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CBO 7826-05 - Operador de trem de metrô - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

O profissional no cargo de Operador de trem de metrô CBO 7826-05 opera trem de metrô, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, conduzindo o veículo, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.

Preenche relatórios Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.

Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7826-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de trem de metrô, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.
      • Trabalhadores de funções transversais.

O que faz um Operador de trem de metrô

O Operador de trem de metrô CBO 7826-05 prepara-se para a operação de trem de metrô, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO), para solicitar prefixo do trem, informar posicionamento e confirmar destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.

Opera o trem de metrô, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.

Liga o veículo, libera o freio, monitora equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona buzina Acompanha circuito fechado de televisão.

Conduz o trem para a via principal, observando suas condições Cumpre as paradas programadas e conclui o percurso no tempo previsto.

Recolhe e desliga o veículo.

Preenche o relatório de viagem Pode operar trem em que um sistema controla a movimentação - tempo de abertura de portas, velocidade e outros itens -, monitorando o desempenho do veículo e intervindo na condução em emergências ou quando ocorre alguma falha do sistema.

Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, monitorando a entrada e a saída de passageiros e cumprindo o tempo de parada.

Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV) Engata e desengata locomotivas e vagões na composição.

Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga Transporta cargas, monitorando o carregamento do vagão Preenche relatórios de cargas e malotes transportados.

Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o serviço de manutenção na pesquisa de falhas Manobra para realização de testes operacionais Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.

Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.

Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Verifica os dispositivos de segurança, inspecionando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Preenche o relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança.

Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, acatando a sinalização do painel de bordo, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7826-05 deve operar teleférico, conduzir trem, bonde e metrô, demonstrar competências pessoais, comunicar-se com o centro de controle operacional - cco, atuar em falhas de equipamentos, trabalhar com segurança, transportar passageiros, inspecionar trem, bonde e metrô, manobrar trem, bonde e metrô, vistoriar teleférico, transportar cargas.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7826-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Operador de trem de metrô CBO 7826-05

Um Operador de trem de metrô (ou sinônimo) deve desligar o veículo, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, conduzir usuário na passagem de emergência, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, obedecer sinalização de via, trabalhar em equipe, cumprir tempo de percurso, evacuar veículo, operar aparelho de mudança de via - amv, informar nome das estações, comunicar ocorrências externas ao sistema, demonstrar assiduidade, demonstrar iniciativa, inspecionar equipamentos de segurança - extintor, janelas, portas e outros, verificar condições de limpeza, recolher veículo, solicitar desenergização da via, combater incêndios em casos de emergência, emitir relatório de ocorrência, informar posicionamento, treinar funcionários, obedecer sinais de manobra, prestar primeiros-socorros, detectar falhas de equipamentos, anunciar mensagens, estacionar para limpeza, preencher relatório de viagem, solicitar manutenção, concentrar-se nas suas atribuições, demonstrar acuidade visual, acompanhar circuito fechado de televisão, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, desengatar locomotivas e vagões da composição, orientar passageiros sobre regras de segurança, acionar buzina, estacionar em local predeterminado, aplicar freio de estacionamento e calços, demonstrar capacidade de assimilação, controlar abertura e fechamento das portas, conferir a formação da composição, manobrar para lavagem, prestar informações ao usuário, comunicar entrada na via, demonstrar percepção, movimentar o veículo na modalidade automática, solicitar equipe de segurança, cumprir paradas programadas, cumprir horários, demonstrar firmeza nas decisões, vistoriar sistema de comunicação visual, engatar locomotivas e vagões na composição, obedecer velocidade máxima autorizada, observar condições de via, demonstrar rapidez de raciocínio, solicitar reboque, preencher relatório de bilhetes e malotes, ligar o veículo, monitorar embarque e desembarque de passageiros, usar equipamentos de proteção individual - epi, manter farol aceso, efetuar reboque, acatar sinalização do painel de bordo, interromper manobra em caso de perda de contato, verificar dispositivos de segurança, movimentar o veículo na modalidade manual, verificar o comportamento da composição durante a viagem, inspecionar equipamentos de bordo, cumprir tempo de parada, solicitar resgate de passageiros, informar ocorrências com o usuário, testar sistema de comunicação, inspecionar condições físicas do veículo - janelas, engates, mangueiras e outras, solucionar pequenas falhas, manobrar para testes operacionais, conduzir veículo para a via principal, posicionar vagão para carga e descarga, acatar instruções via rádio, manobrar para manutenção de via permanente, observar perfil de via, demonstrar autocontrole, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, testar sistema de portas, monitorar equipamentos de bordo, preencher relatório de quilometragem, informar situação de risco ao longo da via, acionar freio de emergência em situação de risco, preparar trem para reboque, comunicar impedimentos de circulação do veículo, movimentar o veículo na modalidade semi-automática, zelar pelos equipamentos de trabalho, aperfeiçoar-se, testar sistemas elétrico e pneumático, uniformizar-se, monitorar carregamento do vagão - lixo, malotes e outros, liberar o freio, manobrar para manutenção, repor equipamento de segurança, solicitar prefixo do trem, demonstrar responsabilidade, comunicar-se com clareza, confirmar destino, demonstrar segurança, verificar controle de falhas.

Cargos e salários CBO 7826-05 - Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Salário Operador de Trem de Metro

Operador de Trem de Metro: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Trem de Metro CBO 7826-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.321 e 8.020 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 282 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-05.