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CBO 9144-25 - Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores

O profissional no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

CBO 9144-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-25

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas.

Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.

Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.

Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.

Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.

Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9144-25 deve substituir peças dos diversos sistemas, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar o trabalho com segurança, elaborar plano de manutenção, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-25

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25

Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) (ou sinônimo) deve trocar mangueiras, correias e polias, alinhar sistema de direção, efetuar limpeza geral, trocar sistema de embreagem, trocar filtros e lubrificantes, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, sangrar sistema de freios, trocar radiadores, trocar rolamentos de rodas, lubrificar articulações da suspensão, trocar componentes da unidade hidráulica, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, substituir bolsas de ar, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, trocar terminais esféricos - pivôs, reparar sistema de escapamento, testar válvulas injetoras, testar estanqueidade do sistema de alimentação, coordenar braços e pernas, cumprir compromissos assumidos, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, reparar sistema elétrico, trocar válvulas pneumáticas, interpretar diagramas eletroeletrônicos, trocar peças com defeito de fabricação, desmontar o motor, trocar sensores térmicos, reparar bomba dágua, estimar tempo de execução, trocar componentes eletroeletrônicos, ajustar cubos de rodas, remover o motor do veículo, instalar motor no veículo, manter-se atualizado profissionalmente, orçar serviços manuais e por computador, testar pressão de alimentação e vazão, realizar teste de emissão de poluentes, interpretar desenhos e normas técnicas, ajustar válvulas no motor, desmontar sistema de transmissão, montar motor, reparar chassis, testar sistema de transmissão no veículo, trocar fluidos hidráulicos, reparar caixa de direção, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, demonstrar destreza manual, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, trabalhar com atenção seletiva, trocar tensores, reparar sistema de carga e partida, trocar peças do sistema de escapamento, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, trocar buchas, reparar unidade hidráulica, reparar bomba hidráulica da direção, enviar peças para retificação, regular freios, reparar sistema de sobrealimentação, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, trocar válvula injetora, drenar filtros da linha de alimentação, orientar o cliente no uso correto do veículo, identificar tipos de transmissão e funcionamento, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., regular sistema de ignição e injeção, manter o local de trabalho organizado, trocar vedantes de óleo e água, reparar bomba injetora, trocar amortecedores, realizar manutenção do compressor de ar, controlar dimensional das peças, demonstrar orientação espacial, substituir braços do sistema, manter relacionamento interpessoal, trocar molas, vestir equipamentos de proteção individual, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, reparar bomba de combustível, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, ajustar componentes pneumáticos, reparar sistema de arrefecimento, realizar o trabalho de modo eficiente, testar desempenho do motor em dinamômetro, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, limpar filtros de transmissão, identificar sons no ambiente, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, substituir agregados da suspensão, reparar válvulas pneumáticas, testar motor no veículo, remover sistemas de transmissão, trabalhar com responsabilidade, preencher requisição de material, instalar sistemas de transmissão no veículo, confirmar plano de manutenção com o cliente, identificar o trabalho a ser realizado, reparar válvula injetora - diesel, testar circuitos eletroeletrônicos, trabalhar em equipe, avaliar satisfação do cliente, identificar áreas de risco, realizar manutenção da bomba hidráulica, preencher ordem de serviço, conferir peças no recebimento, comunicar-se com clareza verbal e por escrito.

Cargos e salários CBO 9144-25 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Salário Mecânico de Diesel e Eletricidade

Mecânico de Diesel e Eletricidade: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Diesel e Eletricidade CBO 9144-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.456 e 4.336 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 43.951 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.456 e 4.336 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 43.951 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus

Mecânico de Manutenção de Ônibus: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.456 e 4.336 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 43.951 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel

Mecânico de Motor a Diesel: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.456 e 4.336 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 43.951 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores)

Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores): Brasil

O profissional no cargo de Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) CBO 9144-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.456 e 4.336 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 43.951 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores)

Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores): Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) CBO 9144-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.456 e 4.336 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 43.951 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Afinador de Motores a Diesel

Afinador de Motores a Diesel: Brasil

O profissional no cargo de Afinador de Motores a Diesel CBO 9144-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.456 e 4.336 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 43.951 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Automóveis e Caminhões

Mecânico de Automóveis e Caminhões: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Automóveis e Caminhões CBO 9144-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.456 e 4.336 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 43.951 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) Rio de Janeiro

Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) CBO 9144-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.512 e 4.172 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores)

Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores): Espírito Santo

O profissional no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) CBO 9144-25 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 2.222 e 3.961 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.060 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) São Paulo

Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) CBO 9144-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.953 e 5.055 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.005 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) Campo Grande

Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores): Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) CBO 9144-25 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 2.251 e 4.000 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 395 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) São José do Rio Preto

Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores): São José do Rio Preto, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) CBO 9144-25 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 2.807 e 4.901 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 184 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) Curitiba

Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) CBO 9144-25 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.611 e 4.418 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 567 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) Belo Horizonte

Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) CBO 9144-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.182 e 3.802 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 594 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores)

Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores): Minas Gerais

O profissional no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) CBO 9144-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.268 e 3.980 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.686 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores)

Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores): Paraná

O profissional no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) CBO 9144-25 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.402 e 4.108 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.662 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) Uberlândia

Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores): Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores) CBO 9144-25 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 2.288 e 3.872 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 362 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.