CBO 8214-10 - Escarfador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais
O profissional no cargo de Escarfador CBO 8214-10 executa a escarfagem de materiais metálicos, identificando, marcando e removendo defeitos da superfície Programa as atividades, de acordo com ordem de serviço.
Controla a qualidade dos produtos, inspecionando as peças antes e após as operações Controla o fluxo de materiais e o processo Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 8214-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais que pertence ao grupo dos trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Escarfador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais CBO 8214-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8214-10
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais.
- Trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção.
O que faz um Escarfador
O Escarfador CBO 8214-10 planeja as atividades, de acordo com a ordem de serviço e com a programação da produção relacionada aos processos de acabamento Seleciona materiais, máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos, conforme especificações do processo e do produto.
Identifica defeitos – tais como riscos, trincas, dobras e incrustação de escórias -, em blocos, placas, lingotes, tarugos e outros produtos semiacabados.
Executa cortes no material a ser escarfado e retira amostras para análises laboratoriais Procede à limpeza das peças e marca as posições defeituosas nas superfícies metálicas.
Realiza a escarfagem, dirigindo a chama de maçarico de corte manual para as áreas demarcadas Controla o processo, considerando a calibração do ângulo do maçarico para a passagem do fluxo de oxigênio de maneira contínua e uniforme.
Verifica o estado final das peças, no que se refere às propriedades físicas e temperatura.
Pode operar máquinas de escarfagem automática, para realização dos trabalhos Controla a qualidade dos produtos, inspecionando as peças antes e após as operações, para garantir a qualidade dimensional e da superfície do produto.
Pode fazer uso de peças com padrão de qualidade definido, para comparação com o material trabalhado.
Controla o fluxo de materiais e o processo, movimentando as peças na sequência programada e encaminhando-as para a etapa seguinte do processo de acabamento Mantém registros de dados, irregularidades e outras informações do processo produtivo Controla desperdícios de materiais, coletando resíduos.
Encaminha os resíduos reutilizáveis para os setores encarregados de reciclagem e descarta os demais, de acordo com as normas ambientais Usa energia de forma eficiente, na realização dos trabalhos Mantém o local das atividades limpo e organizado.
Mantém máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos limpos, organizados e em plenas condições de uso e funcionamento Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos, identificando e eliminando situações inseguras e prevenindo acidentes.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8214-10 deve trabalhar de acordo com métodos seguros e normas e segurança, controlar fluxo e processo de acabamento, identificar produtos metálicos, demonstrar competências pessoais, preparar sucata e escória, preparar acabamento de materiais metálicos, controlar qualidade dos produtos.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais profissionais nessa família CBO, exercem o cargo na fabricação de produtos de metal e metalurgia básica como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados ou a céu aberto e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). No exercício de algumas atividades podem permanecer expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8214-10
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. A exceção fica por conta do preparador de sucatas para o qual requer-se a quarta série do ensino fundamental e prática profissional no posto de trabalho.
Atividades exercidas por um Escarfador CBO 8214-10
Um Escarfador (ou sinônimo) deve usar equipamentos de proteção, controlar programação dos processos de acabamento, movimentar, manualmente, materiais e resíduos industriais, valorizar oportunidades oferecidas pela empresa, demonstrar criatividade, retirar amostras para análises laboratoriais, cumprir normas de preservação ambiental, manifestar iniciativa, dar provas de assiduidade e pontualidade, evidenciar multifuncionalidade, identificar o material, respeitar áreas de risco, cortar chapas e metais, manusear equipamentos de combate a incêndio, demonstrar atenção, limpar peças, identificar defeitos nos produtos, adequar programação da produção, trabalhar com ética profissional, aperfeiçoar-se profissionalmente, divulgar acidentes ocorrridos, saber comunicar-se, colar etiquetas conforme especificação, relatar atos, condições inseguras e acidentes, saber ouvir, rebarbar metais, comparar produtos com padrão de qualidade, evidenciar espírito de liderança, inspecionar materiais metálicos, escarfar blocos, placas e tarugos, pintar logomarcas e números de série no produto, consignar máquinas e equipamentos, coletar resíduos industriais, trabalhar em equipe, preparar o equipamento de corte, sugerir melhorias em reuniões da cipa, manter o local de trabalho limpo e organizado, garantir a qualidade superficial e dimensional do produto final, limpar área de identificação no produto, registrar dados e irregularidades do processo produtivo.