Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 8181-10 - Auxiliar de laboratório de análises físico-químicas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos laboratoristas industriais auxiliares

O profissional no cargo de Auxiliar de laboratório de análises físico-químicas CBO 8181-10 auxilia no desenvolvimento de análises físico-químicas em laboratórios, escolhendo equipamentos e vidrarias, preparando soluções, coletando e identificando as amostras, selecionando meios de cultura, analisando as amostras, e interpretando dados, para emitir laudos Planeja as atividades, interpretando as ordens de serviço, selecionando métodos de análise e programando as etapas de trabalho.

Identifica materiais químicos e amostras para armazenamento Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental

CBO 8181-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de laboratoristas industriais auxiliares que pertence ao grupo dos trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de laboratório de análises físico-químicas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Laboratoristas industriais auxiliares CBO 8181-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8181-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Laboratoristas industriais auxiliares.
      • Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias.

O que faz um Auxiliar de laboratório de análises físico-químicas

O Auxiliar de laboratório de análises físico-químicas CBO 8181-10 auxilia na realização de análises físico-químicas no laboratório, interpretando as ordens de serviço Planeja as atividades, selecionando método de análise, programando as etapas de trabalho e relacionando materiais, equipamentos e instrumentos necessários.

Verifica o suprimento de materiais.

Efetua cálculos, preenchendo fichas e formulários Prepara vidrarias para serem utilizadas em análises físico-químicas, lavando-as, secando-as e esterilizando-as, a fim de evitar contaminações.

Identifica e armazena as vidrarias Prepara as soluções para as análises laboratoriais, selecionando vidrarias e equipamentos e pesando ou medindo o volume dos reagentes.

Mistura os reagentes, para homogeneizar a solução preparada.

Padroniza as soluções e mede os parâmetros necessários para a sua caracterização Armazena as soluções, rotulando os frascos com as informações para a sua identificação, seguindo as boas práticas de laboratório.

Interpreta manual de operações e prepara equipamentos de medição e ensaios, identificando tensão elétrica.

Seleciona e monta acessórios Verifica a aferição dos equipamentos Coleta amostras para análise laboratorial, interpretando as instruções do plano de amostragem.

Etiqueta as amostras e registra os seus dados, realizando os procedimentos para preservação das características das amostras Prepara as amostras para a análise, organizando a bancada de trabalho, separando reagentes e soluções, selecionando meios de cultura e outros insumos Realiza análises, interpretando dados.

Emite laudos Mantém arquivos físicos e/ou digitais de fichas, formulários e laudos.

Organiza literaturas técnicas, para consulta Conserva o ambiente limpo, higienizado e organizado Acondiciona e etiqueta materiais químicos e amostras para armazenamento.

Executa o descarte dos resíduos de acordo com as normas ambientais Limpa e organiza acessórios e instrumentos de trabalho Solicita serviço de manutenção de máquinas e equipamentos, quando necessário.

Trabalha com segurança, prevenindo acidentes e usando equipamentos de proteção individual Presta atenção aos rótulos de reagentes e obedece às especificidades neles descritas.

Funções do cargo

O funcionário CBO 8181-10 deve analisar amostras, organizar o trabalho conforme normas de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente, preparar equipamentos de medição e ensaios, preparar vidrarias e similares, preparar soluções, planejar o trabalho de apoio do laboratório, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Laboratoristas industriais auxiliares profissionais nessa família CBO, exercem o cargo nos laboratórios de empresas farmoquímicas, farmacêuticas, de alimentos, de tratamento de água, bioquímicas e de celulose. São empregados com carteira assinada e trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). Algumas atividades são exercidas sob pressão, ocasionando estresse. Podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos e radiação.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8181-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Auxiliar de laboratório de análises físico-químicas CBO 8181-10

Um Auxiliar de laboratório de análises físico-químicas (ou sinônimo) deve identificar tensão elétrica de equipamentos, descartar resíduos, padronizar solução, armazenar solução, demonstrar pró-atividade, relacionar materiais, equipamentos e instrumentos, despirogenizar vidrarias, preparar amostras para análise, conforme procedimentos, manter o ambiente organizado, distribuindo os acessórios e equipamentos de forma organizada, manipular meios de cultura, organizar fichários e literaturas técnicas, lavar vidrarias, interpretar instruções do plano de amostragem, medir ph, condutividade e turbidez da água e solução, selecionar métodos de análise, executar testes, conforme procedimentos, selecionar vidrarias e equipamentos, solicitar manutenção de máquinas e equipamentos, estabelecer relacionamento interpessoal, esterilizar vidrarias, preparar máquinas e equipamentos para uso, programar materiais, equipamentos e instrumentos, embalar vidrarias, ordenar bancadas de trabalho, esterilizar meios de cultura, verificar aferição de equipamentos, etiquetar materiais químicos e amostras para armazenamento, efetuar cálculos, conforme indicações do método de análise, secar vidrarias, rotular solução, identificar condição de uso de vidrarias, coletar amostras de insumos e matérias-primas, identificar vidrarias, exercer autocrítica, filtrar solução, interpretar dados obtidos, demonstrar senso de auto-organização, misturar reagentes, interpretar ordens de serviço programadas, demonstrar sociabilidade, separar reagentes e soluções, montar acessórios, selecionar acessórios, medir reagentes - peso, volume, realizar procedimentos para preservação das características das amostras, selecionar meios de cultura, emitir laudos, homogeneizar a solução, desmontar acessórios, preencher fichas e formulários, armazenar vidrarias, programar o suprimento de materiais, identificar conteúdo na vidraria, com etiqueta e caneta-pincel, etiquetar amostras, higienizar ambiente de trabalho, programar as etapas de trabalho, tomar iniciativa, interpretar manual de operações, registrar os dados das amostras, agir com disciplina.

Cargos e salários CBO 8181-10 - Laboratoristas industriais auxiliares

Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Brasil

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.906 e 2.975 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.515 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas Indaiatuba

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Indaiatuba, SP

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 1.994 e 2.945 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 72 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Bahia

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.697 e 2.619 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 387 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas Fortaleza

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.751 e 2.740 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 111 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas Rio de Janeiro

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.833 e 2.979 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 349 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas São Paulo

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.366 e 4.176 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 781 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas Belo Horizonte

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.749 e 2.681 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 450 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas Londrina

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Londrina, PR

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.925 e 2.931 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 94 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas Goiânia

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.758 e 2.659 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 252 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas Curitiba

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.964 e 2.944 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 268 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.974 e 3.012 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.314 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas Cuiabá

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 1.740 e 2.614 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 106 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.817 e 2.923 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 619 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas Campinas

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Campinas, SP

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.057 e 3.236 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 209 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: São Paulo

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.061 e 3.229 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.432 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas Bento Goncalves

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Bento Goncalves, RS

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Bento Goncalves - RS, ganha entre 2.164 e 3.139 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 30 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Santa Catarina

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.124 e 3.287 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.030 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.
Salário Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas Salvador

Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas: Salvador, BA

O profissional no cargo de Auxiliar de Laboratório de Analises Fisico-Quimicas CBO 8181-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.755 e 2.806 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 86 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8181-10.