CBO 8117-10 - Calandrista de borracha - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas

O profissional no cargo de Calandrista de borracha CBO 8117-10 opera máquina de comprimir borracha e seus compostos – calandra -, para transformar o material em lâminas planas ou curvas Ajusta e controla os parâmetros e as etapas do processo de produção, de acordo com ordens de serviço e especificações.

Registra dados referentes aos resultados obtidos e informações sobre as atividades realizadas Faz manutenção de primeiro nível da máquina Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ambiental.

CBO 8117-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas que pertence ao grupo dos trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Calandrista de borracha, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas CBO 8117-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8117-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas.
      • Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias.

O que faz um Calandrista de borracha

O Calandrista de borracha CBO 8117-10 inspeciona a área de trabalho, verificando as condições de operação e examinando o funcionamento da máquina Alimenta a máquina, aquecendo e acondicionando o material.

Regula a máquina em função dos parâmetros do processo especificados nas ordens de serviço.

Opera a máquina de comprimir borracha e seus compostos – calandra -, fazendo-os passar por cilindros rotativos, para transformar o material em lâminas planas ou curvas Cilindra a massa e faz a laminação de produtos.

Inspeciona o produto com base nas especificações técnicas Controla a qualidade e a efetividade do processo, verificando os requisitos essenciais da operação, monitorando as etapas e identificando as ocorrências intervenientes no processo.

Documenta o processo e as atividades realizadas, registrando os dados de produção e os parâmetros da máquina.

Emite relatórios Registra controle estatístico de processo.

Zela pela conservação da máquina, fazendo manutenção de primeiro nível.

Detecta defeitos na máquina Controla estoque de matéria-prima Preenche formulários de solicitação de manutenção corretiva da máquina e de requisição de materiais.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Controla desperdícios de materiais Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, providenciando sua destinação.

Faz descarte de forma ecologicamente correta Verifica o funcionamento de dispositivos de segurança das máquinas.

Identifica fatores de risco no local de trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 8117-10 deve preparar a matéria-prima, preparar máquinas e moldes, demonstrar competências pessoais, documentar o processo de produção, trabalhar com segurança, controlar o processo de produção, fabricar produtos de plástico e de borracha.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas atuam na fabricação de artigos de borracha, plástico, produtos de minerais não metálicos e reciclagem de produtos. São empregados com carteira assinada e organizam-se em equipe (células de trabalho) sob supervisão ocasional. Atuam em locais fechados, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e podem permanecer expostos a ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8117-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com cerca de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre em até um ano de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Calandrista de borracha CBO 8117-10

Um Calandrista de borracha (ou sinônimo) deve trabalhar em equipe, zelar pelos equipamentos de trabalho, conferir propriedades técnicas do produto, cilindrar a massa, registrar o controle de parâmetros de máquinas, cumprir normas de segurança, utilizar equipamentos de proteção individual - epi, identificar fatores de risco no local de trabalho, informar condições inseguras, verificar o funcionamento de dispositivos de segurança das máquinas, granular matéria-prima, acondicionar matéria-prima em recipientes, receber material, controlar estoque de matéria-prima, registrar o controle estatístico do processo, detectar defeitos na máquina, interpretar ordens de serviço, inspecionar visualmente o produto, controlar a temperatura da matéria-prima, abastecer máquina com matéria-prima e massa para produção, alimentar máquinas e moldes com matéria-prima e massa, informar ocorrência de acidentes, participar de atividades de segurança promovidas pela empresa, comunicar-se de forma clara e objetiva, demonstrar iniciativa, zelar pela preservação do meio ambiente, registrar controle de produção, zelar pela qualidade do produto, aquecer a matéria-prima, controlar parâmetros de máquina, manter o local de trabalho limpo e organizado, participar de treinamentos, requisitar material, laminar a massa, prevenir atos inseguros, controlar dimensionalmente as peças, regular parâmetros do processo, elaborar relatórios.

Cargos e salários CBO 8117-10 - Operadores de instalações e máquinas de produtos plásticos, de borracha e moldadores de parafinas

Salário Calandrista de Borracha

Calandrista de Borracha: Brasil

O profissional no cargo de Calandrista de Borracha CBO 8117-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.281 e 3.737 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.675 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-10.
Salário Cilindrista de Borracha

Cilindrista de Borracha: Brasil

O profissional no cargo de Cilindrista de Borracha CBO 8117-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.281 e 3.737 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.675 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-10.
Salário Calandrista de Borracha

Calandrista de Borracha: São Paulo

O profissional no cargo de Calandrista de Borracha CBO 8117-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.406 e 3.610 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 703 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-10.
Salário Cilindrista de Borracha

Cilindrista de Borracha: São Paulo

O profissional no cargo de Cilindrista de Borracha CBO 8117-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.406 e 3.610 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 703 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8117-10.