CBO 9144-25 - Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores
O profissional no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
CBO 9144-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-25
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
O que faz um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas.
Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.
Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9144-25 deve reparar componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, elaborar plano de manutenção, realizar o trabalho com segurança, substituir peças dos diversos sistemas.
Condições de trabalho dessas profissões
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-25
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25
Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) (ou sinônimo) deve ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, trocar peças do sistema de escapamento, trocar amortecedores, alinhar sistema de direção, desmontar sistema de transmissão, identificar tipos de transmissão e funcionamento, reparar sistema de sobrealimentação, realizar manutenção do compressor de ar, identificar sons no ambiente, trocar radiadores, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, interpretar diagramas eletroeletrônicos, trabalhar em equipe, estimar tempo de execução, cumprir compromissos assumidos, regular freios, testar sistema de transmissão no veículo, preencher requisição de material, reparar chassis, controlar dimensional das peças, demonstrar orientação espacial, reparar bomba dágua, orientar o cliente no uso correto do veículo, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, regular sistema de ignição e injeção, reparar bomba hidráulica da direção, testar válvulas injetoras, trabalhar com atenção seletiva, reparar sistema de arrefecimento, enviar peças para retificação, realizar o trabalho de modo eficiente, trocar válvulas pneumáticas, demonstrar destreza manual, confirmar plano de manutenção com o cliente, orçar serviços manuais e por computador, remover sistemas de transmissão, substituir agregados da suspensão, trocar fluidos hidráulicos, trocar válvula injetora, trocar rolamentos de rodas, realizar teste de emissão de poluentes, identificar o trabalho a ser realizado, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, testar estanqueidade do sistema de alimentação, instalar motor no veículo, testar circuitos eletroeletrônicos, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, trocar peças com defeito de fabricação, lubrificar articulações da suspensão, vestir equipamentos de proteção individual, interpretar desenhos e normas técnicas, trocar terminais esféricos - pivôs, trocar vedantes de óleo e água, montar motor, ajustar válvulas no motor, reparar caixa de direção, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, trocar sensores térmicos, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, ajustar componentes pneumáticos, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, trocar componentes da unidade hidráulica, remover o motor do veículo, reparar unidade hidráulica, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, trabalhar com responsabilidade, substituir bolsas de ar, manter-se atualizado profissionalmente, conferir peças no recebimento, trocar sistema de embreagem, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, testar pressão de alimentação e vazão, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., trocar tensores, realizar manutenção da bomba hidráulica, reparar sistema de carga e partida, testar desempenho do motor em dinamômetro, reparar válvula injetora - diesel, avaliar satisfação do cliente, trocar componentes eletroeletrônicos, trocar buchas, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, manter o local de trabalho organizado, reparar sistema elétrico, reparar bomba de combustível, testar motor no veículo, efetuar limpeza geral, coordenar braços e pernas, reparar sistema de escapamento, reparar bomba injetora, reparar válvulas pneumáticas, ajustar cubos de rodas, instalar sistemas de transmissão no veículo, desmontar o motor, trocar molas, drenar filtros da linha de alimentação, identificar áreas de risco, sangrar sistema de freios, trocar filtros e lubrificantes, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, preencher ordem de serviço, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, limpar filtros de transmissão, substituir braços do sistema, manter relacionamento interpessoal, trocar mangueiras, correias e polias.