CBO 9144-25 - Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores

O profissional no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

CBO 9144-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-25

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas.

Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.

Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.

Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.

Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.

Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9144-25 deve realizar o trabalho com segurança, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, reparar componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, elaborar plano de manutenção, substituir peças dos diversos sistemas, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-25

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25

Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) (ou sinônimo) deve drenar filtros da linha de alimentação, identificar áreas de risco, realizar o trabalho de modo eficiente, realizar manutenção do compressor de ar, trocar fluidos hidráulicos, sangrar sistema de freios, trabalhar em equipe, conferir peças no recebimento, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., comunicar-se com clareza verbal e por escrito, trocar buchas, avaliar satisfação do cliente, coordenar braços e pernas, trocar componentes eletroeletrônicos, trocar sistema de embreagem, identificar o trabalho a ser realizado, reparar sistema de arrefecimento, trocar tensores, trocar vedantes de óleo e água, demonstrar orientação espacial, manter-se atualizado profissionalmente, alinhar sistema de direção, testar sistema de transmissão no veículo, testar estanqueidade do sistema de alimentação, interpretar desenhos e normas técnicas, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, instalar sistemas de transmissão no veículo, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, enviar peças para retificação, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, trocar radiadores, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, preencher requisição de material, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, testar válvulas injetoras, substituir bolsas de ar, trocar sensores térmicos, reparar sistema de carga e partida, lubrificar articulações da suspensão, reparar bomba hidráulica da direção, trocar componentes da unidade hidráulica, trocar peças do sistema de escapamento, trabalhar com responsabilidade, desmontar sistema de transmissão, orientar o cliente no uso correto do veículo, testar pressão de alimentação e vazão, regular sistema de ignição e injeção, realizar teste de emissão de poluentes, controlar dimensional das peças, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, trocar rolamentos de rodas, reparar válvula injetora - diesel, ajustar cubos de rodas, testar desempenho do motor em dinamômetro, orçar serviços manuais e por computador, testar motor no veículo, realizar manutenção da bomba hidráulica, trabalhar com atenção seletiva, trocar amortecedores, trocar filtros e lubrificantes, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, substituir agregados da suspensão, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, identificar tipos de transmissão e funcionamento, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, trocar válvula injetora, reparar sistema de sobrealimentação, preencher ordem de serviço, reparar bomba dágua, confirmar plano de manutenção com o cliente, montar motor, vestir equipamentos de proteção individual, ajustar válvulas no motor, regular freios, reparar válvulas pneumáticas, trocar terminais esféricos - pivôs, manter o local de trabalho organizado, reparar caixa de direção, reparar bomba injetora, estimar tempo de execução, trocar peças com defeito de fabricação, limpar filtros de transmissão, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, reparar chassis, trocar mangueiras, correias e polias, reparar unidade hidráulica, manter relacionamento interpessoal, cumprir compromissos assumidos, identificar sons no ambiente, remover o motor do veículo, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, substituir braços do sistema, ajustar componentes pneumáticos, interpretar diagramas eletroeletrônicos, demonstrar destreza manual, testar circuitos eletroeletrônicos, instalar motor no veículo, trocar válvulas pneumáticas, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, efetuar limpeza geral, reparar sistema elétrico, remover sistemas de transmissão, trocar molas, reparar sistema de escapamento, reparar bomba de combustível, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, desmontar o motor.

Cargos e salários CBO 9144-25 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Contagem

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Contagem, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Contagem - MG, ganha entre 2.348 e 3.864 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Santa Catarina

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.488 e 4.388 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.507 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Espírito Santo

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 2.165 e 3.818 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.028 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Pernambuco

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 2.004 e 3.323 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 605 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Ceará

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Ceará, ganha entre 2.222 e 3.899 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 457 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Paraná

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.346 e 3.994 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.788 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Bahia

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.999 e 3.424 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.635 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Campinas

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Campinas, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.890 e 4.733 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 350 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: São Paulo

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.702 e 4.636 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 11.269 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Goiás

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Goiás, ganha entre 2.362 e 4.363 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.536 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Mato Grosso

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 2.453 e 4.614 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.802 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Minas Gerais

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.209 e 3.884 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.409 e 4.062 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.109 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Pará

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Pará, ganha entre 2.054 e 3.582 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 947 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Goiânia

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.323 e 4.137 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 556 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.362 e 4.070 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.324 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus São Paulo

Mecânico de Manutenção de Ônibus: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.901 e 5.020 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.919 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus Rio de Janeiro

Mecânico de Manutenção de Ônibus: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.484 e 4.139 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 834 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.