CBO 7831-10 - Manobrador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos
O profissional no cargo de Manobrador CBO 7831-10 orienta e controla a execução de manobras de trens, guiando os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos, realizando o acoplamento e o desacoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, operando aparelho de mudança de via (AMV), e efetuando o estacionamento dos trens Planeja a execução das manobras, examinando a programação.
Inspeciona os veículos ferroviários, executando pequenos reparos Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7831-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Manobrador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos CBO 7831-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7831-10
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos.
- Trabalhadores de funções transversais.
O que faz um Manobrador
O Manobrador CBO 7831-10 planeja a execução de manobras de trens, examinando a programação, verificando os tipos de vagões e seus destinos, e identificando bitolas e linhas Confere freios manuais e calços.
Engata mangueiras e abre torneira angular de ar.
Orienta os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos Prepara o acoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, examinando a bitola das linhas e aproximando a máquina.
Verifica a posição, alinha e conecta engate no trem Confirma engate e conecta plugues ou jumpers entre vagões e locomotivas.
Verifica calço do trem.
Opera aparelho de mudança de via (AMV), conferindo e destravando a posição da chave Aciona chave manual e verifica ponta da agulha.
Trava a chave na posição desejada.
Abre o aparelho de mudança de via, limpando e lubrificando a chave Efetua o estacionamento do trem dentro do marco, acionando freio de emergência ou de serviço Aciona freio manual dos vagões.
Calça o trem Recarrega freio, se necessário Comunica ao Centro de Controle Operacional (CCO) o recolhimento de trens e a situação do pátio.
Inspeciona os veículos ferroviários, vistoriando o estado físico dos vagões e verificando o fechamento de suas portas ou seus lacres Executa pequenos reparos nos vagões.
Limpa as locomotivas, abastecendo-as com areia Comunica anormalidades à área de manutenção Prepara o desacoplamento de vagões e carros, aplicando freio de serviço de emergência no veículo.
Fecha a torneira de ar e desengata as mangueiras, prendendo-as no suporte Desacopla plugues ou jumpers e aciona a alavanca de corte do engate Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, fazendo sinais manuais ou luminosos de alerta, verificando os sistemas de freios e a timoneira, e retirando obstáculos dos trilhos.
Orienta as pessoas sobre as áreas de risco, utilizando rádio transceptor.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7831-10 deve observar normas de segurança, operar amv - aparelho de mudança de via, demonstrar competências pessoais, controlar pátio de manobras, acoplar vagões e carros, revisar veículos ferroviários, estacionar trem, manobrar veículos ferroviários, desacoplar vagões e carros.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7831-10
Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho.
Atividades exercidas por um Manobrador CBO 7831-10
Um Manobrador (ou sinônimo) deve desacoplar plugues ou jumpers, utilizar sinais luminosos, atualizar-se, demonstrar paciência, comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens, demonstrar presteza, verificar bitola das linhas, sinalizar manualmente, confirmar engate, destravar a chave, conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas, retirar obstáculos dos trilhos, executar engate, engatar mangueiras de ar, aplicar procedimentos de primeiros socorros, deixar trem dentro do marco, verificar posição dos engates, engatar máquina nos vagões, executar programação de manobras, atentar para anormalidades, manifestar prudência, informar situação do pátio, abrir mandíbulas, conectar adaptador de engate no trem, conferir freios manuais e calços, averiguar local onde o trem está estacionado, acionar freio manual dos vagões, calçar o trem, combinar manobra com o manobrista, abrir torneira angular de ar, fechar a torneira de ar, verificar calço do trem, limpar locomotivas, acionar alavanca de corte do engate, identificar bitolas e linhas, prender mangueira no suporte, travar chave na posição desejada, inspecionar timoneira, demonstrar iniciativa, demonstrar força física, identificar tipo de vagão e destino, acompanhar descarregamento quando houver anormalidade, manter confidencialidade acerca de acidentes, verificar ponta da agulha, comunicar anormalidades a área de manutenção, orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais, demonstrar autocontrole, limpar chave, conferir posição da chave, comunicar descarrilamento de trens, exprimir polidez, aplicar freio de serviço de emergência no veículo, demonstrar agilidade, recarregar freio se necessário, abastecer locomotiva com areia, demonstrar visão logística, mostrar-se atento, verificar sistemas de freios, separar locomotiva dos vagões, acionar chave manual, alinhar engates, acionar freio de emergência ou de serviço, executar pequenos reparos nos vagões, abrir amv, lubrificar chave, conectar engate no trem, desengatar mangueiras, cumprir ordens, certificar-se das manobras nos pátios, verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões, assumir responsabilidades, inspecionar estado físico dos vagões, acompanhar maquinistas em viagem, acompanhar cauda do trem, aproximar máquina do vagão, utilizar epi, demonstrar humildade, utilizar rádio transceptor.