CBO 9144-25 - Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores
O profissional no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
CBO 9144-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-25
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
O que faz um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas.
Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.
Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9144-25 deve realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, elaborar plano de manutenção, demonstrar competências pessoais, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar o trabalho com segurança, substituir peças dos diversos sistemas.
Condições de trabalho dessas profissões
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-25
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25
Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) (ou sinônimo) deve estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, preencher ordem de serviço, ajustar válvulas no motor, testar válvulas injetoras, trocar mangueiras, correias e polias, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, reparar sistema elétrico, ajustar cubos de rodas, trabalhar em equipe, trocar fluidos hidráulicos, trocar sensores térmicos, trabalhar com atenção seletiva, enviar peças para retificação, coordenar braços e pernas, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, trocar radiadores, trocar filtros e lubrificantes, lubrificar articulações da suspensão, instalar motor no veículo, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, interpretar diagramas eletroeletrônicos, trocar rolamentos de rodas, realizar manutenção da bomba hidráulica, desmontar o motor, manter relacionamento interpessoal, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, realizar o trabalho de modo eficiente, demonstrar orientação espacial, realizar teste de emissão de poluentes, reparar sistema de arrefecimento, sangrar sistema de freios, testar estanqueidade do sistema de alimentação, regular freios, confirmar plano de manutenção com o cliente, reparar sistema de carga e partida, drenar filtros da linha de alimentação, trocar tensores, testar desempenho do motor em dinamômetro, conferir peças no recebimento, reparar sistema de escapamento, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, reparar sistema de sobrealimentação, orientar o cliente no uso correto do veículo, trocar molas, controlar dimensional das peças, reparar unidade hidráulica, substituir braços do sistema, desmontar sistema de transmissão, montar motor, reparar válvula injetora - diesel, trocar componentes da unidade hidráulica, trocar sistema de embreagem, reparar chassis, identificar sons no ambiente, reparar bomba de combustível, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, alinhar sistema de direção, identificar tipos de transmissão e funcionamento, instalar sistemas de transmissão no veículo, substituir bolsas de ar, trocar válvulas pneumáticas, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., testar motor no veículo, ajustar componentes pneumáticos, trocar componentes eletroeletrônicos, manter o local de trabalho organizado, avaliar satisfação do cliente, reparar bomba dágua, remover o motor do veículo, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, interpretar desenhos e normas técnicas, regular sistema de ignição e injeção, estimar tempo de execução, cumprir compromissos assumidos, identificar áreas de risco, reparar bomba hidráulica da direção, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, reparar válvulas pneumáticas, reparar caixa de direção, trocar amortecedores, trocar peças com defeito de fabricação, realizar manutenção do compressor de ar, trocar terminais esféricos - pivôs, trocar válvula injetora, testar pressão de alimentação e vazão, preencher requisição de material, efetuar limpeza geral, substituir agregados da suspensão, limpar filtros de transmissão, demonstrar destreza manual, trocar buchas, remover sistemas de transmissão, vestir equipamentos de proteção individual, trocar peças do sistema de escapamento, trocar vedantes de óleo e água, testar circuitos eletroeletrônicos, orçar serviços manuais e por computador, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, identificar o trabalho a ser realizado, trabalhar com responsabilidade, reparar bomba injetora, testar sistema de transmissão no veículo, manter-se atualizado profissionalmente, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso.