CBO 9144-25 - Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores
O profissional no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
CBO 9144-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-25
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
O que faz um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas.
Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.
Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9144-25 deve reparar componentes e sistemas de veículos, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, demonstrar competências pessoais, substituir peças dos diversos sistemas, elaborar plano de manutenção, realizar o trabalho com segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-25
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25
Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) (ou sinônimo) deve verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, desmontar o motor, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, instalar sistemas de transmissão no veículo, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, trabalhar com responsabilidade, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, ajustar cubos de rodas, reparar sistema de escapamento, alinhar sistema de direção, realizar o trabalho de modo eficiente, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, preencher requisição de material, sangrar sistema de freios, reparar unidade hidráulica, confirmar plano de manutenção com o cliente, limpar filtros de transmissão, interpretar desenhos e normas técnicas, reparar chassis, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, remover o motor do veículo, instalar motor no veículo, testar pressão de alimentação e vazão, reparar sistema de carga e partida, trocar fluidos hidráulicos, trocar radiadores, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, reparar bomba hidráulica da direção, reparar bomba injetora, montar motor, reparar bomba dágua, demonstrar orientação espacial, desmontar sistema de transmissão, trocar sensores térmicos, testar motor no veículo, trocar molas, testar circuitos eletroeletrônicos, trocar tensores, ajustar componentes pneumáticos, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, trocar peças do sistema de escapamento, trocar amortecedores, realizar teste de emissão de poluentes, identificar sons no ambiente, realizar manutenção do compressor de ar, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, realizar manutenção da bomba hidráulica, reparar bomba de combustível, trocar vedantes de óleo e água, trocar buchas, drenar filtros da linha de alimentação, substituir bolsas de ar, regular freios, manter-se atualizado profissionalmente, trocar válvula injetora, testar sistema de transmissão no veículo, efetuar limpeza geral, trabalhar em equipe, testar válvulas injetoras, interpretar diagramas eletroeletrônicos, regular sistema de ignição e injeção, enviar peças para retificação, trocar componentes eletroeletrônicos, reparar caixa de direção, conferir peças no recebimento, trocar filtros e lubrificantes, reparar sistema de sobrealimentação, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, avaliar satisfação do cliente, trocar válvulas pneumáticas, testar desempenho do motor em dinamômetro, reparar válvula injetora - diesel, demonstrar destreza manual, identificar o trabalho a ser realizado, ajustar válvulas no motor, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, vestir equipamentos de proteção individual, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., reparar válvulas pneumáticas, coordenar braços e pernas, testar estanqueidade do sistema de alimentação, manter o local de trabalho organizado, identificar áreas de risco, trocar rolamentos de rodas, cumprir compromissos assumidos, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, trabalhar com atenção seletiva, trocar peças com defeito de fabricação, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, identificar tipos de transmissão e funcionamento, orientar o cliente no uso correto do veículo, reparar sistema elétrico, substituir agregados da suspensão, trocar mangueiras, correias e polias, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, controlar dimensional das peças, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, preencher ordem de serviço, lubrificar articulações da suspensão, trocar componentes da unidade hidráulica, remover sistemas de transmissão, orçar serviços manuais e por computador, substituir braços do sistema, manter relacionamento interpessoal, trocar sistema de embreagem, estimar tempo de execução, reparar sistema de arrefecimento, trocar terminais esféricos - pivôs.