas, solicitar reboque, verificar condições de limpeza, ligar o veículo, demonstrar acuidade visual, aperfeiçoar-se, demonstrar assiduidade, solicitar prefixo do trem, acionar freio de emergência em situação de risco, conferir a formação da composição, demonstrar firmeza nas decisões, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, usar equipamentos de proteção individual - epi, emitir relatório de ocorrência, prestar primeiros-socorros, obedecer sinalização de via, acionar buzina, monitorar embarque e desembarque de passageiros, verificar controle de falhas, treinar funcionários, manobrar para manutenção, testar sistemas elétrico e pneumático, efetuar reboque, evacuar veículo, desligar o veículo, estacionar para limpeza, liberar o freio, comunicar-se com clareza, verificar dispositivos de segurança, inspecionar equipamentos de bordo, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, aplicar freio de estacionamento e calços, informar posicionamento, demonstrar segurança, acatar sinalização do painel de bordo, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, inspecionar equipamentos de segurança - extintor, janelas, portas e outros, comunicar ocorrências externas ao sistema, movimentar o veículo na modalidade semi-automática, informar nome das estações, posicionar vagão para carga e descarga, vistoriar sistema de comunicação visual, trabalhar em equipe, preencher relatório de viagem.

Cargos e salários CBO 7826-05 - Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Salário Operador de Trem de Metro

Operador de Trem de Metro: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Trem de Metro CBO 7826-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.105 e 7.451 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 393 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-05.