CBO 8116-10 - Operador de carro de apagamento e coque - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de equipamentos de coqueificação
O profissional no cargo de Operador de carro de apagamento e coque CBO 8116-10 opera carro de apagamento, posicionando-o para receber o coque desenfornado, após processo de coqueificação Em sistema de apagamento a úmido, transporta o coque incandescente para a torre de extinção e controla a operação de resfriamento, realizada por jateamento com água.
Em sistema de apagamento a seco, transporta o coque incandescente para unidade com caçamba fechada – evitando combustão do coque – e com utilização de gás, a fim de diminuir gradualmente a temperatura do coque Prepara atividades, interpretando ordem de produção Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
CBO 8116-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de equipamentos de coqueificação que pertence ao grupo dos trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de carro de apagamento e coque, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de equipamentos de coqueificação CBO 8116-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8116-10
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Operadores de equipamentos de coqueificação.
- Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias.
O que faz um Operador de carro de apagamento e coque
O Operador de carro de apagamento e coque CBO 8116-10 prepara o processo de resfriamento de coque, interpretando ordem de produção Verifica o cronograma das etapas de coqueificação.
Monitora o final do processo de coqueificação, para posicionar o carro de apagamento.
Acompanha o início do desenfornamento do coque, quando o “guia de coque” empurra a carga para o carro de apagamento Desloca o carro de apagamento lentamente, utilizando os controles, a fim de que o coque seja distribuído regularmente para facilitar o resfriamento.
No sistema de apagamento convencional a úmido, transporta o coque incandescente, conduzindo-o até a torre de extinção Regula o abastecimento de água da torre.
Controla a operação de resfriamento, monitorando a água esguichada por sobre a massa de coque, para resfriá-la e prevenir que entre em ignição.
Opera o carro de apagamento para descarregar o coque em um descarregador, a fim de secar e continuar o resfriamento No sistema de apagamento a seco (CDQ-Coke Dry Quenching), transporta o coque incandescente para a “Unidade de Apagamento a Seco de Coque”.
Na unidade, alimenta uma caçamba (“coke container”) que, após o recebimento do coque incandescente, é fechada para evitar a combustão.
Monitora a diminuição gradual da temperatura pela utilização de gás - nitrogênio - para resfriamento do coque No final do processo, verifica o envio do coque frio, por correia transportadora, para o sistema de peneiramento (britagem) Emite relatórios de ocorrências operacionais.
Monitora o funcionamento dos equipamentos, comunicando avarias e requisitando serviços de manutenção Cumpre a política ambiental da empresa, operando sistema de controle de poluição do ar, para redução das emissões fugitivas para a atmosfera provenientes do processo de apagamento do coque a úmido na torre de extinção, possibilitando a recuperação do calor do coque para utilização em caldeiras e produção de energia elétrica no sistema de apagamento a seco, e realizando outras ações, conforme o sistema adotado Trabalha de acordo com as normas de segurança e saúde ocupacional, utilizando os equipamentos de proteção individual apropriados para cada atividade e prevenindo acidentes.
Identifica situações de risco, auxiliando na proposição de medidas preventivas ou mitigadoras Combate princípios de incêndio.
Presta primeiros socorros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8116-10 deve desenfornar o coque, preparar o processo de coqueificação, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de equipamentos de coqueificação atuam na fabricação de coque, refino de petróleo, fabricação de combustíveis, álcool e produtos químicos como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos. Atuam no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) ou em horários irregulares. Em algumas atividades permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis, trabalham em grandes alturas, em ambiente subterrâneo ou confinado. Podem, ainda, permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8116-10
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído. A qualificação profissional ocorre com a experiência prática no próprio local de trabalho e o pleno desempenho das atividades é alcançado entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Operador de carro de apagamento e coque CBO 8116-10
Um Operador de carro de apagamento e coque (ou sinônimo) deve posicionar máquinas desenfornadora, extratora e carro de apagamento, abastecer a máquina enfornadora, vedar as bocas de carregamento, demonstrar aptidão para trabalhar em grandes alturas, estar atento às condições de uso das máquinas, equipamentos e instalações, obedecer normas e procedimentos de qualidade, segurança e meio ambiente, fragmentar o coque de petróleo, comunicar-se de maneira clara e objetiva, posicionar máquina enfornadora, disponibilizar o coque para consumo e estoque, usar corretamente equipamentos de proteção individual e coletiva - epi e epc, trabalhar em equipe, resfriar o coque, suportar altas temperaturas, aperfeiçoar-se profissionalmente, transportar coque incandescente, trabalhar com concentração.