CBO 9111-20 - Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão

O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) CBO 9111-20 realiza manutenção de motores diesel industriais – exceto de veículos automotores, diagnosticando problemas, reparando peças, executando ajustes e lubrificação, substituindo componentes e testando o restabelecimento do pleno funcionamento Prepara as atividades, interpretando diagramas e desenhos técnicos de conjuntos e partes.

Instala motores diesel industriais Propõe melhorias em processos de manutenção e atualizações em equipamentos Elabora documentação técnica relacionada aos serviços de manutenção.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 9111-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão CBO 9111-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9111-20

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores)

O Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) CBO 9111-20 prepara a realização da manutenção de motor diesel industrial, interpretando diagramas e desenhos técnicos de conjuntos e partes Seleciona ferramental, dispositivos e máquinas.

Analisa periodicidade de manutenção, para realização de ações preventivas.

Detecta falhas, por meio de instrumentos de medição e inspeção visual, tátil, olfativa e auditiva Analisa resultado de testes, mensagens de erro de máquinas e informações obtidas dos operadores, para diagnosticar problemas no equipamento industrial em manutenção.

Realiza a desmontagem do motor diesel industrial, a fim de permitir pleno acesso às partes Analisa o desgaste das peças, verificando a possibilidade de sua reparação.

Quando necessária a substituição de peças, confere as especificações e a qualidade das que serão usadas.

Ao realizar a montagem, efetua os ajustes necessários nas peças reparadas ou usadas em substituição Ajusta motor diesel industrial, conferindo as medidas, de acordo com especificações técnicas, e os parâmetros de controle – vazão, pressão e temperatura, que interferem na operação do equipamento.

Nivela o motor diesel, alinha seus conjuntos e executa a regulagem do equipamento.

Lubrifica motor diesel industrial, selecionando óleos e lubrificantes Realiza a limpeza dos sistemas associados ao equipamento e recompõe níveis de óleos e graxas Detecta anormalidades e possíveis causas de aumento no consumo de fluidos e lubrificantes.

Analisa necessidade de troca de lubrificante e óleo no período estabelecido pelo fornecedor Detecta anormalidades nas características de óleos e graxas Troca óleos, graxas e filtros.

Realiza diversos tipos de testes no motor diesel industrial, tais como testes de funcionamento, de desempenho e de vedação Analisa os resultados dos testes, comparando-os aos padrões de referência, para avaliar aspectos específicos da operação do equipamento.

Pode operar máquinas ou equipamentos associados às partes recentemente reparadas, para verificar a adequação dos reparos Quando não restabelecido o pleno funcionamento do motor diesel industrial, providencia sua substituição Instala motor diesel industrial, analisando a área de instalação do equipamento e sistemas associados, interpretando especificações do fabricante e de projeto, e definindo materiais, ferramentas e equipamentos para a instalação.

Realiza a instalação do motor diesel industrial, de acordo com os requisitos estabelecidos, podendo executar alterações não previstas no projeto original Propõe melhorias em processos de manutenção e atualizações em equipamentos Incorpora, aos serviços de manutenção, recursos fundamentados em tecnologias digitais – tais como máquinas, ferramentas, instrumentos e sistemas, seguindo planos de modernização tecnológica.

Interage com sistemas de monitoramento em tempo real, interpretando dados, indicadores e outras informações, para subsidiar o controle digital da manutenção Elabora documentação técnica, descrevendo processos e padrões de serviços de manutenção e emitindo pareceres técnicos Preenche ordem de serviço - registrando momentos de início e encerramento dos trabalhos - e formulários específicos para a requisição de materiais e suprimentos.

Registra ocorrências de manutenção Elabora relatórios Controla estoques de peças e de materiais, solicitando a aquisição, para reposição Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e equipamentos limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Interdita máquinas e equipamentos para manutenção Controla o desperdício de material Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, fazendo análise de riscos da atividade, sinalizando a área de serviços e usando equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9111-20 deve realizar manutenção em equipamentos industriais, lubrificar equipamentos industriais, demonstrar competências pessoais, realizar atividades de acordo com normas de qualidade, segurança e preservação ambiental, reparar peças de equipamentos industriais, instalar equipamentos industriais, testar equipamentos industriais, ajustar equipamentos industriais, elaborar documentação técnica.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão trabalham em serviços de manutenção de indústrias de extração de petróleo, química e petroquímica, celulose e papel, metalurgia básica e de fabricação de máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados assalariados, com carteira assinada, organizados em equipe sob supervisão. Trabalham em locais fechados, em rodízio de turnos e em regime de sobre-aviso. Podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos, estão sujeitos à exposição de material tóxico, ruídos e altas temperaturas e trabalho sob pressão, podendo levá-los ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9111-20

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental mais curso profissionalizante de mais de quatrocentas horas-aula, oferecidos por instituições de formação profissional e pelas próprias empresas. O pleno desempenho das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência na área.

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) CBO 9111-20

Um Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) (ou sinônimo) deve regular motores, bombas, compressores e equipamentos de transmissão, desmontar bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, detectar falhas, por meio de instrumentos de medição e inspeção visual, tátil, olfativa e auditiva, interpretar especificações do fabricante e do projeto, verificar a existência de equipamentos de proteção coletiva em máquinas e ambientes, participar de ações de prevenção de acidentes, testar estanqueidade e vedação de equipamentos, descrever processos e padrões de manutenção de serviços, propor melhorias de processos de manutenção, recompor níveis de óleos e graxas, conferir especificações e qualidade de peças fornecidas, preparar ferramental e dispositivos, alinhar conjuntos, compartilhar informações e conhecimentos, identificar necessidade de atualizações de equipamentos, realizar testes de funcionamento, efetuar ajustes em peças de montagem, sinalizar área para manutenção, preparar equipamentos para manutenção, preencher ordem de serviço, registrar início e encerramento da manutenção expressa na ordem de serviço, comunicar-se de forma clara e objetiva, assegurar o funcionamento de equipamentos instalados, restabelecer funcionamento de equipamentos, interpretar desenhos mecânicos, hidráulicos e pneumáticos de conjuntos e partes, detectar anormalidades no consumo de fluidos e lubrificantes, trabalhar em equipe, analisar periodicidade de manutenção, conferir vazão, pressão e temperatura, conferir medidas, de acordo com especificações técnicas, detectar anormalidades nas características de óleos e graxas, definir materiais, ferramentas e equipamentos para instalação, realizar melhorias em equipamentos, selecionar óleos e lubrificantes especificados, realizar alterações não previstas no projeto inicial, analisar riscos da atividade, trocar óleos, graxas e filtros, manter limpo o local de trabalho, utilizar equipamentos de proteção individual, elaborar relatórios, demonstrar sensibilidade visual, tátil, auditiva e olfativa, montar bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, interpretar relatórios de análises e de desempenho de óleos e graxas, emitir parecer técnico, realizar testes de desempenho, reparar falhas, registrar ocorrências de manutenção, limpar sistemas de equipamentos, organizar o local de trabalho, buscar autodesenvolvimento, substituir equipamentos e componentes, avaliar resultados de testes, analisar leiaute da área de instalação e do equipamento, detectar causa de aumento no consumo de fluidos e lubrificantes, trabalhar com criatividade, destinar resíduos para descarte e reciclagem, interpretar diagramas eletroeletrônicos, requisitar material e suprimentos, nivelar equipamentos, analisar necessidade de troca de lubrificante e óleo, no período estabelecido pelo fornecedor, interpretar mapa de riscos, demonstrar habilidades manuais, realizar reparos de emergência, analisar desgastes de peças, interditar máquinas e equipamentos para manutenção.

Cargos e salários CBO 9111-20 - Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão

Salário Afinador de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)

Afinador de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores): Brasil

O profissional no cargo de Afinador de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.008 e 3.447 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.465 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores)

Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores): Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.008 e 3.447 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.465 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores)

Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores): Brasil

O profissional no cargo de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.008 e 3.447 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.465 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)

Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores): Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.008 e 3.447 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.465 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)

Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores): Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.008 e 3.447 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.465 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)

Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores): Brasil

O profissional no cargo de Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.008 e 3.447 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.465 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores)

Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores): Brasil

O profissional no cargo de Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.008 e 3.447 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.465 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores)

Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores): Mato Grosso

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 1.886 e 3.099 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 730 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores) Curitiba

Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.402 e 4.054 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 126 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores) Londrina

Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores): Londrina, PR

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 2.419 e 4.184 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 25 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores)

Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores): Minas Gerais

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.801 e 3.008 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.550 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores)

Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores): São Paulo

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.329 e 4.057 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.063 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores) São Paulo

Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Motores Diesel (Exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.351 e 4.392 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 284 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Afinador de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) São Paulo

Afinador de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Afinador de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.351 e 4.392 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 284 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores)

Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores): Goiás

O profissional no cargo de Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando em Goiás, ganha entre 2.030 e 3.612 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 636 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores)

Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores): Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.919 e 3.035 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 846 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores)

Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores): Mato Grosso

O profissional no cargo de Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 1.886 e 3.099 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 730 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.
Salário Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores)

Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores): Paraná

O profissional no cargo de Auxiliar de Mecânico Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.131 e 3.400 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.127 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-20.