CBO 8332-05 - Cartonageiro, a mão (caixas de papelão) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores artesanais de produtos de papel e papelão

O profissional no cargo de Cartonageiro, a mão (caixas de papelão) CBO 8332-05 confecciona, manualmente, caixa de papel e papelão para embalagem, cortando, dobrando, colando e grampeando as partes componentes, fazendo a montagem, realizando o acabamento, e executando a decoração Planeja a confecção, examinando o produto a ser embalado para calcular dimensões e definir posições de dobras e cortes da caixa.

Inspeciona visualmente as caixas confeccionadas Prepara as embalagens para expedição e armazenamento Cumpre procedimentos técnicos e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 8332-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores artesanais de produtos de papel e papelão que pertence ao grupo dos trabalhadores de instalações e máquinas de fabricação de celulose e papel, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Cartonageiro, a mão (caixas de papelão), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores artesanais de produtos de papel e papelão CBO 8332-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8332-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores artesanais de produtos de papel e papelão.
      • Trabalhadores de instalações e máquinas de fabricação de celulose e papel.

O que faz um Cartonageiro, a mão (caixas de papelão)

O Cartonageiro, a mão (caixas de papelão) CBO 8332-05 planeja a confecção manual de caixas de papel e papelão, para embalar produtos Seleciona ferramentas de corte.

Verifica disponibilidade de materiais, adquirindo os faltantes.

Examina os produtos a serem embalados, para calcular as dimensões das caixas e definir posições de dobras e cortes Elabora moldes das caixas.

Produz a caixa de papel e papelão, cortando, dobrando, colando e grampeando as partes componentes Monta a embalagem.

Realiza o acabamento na embalagem, forrando a caixa com papel ou material similar, fixando fechos, alças e reforços, e guarnecendo o interior da embalagem com encaixes e divisórias.

Prepara a decoração da embalagem, selecionando tintas e solventes, preparando telas de impressão e clichês, e montando gabaritos para corte e impressão Executa a decoração da embalagem, fazendo pinturas, imprimindo estampas, gravando telas, e fixando acessórios.

Pode imprimir informações sobre o produto a ser embalado, tais como nome (ou razão social) e endereço do fabricante, cor do produto, entre outras.

Inspeciona visualmente as caixas confeccionadas, identificando defeitos e realizando os ajustes necessários Prepara as embalagens para expedição e armazenamento, acondicionando as caixas produzidas Orienta forma de empilhamento das embalagens para transporte e para armazenagem, a fim de não lhes causar danos.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e acessórios de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso Pode afiar, manualmente, as ferramentas de corte.

Evita desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento Realiza descarte de resíduos de maneira ambientalmente adequada.

Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e prevenindo acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 8332-05 deve produzir embalagens, preparar embalagens para expedição e armazenamento, demonstrar competências pessoais, preparar a produção de embalagens de papel e papelão, decorar embalagens, realizar acabamento em embalagens.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores artesanais de produtos de papel e papelão os trabalhadores dessa família ocupacional exercem suas atividades em empresas de pastas, papel e produtos de papel. Os profissionais são empregados na condição de trabalhador assalariado, com carteira assinada e exercem suas funções sob supervisão permanente. Também podem ser autônomos. Realizam as atividades em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem, ainda, trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8332-05

O trabalho é exercido por pessoas com escolaridade mínima de ensino fundamental concluído, acrescido de curso básico de qualificação, de duzentas a quatrocentas horas-aula. O desempenho completo do exercício profissional ocorre após o período de três a quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Cartonageiro, a mão (caixas de papelão) CBO 8332-05

Um Cartonageiro, a mão (caixas de papelão) (ou sinônimo) deve forrar embalagens com papel ou material similar, elaborar moldes, limpar local de trabalho, guarnecer o interior das embalagens com encaixes e divisórias, cortar partes componentes da embalagem, avaliar especificações de produtos, colar partes componentes da embalagem., inspecionar visualmente as embalagens, fixar fechos, regular posição de estampas, em máquinas, selecionar telas de impressão e clichês, determinar dimensões de embalagens., tomar iniciativa, selecionar materiais, selecionar tintas e solventes, orientar o armazenamento, dobrar partes componentes da embalagem, gravar telas, dispor materiais para a produção, imprimir estampas, grampear partes componentes da embalagem, selecionar ferramentas de corte, demonstrar senso de responsabilidade, demonstrar habilidade manual, orientar o transporte, determinar posições de dobras e cortes, fixar alças e reforços, acondicionar embalagens, fixar acessórios, montar gabaritos para corte e impressão, montar embalagens, demonstrar criatividade.

Cargos e salários CBO 8332-05 - Trabalhadores artesanais de produtos de papel e papelão

Salário Cartonageiro a Mão (Caixas de Papelão)

Cartonageiro a Mão (Caixas de Papelão): Brasil

O profissional no cargo de Cartonageiro a Mão (Caixas de Papelão) CBO 8332-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.682 e 2.414 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.047 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8332-05.