CBO 9144-20 - Mecânico de manutenção de tratores - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores

O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de tratores de rodas e esteiras, utilizados em atividades agrícolas, florestais e industriais Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

CBO 9144-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de tratores, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-20

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de manutenção de tratores

O Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de tratores de rodas e esteiras, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Realiza manutenção mecânica de motores, removendo e desmontando o motor Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, efetua ajuste de montagem, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula o sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas e esteiras.

Regula altura e lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de tratores de rodas e esteiras, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Troca componentes de esteiras Repara componentes, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento.

Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, válvula injetora diesel, bomba injetora, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar.

Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades Testa desempenho de componentes e sistemas dos tratores de rodas e esteiras, realizando testes de motor no veículo, testando sistema de transmissão e válvulas injetoras e efetuando testes hidráulicos e pneumáticos Testa circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão.

Verifica o funcionamento do sistema de arrefecimento Examina o funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Verifica as condições da tubulação e do tanque de combustível.

Realiza teste de emissão de poluentes Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho.

Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9144-20 deve realizar o trabalho com segurança, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, reparar componentes e sistemas de veículos, elaborar plano de manutenção, demonstrar competências pessoais, substituir peças dos diversos sistemas.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-20

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20

Um Mecânico de manutenção de tratores (ou sinônimo) deve verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, ajustar válvulas no motor, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, realizar manutenção do compressor de ar, vestir equipamentos de proteção individual, identificar sons no ambiente, regular sistema de ignição e injeção, testar circuitos eletroeletrônicos, orçar serviços manuais e por computador, identificar o trabalho a ser realizado, conferir peças no recebimento, reparar sistema de escapamento, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, testar válvulas injetoras, regular freios, reparar válvulas pneumáticas, manter relacionamento interpessoal, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, desmontar sistema de transmissão, ajustar cubos de rodas, trocar componentes eletroeletrônicos, trocar fluidos hidráulicos, realizar teste de emissão de poluentes, manter-se atualizado profissionalmente, desmontar o motor, ajustar componentes pneumáticos, trocar componentes da unidade hidráulica, avaliar satisfação do cliente, identificar áreas de risco, reparar chassis, drenar filtros da linha de alimentação, instalar sistemas de transmissão no veículo, alinhar sistema de direção, lubrificar articulações da suspensão, trocar terminais esféricos - pivôs, trocar peças com defeito de fabricação, trocar sistema de embreagem, realizar manutenção da bomba hidráulica, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, reparar sistema de sobrealimentação, efetuar limpeza geral, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, trocar filtros e lubrificantes, orientar o cliente no uso correto do veículo, substituir agregados da suspensão, reparar bomba de combustível, remover sistemas de transmissão, trocar radiadores, trocar sensores térmicos, reparar bomba dágua, reparar unidade hidráulica, substituir bolsas de ar, trocar vedantes de óleo e água, identificar tipos de transmissão e funcionamento, montar motor, preencher requisição de material, estimar tempo de execução, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, limpar filtros de transmissão, sangrar sistema de freios, instalar motor no veículo, preencher ordem de serviço, trocar molas, remover o motor do veículo, reparar sistema de carga e partida, cumprir compromissos assumidos, substituir braços do sistema, trocar rolamentos de rodas, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, trocar buchas, trocar válvulas pneumáticas, confirmar plano de manutenção com o cliente, reparar caixa de direção, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, reparar bomba hidráulica da direção, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, trocar válvula injetora, regular altura da suspensão, efetuar ajustes de montagem na transmissão, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, coordenar braços e pernas, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, trocar amortecedores, testar pressão de alimentação e vazão, testar sistema de transmissão no veículo, trabalhar em equipe, reparar bomba injetora, reparar válvula injetora - diesel, manter o local de trabalho organizado, demonstrar destreza manual, realizar o trabalho de modo eficiente, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., trocar peças do sistema de escapamento, interpretar desenhos e normas técnicas, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, trabalhar com responsabilidade, demonstrar orientação espacial, reparar sistema elétrico, reparar sistema de arrefecimento, testar motor no veículo, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, trocar mangueiras, correias e polias, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, trabalhar com atenção seletiva, interpretar diagramas eletroeletrônicos.

Cargos e salários CBO 9144-20 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Salário Mecânico de Manutenção de Tratores

Mecânico de Manutenção de Tratores: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.393 e 4.309 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.510 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Reparador de Tratores

Reparador de Tratores: Brasil

O profissional no cargo de Reparador de Tratores CBO 9144-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.393 e 4.309 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.510 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Tratores

Mecânico de Manutenção de Tratores: São Paulo

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.434 e 4.133 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.190 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Tratores São Paulo

Mecânico de Manutenção de Tratores: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.206 e 3.776 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 39 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.