CBO 8422-25 - Celofanista na fabricação de charutos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos charuteiros
O profissional no cargo de Celofanista na fabricação de charutos CBO 8422-25 embala cigarrilhas e charutos - finalizados e aprovados em inspeção de qualidade - prendendo ao seu redor uma anilha com símbolo relacionado à marca e envolvendo cada produto em celofane, em processos realizados à mão ou à máquina Recebe e rotula caixas.
Coloca cada conjunto de charutos ou cigarrilhas, com iguais características e tonalidade de cor, em uma mesma caixa No caso de cigarrilhas, pode acrescentar piteiras, quando for o caso Prepara-se para realizar atividades de embalagem, interpretando ordem de produção.
Executa ações de manutenção básica de máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 8422-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de charuteiros que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Celofanista na fabricação de charutos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Charuteiros CBO 8422-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8422-25
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Charuteiros.
- Trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo.
O que faz um Celofanista na fabricação de charutos
O Celofanista na fabricação de charutos CBO 8422-25 prepara-se para embalar charutos e cigarrilhas, interpretando ordem de produção Recebe cigarrilhas ou charutos - finalizados e aprovados em inspeção de qualidade -, para personalizar e embalar com celofane, à máquina ou à mão.
Opera máquina, colocando a cigarrilha ou o charuto em uma espécie de funil, para prender ao seu redor uma anilha, com identificação do tipo de produto, logotipo, emblema tradicional de autenticidade ou outro símbolo relacionado à marca.
Opera a mesma máquina ou monitora máquina celofanadeira automática, para embalar o charuto ou a cigarrilha com celofane Em processos à mão, aplica anel e embala o produto com celofane manualmente.
Recebe caixas e afixa, em cada uma, o rótulo, em que constam razão social de fabricante, marca, identificação do produto, entre outras informações Separa os produtos por tipo (charuto ou cigarrilha), tamanho, formato e outras características.
Como as “capas” (camadas externas feitas com folhas de tabaco) podem apresentar pequenas variações de coloração, executa a separação dos produtos por tonalidade.
Acondiciona cada conjunto de charutos ou cigarrilhas - com igual tonalidade de cor e as mesmas características, que estão detalhadas no rótulo - em uma caixa No caso de cigarrilhas, pode acrescentar piteiras, quando for o caso.
Plastifica as caixas.
Encaminha as caixas preenchidas com produtos para armazenagem ou expedição Preenche boletins e relatórios com dados de embalagem de charutos e cigarrilhas, analisando a consecução das metas e relatando as eventuais ocorrências que afetaram os processos de trabalho Conserva o local de trabalho limpo e organizado.
Mantém ferramentas e instrumentos limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso Executa ações da manutenção básica de máquinas e equipamentos, efetuando sua limpeza, fazendo sua lubrificação e executando pequenos reparos Contribui para a redução dos impactos ambientais dos processos, seguindo os procedimentos estabelecidos para reaproveitamento de sobras e descarte de resíduos.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva Inspeciona as condições de segurança do local de trabalho, comunicando à supervisão sobre áreas de risco.
Atende às convocações para participação em eventos sobre saúde e segurança no trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8422-25 deve embalar charutos e cigarrilhas, demonstrar competências pessoais, efetuar acabamento de charutos e cigarrilhas, confeccionar miolo de charutos e cigarrilhas, preparar fumo, inspecionar produtos acabados e semi-acabados, armazenar charutos e cigarrilhas.
Condições de trabalho dessas profissões
Charuteiros atuam na fabricação de produtos do fumo como empregados com carteira assinada. O trabalho é presencial, individual, no período diurno e com supervisão permanente. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8422-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Celofanista na fabricação de charutos CBO 8422-25
Um Celofanista na fabricação de charutos (ou sinônimo) deve enrolar charutos e cigarrilhas, umedecer fumo, rotular embalagens, capear charutos e cigarrilhas, controlar ambiente - temperatura e umidade, congelar folhas de fumo, destalar fumo, demonstrar flexibilidade, instalar armadilhas contra insetos, plastificar caixas, desumidificar charutos e cigarrilhas, cortar fumo, prensar charutos, acondicionar charutos e cigarrilhas, cortar charutos e cigarrilhas, aromatizar cigarrilhas e charutos, conferir uniformidade de charutos e cigarrilhas, evidenciar pré-disposição para atividades de rotina, dar provas de capacidade de concentração, anelar charutos e cigarrilhas, inspecionar capeamento de charutos e cigarrilhas, congelar charutos e cigarrilhas, verificar textura e peso de charutos e cigarrilhas, misturar tabaco, desfiar fumo, personalizar charutos e cigarrilhas, vistoriar acabamento de bicos de charutos e cigarrilha, classificar charutos e cigarrilhas, dar forma nos bicos de charutos e cigarrilhas, enformar charutos, dar provas de acuidade visual, registrar produção individual de charutos e cigarrilhas, classificar fumo, demonstrar habilidade manual, degustar charutos e cigarrilhas, medir dimensões de charutos e cigarrilhas, evidenciar comprometimento com o trabalho, encher charutos e cigarrilhas, secar fumo, estocar charutos e cigarrilhas, celofanar charutos e cigarrilhas, modelar charutos e cigarrilhas, revisar embalagens de charutos e cigarrilhas, cortar extremidades de charutos e cigarrilhas, manifestar sensibilidade tátil, aromatizar mistura de fumo.