CBO 9144-25 - Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores

O profissional no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

CBO 9144-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-25

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas.

Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.

Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.

Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.

Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.

Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9144-25 deve testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, substituir peças dos diversos sistemas, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, demonstrar competências pessoais, elaborar plano de manutenção, realizar o trabalho com segurança, reparar componentes e sistemas de veículos.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-25

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25

Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) (ou sinônimo) deve trocar fluidos hidráulicos, remover sistemas de transmissão, reparar chassis, testar válvulas injetoras, preencher ordem de serviço, testar circuitos eletroeletrônicos, realizar manutenção do compressor de ar, identificar o trabalho a ser realizado, identificar tipos de transmissão e funcionamento, substituir agregados da suspensão, trocar molas, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, trabalhar com atenção seletiva, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, trabalhar em equipe, reparar unidade hidráulica, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, ajustar cubos de rodas, trocar radiadores, regular sistema de ignição e injeção, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, identificar áreas de risco, lubrificar articulações da suspensão, desmontar sistema de transmissão, trocar válvula injetora, reparar bomba hidráulica da direção, demonstrar destreza manual, reparar sistema de escapamento, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, coordenar braços e pernas, realizar manutenção da bomba hidráulica, trocar sistema de embreagem, trocar peças do sistema de escapamento, interpretar desenhos e normas técnicas, testar sistema de transmissão no veículo, demonstrar orientação espacial, efetuar limpeza geral, reparar caixa de direção, trocar rolamentos de rodas, trocar terminais esféricos - pivôs, orçar serviços manuais e por computador, controlar dimensional das peças, sangrar sistema de freios, reparar sistema elétrico, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, manter o local de trabalho organizado, enviar peças para retificação, reparar bomba injetora, trocar componentes eletroeletrônicos, realizar o trabalho de modo eficiente, avaliar satisfação do cliente, montar motor, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, alinhar sistema de direção, trocar peças com defeito de fabricação, ajustar válvulas no motor, drenar filtros da linha de alimentação, reparar bomba dágua, confirmar plano de manutenção com o cliente, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., interpretar diagramas eletroeletrônicos, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, desmontar o motor, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, trocar amortecedores, manter relacionamento interpessoal, trabalhar com responsabilidade, estimar tempo de execução, testar desempenho do motor em dinamômetro, orientar o cliente no uso correto do veículo, trocar componentes da unidade hidráulica, manter-se atualizado profissionalmente, instalar sistemas de transmissão no veículo, reparar válvulas pneumáticas, remover o motor do veículo, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, testar pressão de alimentação e vazão, vestir equipamentos de proteção individual, reparar válvula injetora - diesel, limpar filtros de transmissão, trocar filtros e lubrificantes, reparar bomba de combustível, regular freios, trocar buchas, reparar sistema de sobrealimentação, ajustar componentes pneumáticos, conferir peças no recebimento, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, realizar teste de emissão de poluentes, testar motor no veículo, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, trocar tensores, substituir braços do sistema, cumprir compromissos assumidos, trocar válvulas pneumáticas, trocar sensores térmicos, reparar sistema de carga e partida, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, trocar mangueiras, correias e polias, reparar sistema de arrefecimento, trocar vedantes de óleo e água, instalar motor no veículo, substituir bolsas de ar, testar estanqueidade do sistema de alimentação, preencher requisição de material, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, identificar sons no ambiente, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso.

Cargos e salários CBO 9144-25 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus Salvador

Mecânico de Manutenção de Ônibus: Salvador, BA

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.083 e 3.581 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 194 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus Suzano

Mecânico de Manutenção de Ônibus: Suzano, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando em Suzano - SP, ganha entre 2.713 e 4.700 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 78 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus São José dos Pinhais

Mecânico de Manutenção de Ônibus: São José dos Pinhais, PR

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando em São José dos Pinhais - PR, ganha entre 2.513 e 4.232 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 209 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus

Mecânico de Manutenção de Ônibus: Minas Gerais

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.209 e 3.884 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus Curitiba

Mecânico de Manutenção de Ônibus: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.579 e 4.342 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 560 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus

Mecânico de Manutenção de Ônibus: São Paulo

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.702 e 4.636 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 11.269 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus Belo Horizonte

Mecânico de Manutenção de Ônibus: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.154 e 3.745 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 589 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus

Mecânico de Manutenção de Ônibus: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.409 e 4.062 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.109 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus

Mecânico de Manutenção de Ônibus: Goiás

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando em Goiás, ganha entre 2.362 e 4.363 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.536 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Manutenção de Ônibus

Mecânico de Manutenção de Ônibus: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.362 e 4.070 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.324 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Campinas

Mecânico de Motor a Diesel: Campinas, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.890 e 4.733 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 350 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Niterói

Mecânico de Motor a Diesel: Niterói, RJ

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Niterói - RJ, ganha entre 2.430 e 3.739 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Rio de Janeiro

Mecânico de Motor a Diesel: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.484 e 4.139 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 834 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Salvador

Mecânico de Motor a Diesel: Salvador, BA

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.083 e 3.581 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 194 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Fortaleza

Mecânico de Motor a Diesel: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.319 e 3.956 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 267 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Natal

Mecânico de Motor a Diesel: Natal, RN

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.800 e 3.240 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 35 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Belém

Mecânico de Motor a Diesel: Belém, PA

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.970 e 3.316 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 159 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Caxias do Sul

Mecânico de Motor a Diesel: Caxias do Sul, RS

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 2.847 e 4.954 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 218 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.