CBO 7826-25 - Auxiliar de maquinista de trem - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
O profissional no cargo de Auxiliar de maquinista de trem CBO 7826-25 auxilia o maquinista na condução de trens, na realização de manobras e no transporte de passageiros e cargas Presta apoio nas inspeções para averiguar condições físicas do veículo ferroviário e detectar eventuais avarias, auxiliando na execução de pequenos reparos.
Ajuda no atendimento aos itens de segurança Auxilia no controle da documentação do trem Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7826-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de maquinista de trem, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-25
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.
- Trabalhadores de funções transversais.
O que faz um Auxiliar de maquinista de trem
O Auxiliar de maquinista de trem CBO 7826-25 auxilia o maquinista na condução de trem, comunicando-lhe falhas ou irregularidades contatadas no monitoramento de equipamentos de bordo Observa o perfil e as condições da via e atenta para passagem de nível e para pedestres, alertando o maquinista sobre obstáculos ou outros problemas.
Aciona buzina, quando necessário.
Opera MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal) Ajuda o maquinista no preenchimento de relatório de viagem.
Presta apoio no transporte de passageiros, monitorando embarque e desembarque Anuncia o nome das estações e as mensagens.
Presta informações aos usuários.
Ajuda o maquinista na realização de manobras, monitorando os sinais Auxilia na atividade de acoplagem e desacoplagem de mangueiras de ar e na operação do aparelho de mudança de via (AMV).
Presta apoio no engate e no desengate de locomotivas e vagões na composição.
Ajuda no posicionamento do vagão para carga e descarga Auxilia no transporte de carga, monitorando o carregamento do vagão Confere o acondicionamento da carga, para evitar vazamentos.
Verifica lacre, portas e lonas dos vagões Confirma quantidade e peso dos vagões Presta apoio na detecção de falhas de dispositivos e de equipamentos de segurança, participando na realização de pequenos reparos.
Auxilia na execução de serviços de manutenção Ajuda na preparação do trem para ser rebocado.
Participa na instalação e na retirada do equipamento detector de trem completo (DTC) Ajuda na execução dos testes de sistema de comunicação, sistema de portas e sistemas elétrico e pneumático Verifica as condições físicas do veículo e examina os sistemas de refrigeração e lubrificação, informando ao maquinista os problemas detectados.
Ajuda no transporte de funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Auxilia no controle da documentação, verificando ficha e documentos do trem Examina as condições de limpeza do trem, ajudando na manobra e no estacionamento para lavagem.
Auxilia o maquinista no atendimento aos itens de segurança, tais como controles da sinalização e da velocidade máxima autorizada Verifica o comportamento da composição durante a viagem e, em situações de impedimento do maquinista, aciona freio de emergência e solicita ao Centro de Controle Operacional a desenergização e a interdição da via Solicita equipe de segurança e combate a incêndios, quando necessário.
Pode prestar primeiros socorros Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7826-25 deve comunicar-se com o centro de controle operacional - cco, manobrar trem, bonde e metrô, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, transportar cargas, transportar passageiros, conduzir trem, bonde e metrô, vistoriar teleférico, atuar em falhas de equipamentos, inspecionar trem, bonde e metrô.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7826-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Auxiliar de maquinista de trem CBO 7826-25
Um Auxiliar de maquinista de trem (ou sinônimo) deve verificar ficha e documentação do trem, estacionar para limpeza, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, verificar o comportamento da composição durante a viagem, inspecionar condições físicas do veículo - janelas, engates, mangueiras e outras, acatar instruções via rádio, desligar o veículo, conferir a formação da composição, comunicar ocorrências externas ao sistema, conferir número, quantidade e peso dos vagões, treinar funcionários, acionar freio de emergência em situação de risco, preencher relatório de viagem, monitorar equipamentos de bordo, demonstrar segurança, confirmar destino, retirar terminal móvel de comunicação - mct portátil, efetuar reboque, demonstrar rapidez de raciocínio, cumprir horários, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, concentrar-se nas suas atribuições, observar condições de via, atentar para passagem de nível e pedestres, manter farol aceso, demonstrar assiduidade, remover vagões avariados, monitorar carregamento do vagão - lixo, malotes e outros, operar aparelho de mudança de via - amv, anunciar energização do veículo, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, observar perfil de via, informar ocorrências com o usuário, solucionar pequenas falhas, verificar livro de bordo, manobrar para lavagem, demonstrar iniciativa, vistoriar dispositivos de segurança, manobrar para manutenção de via permanente, aperfeiçoar-se, demonstrar capacidade de assimilação, verificar dispositivos de segurança, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, solicitar reboque, informar situação de risco ao longo da via, obedecer sinalização de via, instalar equipamento detector de trem completo - dtc, instalar terminal móvel de comunicação - mct portátil, solicitar interdição da via, operar terminal móvel de comunicação via satélite - mct, obedecer velocidade máxima autorizada, trabalhar em equipe, usar equipamentos de proteção individual - epi, vistoriar freio manual, conferir documentação da carga, solicitar prefixo do trem, zelar pelos equipamentos de trabalho, auxiliar o maquinista na condução, verificar controle de falhas, comunicar impedimentos de circulação do veículo, cumprir paradas programadas, demonstrar responsabilidade, preencher livro de bordo, estacionar em local predeterminado, recolher veículo, detectar falhas de equipamentos, solicitar equipe de segurança, engatar locomotivas e vagões na composição, monitorar embarque e desembarque de passageiros, manobrar para testes operacionais, liberar o freio, manobrar para pesagem de vagões, comunicar irregularidades ao maquinista, solicitar licenciamento para partida, comunicar entrada na via, retirar equipamento detector de trem completo - dtc, prestar primeiros-socorros, uniformizar-se, testar sistema de comunicação, verificar existência de fita velocimétrica, utilizar equipamentos de proteção ambiental - epa, demonstrar autocontrole, preparar trem para reboque, emitir relatório de ocorrência, separar vagões por destino, desengatar locomotivas e vagões da composição, combater incêndios em casos de emergência, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, solicitar manutenção, solicitar resgate de passageiros, prestar informações ao usuário, posicionar vagão para carga e descarga, demonstrar percepção, cumprir tempo de parada, obedecer sinais de manobra, inspecionar equipamentos de bordo, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, demonstrar acuidade visual, verificar níveis de combustível e areia, comunicar-se com clareza, acionar buzina, manobrar guindaste para prestar socorro, acatar sinalização do painel de bordo, conferir acondicionamento da carga, evacuar veículo, interromper manobra em caso de perda de contato, inspecionar equipamentos de segurança - extintor, janelas, portas e outros, informar nome das estações, demonstrar firmeza nas decisões, testar sistemas elétrico e pneumático, solicitar desenergização da via, aplicar freio de estacionamento e calços, verificar condições de limpeza, repor equipamento de segurança, ligar o veículo, conferir limite de tração, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, cumprir licenciamento via satélite, informar posicionamento, anunciar mensagens, verificar vazamentos de carga, manobrar para manutenção.