CBO 8214-05 - Encarregado de acabamento de chapas e metais (têmpera) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais

O profissional no cargo de Encarregado de acabamento de chapas e metais (têmpera) CBO 8214-05 realiza tratamento térmico em chapas e metais, utilizando métodos de aquecimento e de resfriamento adequados ao material e ao processo Controla a qualidade dos produtos.

Pode utilizar software de controle dos processos Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 8214-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais que pertence ao grupo dos trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Encarregado de acabamento de chapas e metais (têmpera), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais CBO 8214-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8214-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais.
      • Trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção.

O que faz um Encarregado de acabamento de chapas e metais (têmpera)

O Encarregado de acabamento de chapas e metais (têmpera) CBO 8214-05 planeja e organiza o trabalho, para realizar tratamento térmico em chapas e metais Seleciona máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos.

Verifica a sequência programada para os processos de acabamento, para realizar os trabalhos de acordo com a programação da produção.

Pode fazer a adequação da programação, para atender às demandas Corta chapas e metais, para preparar os materiais metálicos para o acabamento, no âmbito do processo de fabricação metal-siderúrgico.

Pode utilizar diferentes métodos e equipamentos de aquecimento e de resfriamento adequados ao material e ao processo, como o forno de tratamento térmico e a máquina de têmpera Aquece aços e metais em fornos de tratamento térmico.

Programa e elimina a oxigenação interna dos fornos, para abastecê-los e ativá-los.

Mantém o controle das temperaturas dos fornos e dos materiais Conduz o processo de resfriamento.

Opera máquina de têmpera, acionando uma mesa de controle, para dar às chapas o tratamento programado.

Executa a regulagem da vazão de água, manuseando os comandos de vazão e pressão Regula a velocidade da mesa de rolo da máquina e mesa de saída, acionando os comandos, para melhor rendimento Pode utilizar software de controle para monitoramento do processo de acabamento metal-siderúrgico, inclusive de novos tipos de materiais.

Controla a qualidade dos produtos, inspecionando materiais metálicos ao longo da fase de acabamento da fabricação metal-siderúrgica Faz uso de peças com padrão de qualidade definido, comparando-as com os produtos em processo, para identificar defeitos, encaminhar soluções técnicas e garantir a qualidade dimensional e da superfície do produto ao final do processo Controla o fluxo de materiais e o processo de acabamento, movimentando os materiais em processo.

Mantém registros de dados, irregularidades e outras informações do processo produtivo Controla desperdícios de materiais, coletando resíduos.

Encaminha os resíduos reutilizáveis para os setores encarregados de reciclagem e descarta os demais, de acordo com as normas ambientais Usa energia de forma eficiente, na realização dos trabalhos Mantém o local das atividades limpo e organizado.

Mantém máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos limpos, organizados e em plenas condições de uso e funcionamento Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos, identificando e eliminando situações inseguras e prevenindo acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 8214-05 deve demonstrar competências pessoais, controlar qualidade dos produtos, realizar tratamento térmico de chapas e metais, trabalhar de acordo com métodos seguros e normas e segurança, controlar fluxo e processo de acabamento, preparar acabamento de materiais metálicos.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais profissionais nessa família CBO, exercem o cargo na fabricação de produtos de metal e metalurgia básica como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados ou a céu aberto e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). No exercício de algumas atividades podem permanecer expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8214-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. A exceção fica por conta do preparador de sucatas para o qual requer-se a quarta série do ensino fundamental e prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Encarregado de acabamento de chapas e metais (têmpera) CBO 8214-05

Um Encarregado de acabamento de chapas e metais (têmpera) (ou sinônimo) deve cortar chapas e metais, evidenciar multifuncionalidade, manter o local de trabalho limpo e organizado, divulgar acidentes ocorrridos, cumprir normas de preservação ambiental, aperfeiçoar-se profissionalmente, garantir a qualidade superficial e dimensional do produto final, valorizar oportunidades oferecidas pela empresa, aquecer aços e metais em geral, controlar a temperatura do forno e de materiais metálicos, programar forno de tratamento térmico, eliminar oxigenação interna do forno, identificar defeitos nos produtos, sugerir melhorias em reuniões da cipa, adequar programação da produção, coletar resíduos industriais, saber comunicar-se, dar provas de assiduidade e pontualidade, usar equipamentos de proteção, manusear equipamentos de combate a incêndio, trabalhar em equipe, evidenciar espírito de liderança, consignar máquinas e equipamentos, inspecionar materiais metálicos, movimentar, manualmente, materiais e resíduos industriais, saber ouvir, registrar dados e irregularidades do processo produtivo, abastecer forno de tratamento térmico, monitorar a centralização de tiras no equipamento de recozimento contínuo, resfriar aços e metais em geral, manifestar iniciativa, respeitar áreas de risco, trabalhar com ética profissional, demonstrar criatividade, controlar programação dos processos de acabamento, comparar produtos com padrão de qualidade, demonstrar atenção, relatar atos, condições inseguras e acidentes.

Cargos e salários CBO 8214-05 - Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais

Salário Líder de Produção

Líder de Produção: Brasil

O profissional no cargo de Líder de Produção CBO 8214-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.447 e 6.387 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 6.632 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais  (Tempera)

Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais (Tempera): Brasil

O profissional no cargo de Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais (Tempera) CBO 8214-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.447 e 6.387 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 6.632 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais  (Tempera)

Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais (Tempera): São Paulo

O profissional no cargo de Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais (Tempera) CBO 8214-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.645 e 6.726 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.980 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais  (Tempera)

Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais (Tempera): Minas Gerais

O profissional no cargo de Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais (Tempera) CBO 8214-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 3.229 e 6.022 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 693 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais  (Tempera) São Paulo

Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais (Tempera): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais (Tempera) CBO 8214-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.763 e 7.258 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 554 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais  (Tempera) Rio de Janeiro

Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais (Tempera): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais (Tempera) CBO 8214-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 4.983 e 11.457 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 64 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais  (Tempera) Mauá

Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais (Tempera): Mauá, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Acabamento de Chapas e Metais (Tempera) CBO 8214-05 trabalhando em Mauá - SP, ganha entre 3.661 e 6.384 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 35 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Líder de Produção São Bernardo do Campo

Líder de Produção: São Bernardo do Campo, SP

O profissional no cargo de Líder de Produção CBO 8214-05 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 2.946 e 5.519 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 54 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Líder de Produção Porto Alegre

Líder de Produção: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Líder de Produção CBO 8214-05 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.921 e 5.978 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 16 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Líder de Produção Campinas

Líder de Produção: Campinas, SP

O profissional no cargo de Líder de Produção CBO 8214-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 3.106 e 6.089 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 47 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Líder de Produção

Líder de Produção: Minas Gerais

O profissional no cargo de Líder de Produção CBO 8214-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 3.229 e 6.022 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 693 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Líder de Produção

Líder de Produção: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Líder de Produção CBO 8214-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.404 e 6.406 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 336 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Líder de Produção

Líder de Produção: Paraná

O profissional no cargo de Líder de Produção CBO 8214-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 3.735 e 6.809 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 550 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Líder de Produção

Líder de Produção: São Paulo

O profissional no cargo de Líder de Produção CBO 8214-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.645 e 6.726 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.980 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Líder de Produção Belo Horizonte

Líder de Produção: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Líder de Produção CBO 8214-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.850 e 4.902 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 71 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Líder de Produção Sorocaba

Líder de Produção: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Líder de Produção CBO 8214-05 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 4.032 e 7.016 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 104 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Líder de Produção Guarulhos

Líder de Produção: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Líder de Produção CBO 8214-05 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 3.606 e 6.455 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 148 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.
Salário Líder de Produção Indaiatuba

Líder de Produção: Indaiatuba, SP

O profissional no cargo de Líder de Produção CBO 8214-05 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 3.924 e 7.056 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 43 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-05.