CBO 8414-16 - Cozinhador de carnes - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos
O profissional no cargo de Cozinhador de carnes CBO 8414-16 prepara e cozinha carnes bovinas, suínas, de aves e outras, em escala industrial Planeja o trabalho, seguindo ordem de serviço e programação da produção.
Aplica medidas e ações previstas em boas práticas de fabricação (BPF) da indústria alimentícia Cumpre legislação sanitária, normas técnicas, normas de higiene na manipulação de alimentos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 8414-16 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Cozinhador de carnes, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos CBO 8414-16 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8414-16
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos.
- Trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo.
O que faz um Cozinhador de carnes
O Cozinhador de carnes CBO 8414-16 prepara as atividades, de acordo com ficha técnica, ordem de serviço e programação da produção Seleciona utensílios, instrumentos, matérias-primas e insumos, de acordo com as especificações do processo e dos produtos.
Inspeciona as condições operacionais de máquinas e equipamentos.
Interpreta receitas e procedimentos técnicos, verificando as proporções de carnes requeridas Prepara porção de carne bovina, suína, de ave ou outra, conforme tipo de corte.
Limpa a carne Efetua as medidas de massa, volume e temperatura da carne e dos demais insumos, como temperos, conservantes, espessantes e outros.
Pode adicionar legumes, caldas ou outros itens, de acordo com a receita.
Pode utilizar equipamentos na preparação da carne, tais como cortadora de cubos, injetora de tempero e moedor de carne industrial Opera equipamentos de cozimento (cocção), tais como panelas de pressão, cubas de vácuo ou de evaporação e aparelhos de frigir.
Controla a temperatura, o tempo e a pressão de cozimento.
Pode controlar a umidade, dosando quantidade de água Examina o produto cozido, verificando sua consistência e conferindo o atendimento aos parâmetros estabelecidos na ficha técnica de produção e na ordem de serviço Opera equipamentos de embalagem e etiquetagem, acondicionando os produtos para armazenamento e discriminando, na etiqueta, o tipo de produto, a data de preparo, o prazo de validade, entre outras informações.
Opera câmara fria para armazenar e conservar as matérias-primas, os insumos e os produtos de carne Emite relatório de produção, para prestar informações sobre o processo realizado e orientar a sua continuidade Mantém as instalações limpas, organizadas, higienizadas e desinfetadas.
Limpa, organiza e higieniza equipamentos, instrumentos e utensílios Destina adequadamente os resíduos gerados, realizando descarte de acordo com as normas ambientais.
Controla a reposição de matérias-primas e insumos, examinando a programação da produção, as fichas técnicas e o estoque disponível Recebe e armazena as mercadorias, controlando seu estado de conservação Verifica o funcionamento das máquinas e dos equipamentos de cozinha.
Desliga máquinas e equipamentos ao ouvir alarmes de mau funcionamento, requisitando a necessária manutenção ou substituição.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8414-16 deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos atuam no setor primário da economia (agricultura, pecuária, pesca) e na fabricação de produtos alimentares e bebidas como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente, em ambiente fechado e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse, e em posições desconfortáveis durante longos períodos. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, pó, odores e câmaras frias.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8414-16
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Cozinhador de carnes CBO 8414-16
Um Cozinhador de carnes (ou sinônimo) deve demonstrar iniciativa, trabalhar em equipe, preparar relatórios ou registros de informações, manter-se atualizado na carreira profissional, controlar o stress, detectar e definir soluções para trabalhos em condições desfavoráveis, manter higiene pessoal, participar de discussões técnicas, reconhecer os limites de autoridade.