CBO 7826-15 - Maquinista de trem metropolitano - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
O profissional no cargo de Maquinista de trem metropolitano CBO 7826-15 conduz trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, movimentando o trem na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.
Preenche relatórios e livro de bordo Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7826-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Maquinista de trem metropolitano, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-15
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.
- Trabalhadores de funções transversais.
O que faz um Maquinista de trem metropolitano
O Maquinista de trem metropolitano CBO 7826-15 prepara-se para a condução de trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para informar sua entrada na via e seu posicionamento e solicitar confirmação do destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.
Conduz o trem, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.
Adéqua o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.
Acompanha circuito fechado de televisão Conduz o veículo para a via principal.
Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.
Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.
Preenche o relatório de viagem e o livro de bordo.
Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, cumprindo o tempo de parada, e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).
Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.
Transporta cargas, conferindo a formação da composição Verifica lacre, portas e lonas dos vagões.
Examina limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.
Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.
Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.
Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.
Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Preenche relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7826-15 deve operar teleférico, manobrar trem, bonde e metrô, inspecionar trem, bonde e metrô, comunicar-se com o centro de controle operacional - cco, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, vistoriar teleférico, conduzir trem, bonde e metrô, transportar passageiros, atuar em falhas de equipamentos, transportar cargas.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7826-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Maquinista de trem metropolitano CBO 7826-15
Um Maquinista de trem metropolitano (ou sinônimo) deve conduzir usuário na passagem de emergência, verificar condições de limpeza, adequar a condução ao tipo de veículo, manobrar para manutenção, observar perfil de via, verificar níveis de combustível e areia, solicitar desenergização da via, manobrar para testes operacionais, preencher relatório de viagem, solicitar reboque, demonstrar autocontrole, demonstrar responsabilidade, preencher livro de bordo, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, verificar livro de bordo, acompanhar circuito fechado de televisão, testar sistema de portas, verificar controle de falhas, verificar existência de fita velocimétrica, demonstrar acuidade visual, obedecer sinalização de via, demonstrar percepção, confirmar destino, orientar passageiros sobre regras de segurança, informar posicionamento, conduzir veículo para a via principal, aplicar freio de estacionamento e calços, conferir a formação da composição, treinar funcionários, estacionar em local predeterminado, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, posicionar vagão para carga e descarga, aperfeiçoar-se, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, trabalhar em equipe, recolher veículo, interromper manobra em caso de perda de contato, prestar informações ao usuário, solicitar equipe de segurança, obedecer velocidade máxima autorizada, vistoriar freio manual, evacuar veículo, zelar pelos equipamentos de trabalho, ligar o veículo, engatar locomotivas e vagões na composição, informar situação de risco ao longo da via, demonstrar firmeza nas decisões, testar sistemas elétrico e pneumático, movimentar o veículo na modalidade semi-automática, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, operar aparelho de mudança de via - amv, comunicar impedimentos de circulação do veículo, solicitar interdição da via, informar nome das estações, desligar o veículo, acionar buzina, inspecionar condições físicas do veículo - janelas, engates, mangueiras e outras, conferir limite de tração, inspecionar equipamentos de bordo, demonstrar iniciativa, movimentar o veículo na modalidade automática, inspecionar equipamentos de segurança - extintor, janelas, portas e outros, solicitar manutenção, cumprir tempo de percurso, acionar freio de emergência em situação de risco, controlar abertura e fechamento das portas, repor equipamento de segurança, comunicar entrada na via, prestar primeiros-socorros, manter farol aceso, verificar dispositivos de segurança, observar condições de via, obedecer sinais de manobra, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, vistoriar sistema de comunicação visual, demonstrar assiduidade, informar ocorrências com o usuário, liberar o freio, solucionar pequenas falhas, preencher relatório de quilometragem, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, demonstrar rapidez de raciocínio, demonstrar segurança, desengatar locomotivas e vagões da composição, uniformizar-se, verificar o comportamento da composição durante a viagem, acatar instruções via rádio, monitorar embarque e desembarque de passageiros, cumprir paradas programadas, manobrar para lavagem, preparar trem para reboque, solicitar resgate de passageiros, manobrar para manutenção de via permanente, cumprir tempo de parada, movimentar o veículo na modalidade manual, combater incêndios em casos de emergência, solicitar prefixo do trem, estacionar para limpeza, usar equipamentos de proteção individual - epi, monitorar equipamentos de bordo, comunicar ocorrências externas ao sistema, atentar para passagem de nível e pedestres, demonstrar capacidade de assimilação, cumprir horários, emitir relatório de ocorrência, cumprir licenciamento via satélite, testar sistema de comunicação, concentrar-se nas suas atribuições, comunicar-se com clareza, efetuar reboque, anunciar mensagens.