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CBO 9141-05 - Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção aeronáutica

O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral CBO 9141-05 realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de componentes, equipamentos e sistemas de aeronaves (aviões e helicópteros) Repara motores, estruturas e sistema de combustível.

Faz manutenção do sistema de trem de pouso, de sistemas elétricos, eletrônicos e hidráulicos, do sistema de comandos de voo, e do sistema interior de aeronaves Executa manutenção de sistemas diversificados, tais como sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, detecção e extinção de fogo, e de sistemas antichuva e antigelo Repara sistemas de hélices e rotores de helicópteros.

Testa funcionamento de componentes Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 9141-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção aeronáutica que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção aeronáutica CBO 9141-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9141-05

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção aeronáutica.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral

O Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral CBO 9141-05 planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais, desenhos técnicos mecânicos e elétricos de motopropulsores, estruturas, sistemas diversificados da aeronave e componentes aviônicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.

Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, para cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.

Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Identifica novos materiais utilizados na construção de peças de motores e de estruturas.

Repara motores convencionais e motores a reação (a jato), removendo-os, corrigindo defeitos, instalando acessórios, executando ensaios não destrutivos e realizando revisão geral Balanceia e instala motores.

Coleta amostras de fluidos para análise laboratorial.

Pode reparar aeronaves com motorização elétrica Repara estruturas de aeronaves, inspecionando-as a fim de detectar defeitos e verificando fixação de rebites.

Repara chapeamento, aplica materiais compósitos e trata estruturas contra corrosão.

Alinha superfícies em relação à fuselagem Repara sistema de combustível, examinando tipo de combustível, verificando nível e pressão do sistema e realizando destanqueamento (retirada de combustível dos tanques) Remove componentes, repara tanques, descontaminha o sistema, substitui componentes, e instala tanques.

Realiza revisão geral de componentes e abastece os tanques Realiza manutenção do sistema de trem de pouso, removendo rodas, pneus, trens de pouso, amortecedores, atuadores e sistema de freios, revisando sistema de emergência e sistema de freio automático, montando e ajustando componentes Lubrifica componentes mecânicos e realiza testes operacionais em componentes do trem de pouso.

Executa manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos, verificando acionamento elétrico dos diversos sistemas, reparando e instalando componentes Faz manutenção do sistema de comandos de voo, inspecionando funcionamento de componentes, removendo comandos e balanceando superfícies de comando.

Regula e instala comandos de voo Realiza manutenção do sistema interior de aeronaves, substituindo componentes de poltronas e revisando estado geral de poltronas e de cintos de segurança Repara componentes do sistema da copa (“galley”).

Conserta sistemas de som, vídeo, iluminação e comunicação Substitui pisos e trilhos e repara componentes das toaletes Executa manutenção em sistemas diversificados, cumprindo rotinas de inspeção de manutenção e executando serviços de substituição de peças ou equipamentos.

Substitui peças dos sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, e de detritos Substitui equipamentos de emergência Substitui peças do sistema antichuva e antigelo, bem como do sistema de detecção e extinção de fogo.

Pode realizar manutenção de sistemas hidráulicos Repara sistemas de hélices e de rotores de helicópteros, removendo-os e substituindo engrenagens, selos mecânicos e rolamentos Balanceia e monta os sistemas Ajusta conjunto de sincronismo de rotores Faz testes de componentes da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar seu funcionamento.

Testa funcionamento de motores, de sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, e de sistema antiderrapagem Realiza testes de freio do rotor de helicópteros e testes de funcionamento de rotores e hélices de helicópteros Preenche relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais Trabalha com segurança, aplicando conceitos de ergonomia e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Sinaliza áreas de manutenção e delimita áreas de risco Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves Realiza aterramento elétrico da aeronave em manutenção.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9141-05 deve demonstrar competências pessoais, reparar sistema de combustível, reparar motores convencionais e a reação, reparar estruturas de aeronaves, realizar manutenção em diversos sistemas, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, trabalhar com segurança, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, realizar manutenção do sistema de comandos de vôo, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9141-05

O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral CBO 9141-05

Um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral (ou sinônimo) deve autocriticar-se, testar o funcionamento dos rotores, revisar sistema de freio automático, substituir engrenagens da transmissão, instalar acessórios do motor, demonstrar destreza digital, regular comandos de vôo, substituir equipamentos de emergência, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, instalar componentes elétricos e eletrônicos, aplicar materiais compósitos, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, reparar tanque de combustível, balancear superfícies de comando, substituir peças do sistema de água potável e detritos, remover trens de pouso fixos e móveis, trabalhar em equipe, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, verificar fixação dos rebites, montar componentes do sistema de trem de pouso, realizar revisão geral dos componentes, substituir selos mecânicos, ajustar conjunto de sincronismo de rotores, demonstrar perseverança, realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, interpretar manuais, instalar componentes do sistema hidráulico, calibrar equipamentos eletrônicos, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, revisar sistema de emergência do trem de pouso, operar equipamentos de extinção de incêndio, cumprir cronograma de trabalho, remover componentes do sistema de combustível, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, demonstrar acuidade visual, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, substituir mangueiras e tubulações, instalar motores, balancear hélices e rotores de helicópteros, tratar estruturas contra corrosão, sugerir melhorias nos projetos, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, remover comandos de vôo, substituir peças do sistema de dectecção e extinção de fogo, inspecionar funcionamento dos componentes, responsabilizar-se pelo serviço realizado, substituir rolamentos, testar sistema hidráulico, interpretar leitura de instrumentos, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, remover amortecedores e atuadores, lubrificar componentes mecânicos, remover sistema de freios, substituir componentes de poltronas, demonstrar precisão e controle, interpretar diagramas lógicos, preencher fichas de inspenção, eliminar defeitos - vazamentos, variação de pressão e nível de oléo, destanquear aeronaves, instalar tanques de combustível, substituir componentes do sistema, alinhar superfícies em relação a fuselagem, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, realizar ensaios não destrutivos, corrigir defeitos de funcionamento do motor, preencher relatórios de avarias, trabalhar de forma organizada, entelar estruturas e superfícies de manobra, instalar comandos de vôo, demonstrar acuidade auditiva, reparar componentes elétricos e eletrônicos, remover motores, testar o funcionamento dos motores, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, pesar helicópteros e aviões, orientar balizamento de aeronaves, interpretar ordens de serviço, interpretar diagramas elétricos, calibrar pneus e amortecedores, abastecer tanques de combustíveis, descontaminar o sistema de combustível - retirada de água e impurezas que possam causar defeitos, substituir pisos e trilhos, balancear motores, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, identificar defeitos, remover rodas e pneus, balancear helicópteros e aviões, revisar funcionamento dos componentes - bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros, demonstrar atenção seletiva, sinalizar áreas de manutenção, aterrar aeronave em manutenção, reparar componentes dos toaletes, testar o funcionamento das hélices, reparar componentes do sistema da copa - galley, testar freio do rotor de helicópteros, remover hélices e rotores de helicópteros, demonstrar orientação espacial, testar sistema antiderrapagem, vestir equipamentos de proteção individual, realizar revisão geral dos motores, reparar chapeamento, remover componentes do sistema hidráulico, monitorar nivel de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, inspecionar estruturas quanto a presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, isolar área de testes de radar, alta freqüência e motores, substituir peças do sistema de oxigênio, realizar inspenção visual, discriminar odores.

Cargos e salários CBO 9141-05 - Mecânicos de manutenção aeronáutica

Salário Técnico em Manutenção de Aeronaves Guarulhos

Técnico em Manutenção de Aeronaves: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Técnico em Manutenção de Aeronaves CBO 9141-05 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 5.054 e 10.145 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9141-05.
Salário Técnico em Manutenção de Aeronaves Curitiba

Técnico em Manutenção de Aeronaves: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Técnico em Manutenção de Aeronaves CBO 9141-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 3.679 e 8.066 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 56 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9141-05.
Salário Técnico em Manutenção de Aeronaves Porto Alegre

Técnico em Manutenção de Aeronaves: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Técnico em Manutenção de Aeronaves CBO 9141-05 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.368 e 6.700 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 25 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9141-05.
Salário Técnico em Manutenção de Aeronaves

Técnico em Manutenção de Aeronaves: São Paulo

O profissional no cargo de Técnico em Manutenção de Aeronaves CBO 9141-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.897 e 8.176 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.280 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9141-05.
Salário Técnico em Manutenção de Aeronaves

Técnico em Manutenção de Aeronaves: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Técnico em Manutenção de Aeronaves CBO 9141-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 4.637 e 9.287 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 655 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9141-05.