CBO 8101-10 - Mestre de produção química - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins
O profissional no cargo de Mestre de produção química CBO 8101-10 supervisiona processos contínuos de fabricação de produtos químicos – tais como gases comprimidos ou liquefeitos, explosivos, tintas, desinfetantes, inseticidas, entre outros -, identificando, tratando e corrigindo anomalias e desvios dos processos, respeitando os limites de segurança, e monitorando a realização dos processos de acordo com normas e prazos estabelecidos Planeja as ações do processo de produção, para atingir as metas.
Coordena a elaboração de procedimentos técnicos e operacionais Monitora manutenção dos equipamentos Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos.
Mantém-se atualizado sobre tendências e inovações na área de atuação Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 8101-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mestre de produção química, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins CBO 8101-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8101-10
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins.
- Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias.
O que faz um Mestre de produção química
O Mestre de produção química CBO 8101-10 planeja processos de fabricação de produtos na indústria química, selecionando recursos humanos e materiais, programando rotinas e processos, elaborando cronograma de trabalho, e estabelecendo prazos e prioridades para execução dos processos operacionais, com intuito de atingir as metas de produção estabelecidas Supervisiona processos contínuos de produção na indústria química, cumprindo o programa e mantendo a continuidade de produção, respeitando os limites de segurança, monitorando as variações, analisando os riscos, e corrigindo os desvios do processo, para garantir o desenvolvimento dos processos de produção de acordo com normas e prazos estabelecidos.
Define prioridades de operação e de manutenção, acompanhando a inspeção dos equipamentos.
Autoriza a parada do processo de produção em emergências Trata anomalia (desvio da condição normal da operação), identificando-a, avaliando-a, examinando suas causas, adotando disposições e correções imediatas, monitorando a execução dos procedimentos para o tratamento, e verificando a eficácia da ação corretiva.
Informa a anomalia para análise e registros documentais e laboratoriais Divulga - quando pertinente - a anomalia para as demais áreas, a fim de evitar paradas na produção e fabricação de produtos fora de especificação.
Mantém-se atualizado sobre tendências e inovações na área de atuação, tais como uso de sistemas automatizados e integrados para controle da produção e uso de tecnologias avançadas, como robótica e inteligência artificial.
Coordena a elaboração de procedimentos técnicos e operacionais para orientar os processos a serem desenvolvidos Elabora manuais de operação, de treinamento e de instruções técnicas.
Faz revisão contínua dos procedimentos e dos manuais de operação, a fim de melhorar os métodos de produção.
Lidera equipe de trabalho, identificando o perfil individual, verificando as necessidades da equipe, valorizando o desempenho, e promovendo a motivação do grupo, para a melhoria contínua no ambiente de trabalho Delega tarefas à equipe Ajusta as metas com a equipe.
Monitora o cumprimento das instruções pela equipe de trabalho Avalia pessoal, esclarecendo os critérios adotados e seguindo parâmetros de avaliação Sistematiza avaliações contínuas, registrando erros e acertos e retroalimentando o trabalhador com o resultado da avaliação (“feedback”).
Desenvolve equipe de trabalho, levantando necessidades de treinamento e elaborando, em conjunto com a área de recursos humanos, os planos de treinamento Viabiliza a execução dos programas de treinamento, alocando recursos, indicando e liberando profissionais para participação nos treinamentos, e ministrando os programas ou indicando profissionais para a docência.
Verifica a eficácia do treinamento, avaliando a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo treinando Registra dados da execução e da avaliação dos programas Comunica-se, processando informações de liderados e chefias, agilizando o fluxo de informações, e repassando informações com clareza, para garantir a exatidão da informação e o entendimento da mensagem.
Aciona órgãos competentes em caso de acidentes de trabalho e de acidentes ambientais internos Elabora instruções e relatórios Monitora a limpeza e a organização do ambiente de trabalho.
Orienta a equipe para conservar ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Supervisiona o sistema de gerenciamento de resíduos Pesquisa e indica dispositivos para minimizar a emissão de poluentes.
Zela pela saúde e segurança no trabalho, mantendo-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança, e promovendo o diálogo diário com a equipe sobre segurança e sobre as ações de preservação da saúde ocupacional Utiliza, orienta e demonstra, exemplarmente, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Analisa situações de risco, em conjunto ou individualmente, tomando medidas para sua minimização ou, se possível, eliminação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8101-10 deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, tratar anomalias - desvios das condições normais de operação, liderar equipe, desenvolver equipe de trabalho, supervisionar a elaboração de procedimentos técnicos operacionais, planejar ações necessárias ao processo de produção, zelar pela segurança, higiene e meio ambiente, avaliar pessoal, gerenciar processos contínuos de produção.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins atuam na fabricação de coque, refino de petróleo e de produtos químicos e afins, como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de revezamento contínuo e descontínuo de turnos, em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos. Podem permanecer expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. Algumas atividades são realizadas em grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8101-10
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso técnico de nível médio na área de química, oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com, no mínimo, cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Mestre de produção química CBO 8101-10
Um Mestre de produção química (ou sinônimo) deve revisar manuais de operação, utilizar os recursos de comunicação disponíveis, promover o dialógo diário de segurança - reuniões sistemáticas sobre segurança, identificar o perfil individual da equipe de trabalho, desenvolver habilidades de negociação, autorizar parada do processo de produção em situações de emergência, verificar a eficácia da ação corretiva, por meio de testes e exames, elaborar cronograma de trabalho das equipes, utilizar ferramentas da qualidade, motivar equipes por meio de dinâmicas, para melhoria contínua no ambiente de trabalho, identificar normas e procedimentos de segurança, desenvolver visão sistêmica, buscar o autodesenvolvimento - profissional e pessoal, encaminhar a anomalia para análises e registros documentais e laboratoriais, estabelecer prazos e prioridades para o processo operacional, identificar as rotinas operacionais, elaborar manuais de treinamentos, manter-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança por meio de consultas a catalógos, analisar situações de risco, em conjunto ou individualmente, processar informações de liderados e de chefias, selecionar recursos humanos, preencher relatórios pertinentes a acidentes e incidentes, conforme normas de segurança, liberar profissionais para treinamento, de acordo com convocação, fazer rodízios funcionais da equipe de trabalho, manter equilíbrio emocional em situações diversas, garantir a confirmação da informação, coordenar atividades de treinamento no local de trabalho - on the job, selecionar recursos materiais, promover a motivação da equipe, nas atividades, escrever instruções e relatórios, de forma clara, participar de palestras e cursos de qualificação, identificar as necessidades da equipe, identificar a anomalia, valorizar o desempenho dos treinados, assegurar o cumprimento das normas de segurança, esclarecer critérios de avaliação, supervisionar o sistema de gerenciamento de resíduos, orientar equipe quanto a paradas e partidas da planta de produção, manter a continuidade operacional, desenvolver habilidades para motivar pessoas, acompanhar auditorias fiscais, de segurança e de qualidade, controlar emoções em situações de conflito, cumprir os procedimentos de tratamento da anomalia, elaborar manuais de operação, desenvolver confiabilidade mútua, aplicar a ação corretiva para a anomalia, comunicar assuntos relativos a acidentes ambientais e ocupacionais para as comunidades pertinentes, desenvolver a criatividade, alocar recursos para o treinamento, possibilitar ao treinando a aplicação de conhecimentos adquiridos nos treinamentos, acordar metas com os liderados, seguir parâmetros de avaliação, identificar as causas da anomalia, exercitar a autonomia, repassar informações com clareza, agilizar - imprimir maior rapidez, eficiência o fluxo de informações, fazer revisão contínua dos procedimentos, programar rotinas e processos de trabalho, utilizar equipamentos de proteção individual - epi, avaliar o perfil dos liderados, divulgar a anomalia para as demais áreas, quando pertinente, aplicar instruções e procedimentos do processo produtivo, preparar manuais de instruções técnicas, acionar órgãos competentes em caso de acidentes ambientais internos, adotar disposições e correções imediatas, definir equipe para elaboração de procedimentos, otimizar custos de produção, assegurar o cumprimento das instruções, pela equipe de trabalho, sistematizar avaliações contínuas, avaliar a anomalia, delegar tarefas às equipes, negociar sobre a liberação de equipamentos para manutenção, analisar riscos de desvios do processo de produção, indicar profissionais para participação dos treinamentos, demonstrar exemplarmente a utilização dos equipamentos de segurança, monitorar as variações no processo de produção, confirmar - checar o entendimento da mensagem, demonstrar pró-atividade - tomar iniciativas, indicar profissionais para docência de treinamentos, aprimorar o processo, a partir do tratamento da anomalia, administrar conflitos, demonstrar assertividade - declarar posição, dar feedback - realimentação, retorno de avaliações, trocar experiências com outros profissionais, definir prioridades de manutenção e operação, registrar atividades de treinamentos, registrar erros e acertos, acompanhar inspeções em equipamentos em manutenção, consultar dirigentes e instruções sobre atribuições das áreas da empresa, cumprir o programa de produção preestabelecido, respeitar os limites de segurança dos processos, em sua área de atuação, ministrar treinamentos, elaborar, em conjunto com rh, os planos de treinamentos, orientar sobre a utilização de epi, definir recursos para cumprimento de metas e padrões, verificar a eficácia do treinamento por meio de avaliações e testes, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, alocar recursos humanos e materiais, emitir relatório de tratamento da anomalia, promover ações de preservação da saúde ocupacional, coordenar correções operacionais, zelar pela integridade do ser humano, levantar necessidades de treinamento, manter princípios éticos, providenciar encaminhamentos na ocorrência de acidentes.