CBO 9141-10 - Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção aeronáutica

O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) CBO 9141-10 realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de sistemas hidráulicos de aeronaves (aviões e helicópteros), na pista ou no hangar, aplicando técnicas de detecção de defeitos, executando procedimentos de remoção e de instalação de componentes e fazendo ajustes nos componentes mecânicos dos sistemas hidráulicos Testa o funcionamento de componentes e do sistema revisado.

Pode realizar manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos da aeronave, verificando acionamento eletro-hidráulico, reparando e instalando componentes elétricos e eletrônicos Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 9141-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção aeronáutica que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção aeronáutica CBO 9141-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9141-10

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção aeronáutica.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)

O Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) CBO 9141-10 planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais e desenhos técnicos mecânicos e elétricos de sistemas hidráulicos da aeronave e de componentes elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.

Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, a fim de cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.

Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Realiza manutenção de sistemas hidráulicos, na pista ou no hangar, executando testes e examinando uniões, juntas e outros componentes do sistema – utilizando instrumentos ou por observação direta, para identificação de defeitos.

Remove o componente defeituoso, isolando o circuito hidráulico, utilizando ferramentas comuns e específicas, para realizar sua manutenção na oficina do hangar Substitui mangueiras e tubulações.

Elimina vazamentos, variação de pressão e nível de óleo, entre outros defeitos.

Instala componentes – revisados ou novos, empregando ferramentas apropriadas e fluidos hidráulicos, para restabelecer o pleno funcionamento do sistema hidráulico Monitora níveis de fluidos hidráulicos, de lubrificantes e de pressão do sistema.

Procede à renovação do fluido hidráulico do sistema e elimina o ar existente na canalização, utilizando chaves e equipamentos especiais, para devolver as condições exigidas ao sistema.

Substitui componentes que tenham atingido o tempo-limite, usando ferramentas convenientes e fluido hidráulico, para garantir a segurança de operação das aeronaves Revisa funcionamento de bombas, atuadores, reservatórios, válvulas, filtros e outros componentes Ajusta componentes mecânicos dos sistemas hidráulicos.

Realiza testes de componentes de sistemas hidráulicos da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar que o seu funcionamento atende às especificações técnicas Testa funcionamento de bombas, atuadores, válvulas e outros componentes Comprova o funcionamento do sistema revisado, observando indicações de instrumentos de painéis, para certificar-se da exatidão dos serviços concluídos.

Pode realizar manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos da aeronave, verificando acionamento eletro-hidráulico, reparando e instalando componentes elétricos e eletrônicos, e interpretando leitura de instrumentos de medidas elétricas e eletrônicas Comunica à supervisão eventuais anormalidades encontradas em outras partes da aeronave - oralmente ou por escrito - a fim de colaborar com outros serviços de manutenção aeronáutica.

Elabora documentos, preenchendo relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais.

Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI), aplicando conceitos de ergonomia nas atividades de manutenção, sinalizando áreas de manutenção e delimitando áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves.

Realiza aterramento elétrico de aeronave em manutenção.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9141-10 deve reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, trabalhar com segurança, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, realizar manutenção em diversos sistemas, reparar sistema de combustível, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, reparar estruturas de aeronaves, demonstrar competências pessoais, reparar motores convencionais e a reação, realizar manutenção do sistema de comandos de vôo.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9141-10

O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) CBO 9141-10

Um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) (ou sinônimo) deve realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, remover trens de pouso fixos e móveis, demonstrar precisão e controle, monitorar nivel de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, revisar sistema de emergência do trem de pouso, revisar funcionamento dos componentes - bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, trabalhar em equipe, aplicar materiais compósitos, preencher fichas de inspenção, interpretar ordens de serviço, substituir engrenagens da transmissão, reparar chapeamento, tratar estruturas contra corrosão, reparar tanque de combustível, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, substituir rolamentos, ajustar conjunto de sincronismo de rotores, balancear helicópteros e aviões, testar sistema antiderrapagem, realizar revisão geral dos motores, montar componentes do sistema de trem de pouso, instalar tanques de combustível, demonstrar acuidade visual, realizar revisão geral dos componentes, sugerir melhorias nos projetos, calibrar pneus e amortecedores, abastecer tanques de combustíveis, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, remover hélices e rotores de helicópteros, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, operar equipamentos de extinção de incêndio, testar o funcionamento dos motores, corrigir defeitos de funcionamento do motor, alinhar superfícies em relação a fuselagem, discriminar odores, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, reparar componentes dos toaletes, testar o funcionamento dos rotores, substituir componentes de poltronas, entelar estruturas e superfícies de manobra, substituir equipamentos de emergência, interpretar manuais, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, demonstrar orientação espacial, realizar ensaios não destrutivos, demonstrar acuidade auditiva, regular comandos de vôo, eliminar defeitos - vazamentos, variação de pressão e nível de oléo, remover amortecedores e atuadores, autocriticar-se, remover sistema de freios, inspecionar funcionamento dos componentes, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, substituir peças do sistema de água potável e detritos, destanquear aeronaves, instalar componentes elétricos e eletrônicos, identificar defeitos, realizar inspenção visual, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, remover motores, orientar balizamento de aeronaves, reparar componentes elétricos e eletrônicos, instalar motores, balancear motores, testar freio do rotor de helicópteros, calibrar equipamentos eletrônicos, preencher relatórios de avarias, inspecionar estruturas quanto a presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, instalar acessórios do motor, revisar sistema de freio automático, interpretar diagramas elétricos, substituir selos mecânicos, balancear hélices e rotores de helicópteros, instalar componentes do sistema hidráulico, descontaminar o sistema de combustível - retirada de água e impurezas que possam causar defeitos, testar sistema hidráulico, demonstrar perseverança, substituir mangueiras e tubulações, reparar componentes do sistema da copa - galley, substituir pisos e trilhos, substituir peças do sistema de oxigênio, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, lubrificar componentes mecânicos, trabalhar de forma organizada, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, aterrar aeronave em manutenção, verificar fixação dos rebites, balancear superfícies de comando, responsabilizar-se pelo serviço realizado, demonstrar destreza digital, cumprir cronograma de trabalho, remover rodas e pneus, interpretar leitura de instrumentos, substituir peças do sistema de dectecção e extinção de fogo, remover comandos de vôo, sinalizar áreas de manutenção, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, vestir equipamentos de proteção individual, isolar área de testes de radar, alta freqüência e motores, remover componentes do sistema hidráulico, testar o funcionamento das hélices, remover componentes do sistema de combustível, interpretar diagramas lógicos, instalar comandos de vôo, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, substituir componentes do sistema, pesar helicópteros e aviões, demonstrar atenção seletiva.

Cargos e salários CBO 9141-10 - Mecânicos de manutenção aeronáutica

Salário Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (Serviços de Pista e Hangar)

Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (Serviços de Pista e Hangar): Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (Serviços de Pista e Hangar) CBO 9141-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.612 e 5.300 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 181 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9141-10.
Salário Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves

Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves: Brasil

O profissional no cargo de Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves CBO 9141-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.612 e 5.300 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 181 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9141-10.