CBO 8101-05 - Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins
O profissional no cargo de Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) CBO 8101-05 supervisiona processos contínuos de produção dos compostos químicos derivados do petróleo e do carvão - nas indústrias petroquímica e carboquímica -, identificando, tratando e corrigindo anomalias e desvios dos processos, respeitando os limites de segurança, e monitorando a realização dos processos de acordo com normas e prazos estabelecidos Planeja as ações do processo de produção, para atingir as metas.
Coordena a elaboração de procedimentos técnicos e operacionais Monitora manutenção dos equipamentos Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos.
Mantém-se atualizado sobre tendências e inovações na área de atuação Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 8101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mestre (indústria petroquímica e carboquímica), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins CBO 8101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8101-05
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins.
- Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias.
O que faz um Mestre (indústria petroquímica e carboquímica)
O Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) CBO 8101-05 planeja processos de produção dos compostos químicos derivados do petróleo e do carvão, selecionando recursos humanos e materiais, programando rotinas e processos, elaborando cronograma de trabalho, e estabelecendo prazos e prioridades para execução dos processos operacionais, com intuito de atingir as metas de produção estabelecidas Supervisiona processos contínuos de produção na indústria petroquímica e carboquímica, cumprindo o programa e mantendo a continuidade de produção, respeitando os limites de segurança, monitorando as variações, analisando os riscos, e corrigindo os desvios do processo, para garantir o desenvolvimento dos processos de produção de acordo com normas e prazos estabelecidos.
Define prioridades de operação e de manutenção, acompanhando a inspeção dos equipamentos.
Autoriza a parada do processo de produção em emergências Trata anomalia (desvio da condição normal da operação), identificando-a, avaliando-a, examinando suas causas, adotando disposições e correções imediatas, monitorando a execução dos procedimentos para o tratamento, e verificando a eficácia da ação corretiva.
Informa a anomalia para análise e registros documentais e laboratoriais Divulga - quando pertinente - a anomalia para as demais áreas, a fim de evitar paradas na produção e fabricação de produtos fora de especificação.
Mantém-se atualizado sobre tendências e inovações na área de atuação, tais como uso de sistemas automatizados e integrados dos processos e aplicação de tecnologias avançadas, como robótica e inteligência artificial.
Coordena a elaboração de procedimentos técnicos e operacionais para orientar os processos a serem desenvolvidos Elabora manuais de operação, de treinamento e de instruções técnicas.
Faz revisão contínua dos procedimentos e dos manuais de operação.
Lidera equipe de trabalho, identificando o perfil individual, verificando as necessidades da equipe, valorizando o desempenho, e promovendo a motivação do grupo, para a melhoria contínua no ambiente de trabalho Delega tarefas à equipe Ajusta as metas com a equipe.
Monitora o cumprimento das instruções pela equipe de trabalho Avalia pessoal, esclarecendo os critérios adotados e seguindo parâmetros de avaliação Sistematiza avaliações contínuas, registrando erros e acertos e retroalimentando o trabalhador com o resultado da avaliação (“feedback”).
Desenvolve equipe de trabalho, levantando necessidades de treinamento e elaborando, em conjunto com a área de recursos humanos, os planos de treinamento Viabiliza a execução dos programas de treinamento, alocando recursos, indicando e liberando profissionais para participação nos treinamentos, e ministrando os programas ou indicando profissionais para a docência.
Verifica a eficácia do treinamento, avaliando a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo treinando Registra dados da execução e da avaliação dos programas Comunica-se, processando informações de liderados e chefias, agilizando o fluxo de informações, e repassando informações com clareza, para garantir a exatidão da informação e o entendimento da mensagem.
Aciona órgãos competentes em caso de acidentes de trabalho e de acidentes ambientais internos Elabora instruções e relatórios Monitora a limpeza e a organização do ambiente de trabalho.
Orienta a equipe para conservar ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Supervisiona o sistema de gerenciamento de resíduos Pesquisa e indica dispositivos para minimizar a emissão de poluentes.
Zela pela saúde e segurança no trabalho, mantendo-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança, e promovendo o diálogo diário com a equipe sobre segurança e sobre as ações de preservação da saúde ocupacional Utiliza, orienta e demonstra, exemplarmente, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Analisa situações de risco, em conjunto ou individualmente, tomando medidas para sua minimização ou, se possível, eliminação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8101-05 deve gerenciar processos contínuos de produção, supervisionar a elaboração de procedimentos técnicos operacionais, liderar equipe, planejar ações necessárias ao processo de produção, demonstrar competências pessoais, avaliar pessoal, zelar pela segurança, higiene e meio ambiente, tratar anomalias - desvios das condições normais de operação, desenvolver equipe de trabalho, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins atuam na fabricação de coque, refino de petróleo e de produtos químicos e afins, como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de revezamento contínuo e descontínuo de turnos, em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos. Podem permanecer expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. Algumas atividades são realizadas em grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8101-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso técnico de nível médio na área de química, oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com, no mínimo, cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) CBO 8101-05
Um Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) (ou sinônimo) deve divulgar a anomalia para as demais áreas, quando pertinente, controlar emoções em situações de conflito, trocar experiências com outros profissionais, exercitar a autonomia, delegar tarefas às equipes, escrever instruções e relatórios, de forma clara, processar informações de liderados e de chefias, registrar erros e acertos, negociar sobre a liberação de equipamentos para manutenção, participar de palestras e cursos de qualificação, monitorar as variações no processo de produção, definir prioridades de manutenção e operação, aplicar a ação corretiva para a anomalia, identificar o perfil individual da equipe de trabalho, acordar metas com os liderados, selecionar recursos humanos, respeitar os limites de segurança dos processos, em sua área de atuação, buscar o autodesenvolvimento - profissional e pessoal, alocar recursos humanos e materiais, motivar equipes por meio de dinâmicas, para melhoria contínua no ambiente de trabalho, cumprir os procedimentos de tratamento da anomalia, consultar dirigentes e instruções sobre atribuições das áreas da empresa, supervisionar o sistema de gerenciamento de resíduos, alocar recursos para o treinamento, agilizar - imprimir maior rapidez, eficiência o fluxo de informações, revisar manuais de operação, utilizar os recursos de comunicação disponíveis, avaliar a anomalia, administrar conflitos, utilizar ferramentas da qualidade, promover a motivação da equipe, nas atividades, coordenar atividades de treinamento no local de trabalho - on the job, programar rotinas e processos de trabalho, verificar a eficácia do treinamento por meio de avaliações e testes, aplicar instruções e procedimentos do processo produtivo, estabelecer prazos e prioridades para o processo operacional, promover o dialógo diário de segurança - reuniões sistemáticas sobre segurança, autorizar parada do processo de produção em situações de emergência, avaliar o perfil dos liderados, emitir relatório de tratamento da anomalia, dar feedback - realimentação, retorno de avaliações, demonstrar pró-atividade - tomar iniciativas, desenvolver confiabilidade mútua, elaborar, em conjunto com rh, os planos de treinamentos, cumprir o programa de produção preestabelecido, acompanhar auditorias fiscais, de segurança e de qualidade, assegurar o cumprimento das normas de segurança, orientar sobre a utilização de epi, esclarecer critérios de avaliação, sistematizar avaliações contínuas, repassar informações com clareza, utilizar equipamentos de proteção individual - epi, identificar normas e procedimentos de segurança, manter princípios éticos, acionar órgãos competentes em caso de acidentes ambientais internos, seguir parâmetros de avaliação, confirmar - checar o entendimento da mensagem, definir recursos para cumprimento de metas e padrões, promover ações de preservação da saúde ocupacional, otimizar custos de produção, manter a continuidade operacional, analisar riscos de desvios do processo de produção, preparar manuais de instruções técnicas, possibilitar ao treinando a aplicação de conhecimentos adquiridos nos treinamentos, identificar as causas da anomalia, aprimorar o processo, a partir do tratamento da anomalia, fazer revisão contínua dos procedimentos, adotar disposições e correções imediatas, demonstrar assertividade - declarar posição, identificar as necessidades da equipe, zelar pela integridade do ser humano, ministrar treinamentos, desenvolver visão sistêmica, elaborar cronograma de trabalho das equipes, orientar equipe quanto a paradas e partidas da planta de produção, acompanhar inspeções em equipamentos em manutenção, manter-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança por meio de consultas a catalógos, providenciar encaminhamentos na ocorrência de acidentes, selecionar recursos materiais, definir equipe para elaboração de procedimentos, analisar situações de risco, em conjunto ou individualmente, identificar as rotinas operacionais, coordenar correções operacionais, fazer rodízios funcionais da equipe de trabalho, demonstrar exemplarmente a utilização dos equipamentos de segurança, desenvolver habilidades de negociação, elaborar manuais de treinamentos, elaborar manuais de operação, preencher relatórios pertinentes a acidentes e incidentes, conforme normas de segurança, garantir a confirmação da informação, liberar profissionais para treinamento, de acordo com convocação, indicar profissionais para docência de treinamentos, manter equilíbrio emocional em situações diversas, assegurar o cumprimento das instruções, pela equipe de trabalho, indicar profissionais para participação dos treinamentos, registrar atividades de treinamentos, valorizar o desempenho dos treinados, levantar necessidades de treinamento, identificar a anomalia, encaminhar a anomalia para análises e registros documentais e laboratoriais, desenvolver habilidades para motivar pessoas, verificar a eficácia da ação corretiva, por meio de testes e exames, comunicar assuntos relativos a acidentes ambientais e ocupacionais para as comunidades pertinentes, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, desenvolver a criatividade.