CBO 9144-25 - Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores

O profissional no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

CBO 9144-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-25

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas.

Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.

Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.

Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.

Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.

Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9144-25 deve realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, reparar componentes e sistemas de veículos, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, substituir peças dos diversos sistemas, realizar o trabalho com segurança, elaborar plano de manutenção, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-25

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25

Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) (ou sinônimo) deve reparar bomba de combustível, remover sistemas de transmissão, manter relacionamento interpessoal, substituir agregados da suspensão, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, enviar peças para retificação, substituir braços do sistema, testar circuitos eletroeletrônicos, vestir equipamentos de proteção individual, testar pressão de alimentação e vazão, confirmar plano de manutenção com o cliente, trocar buchas, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, trocar válvula injetora, desmontar o motor, instalar motor no veículo, trocar fluidos hidráulicos, trocar radiadores, ajustar válvulas no motor, reparar sistema elétrico, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, limpar filtros de transmissão, reparar sistema de escapamento, lubrificar articulações da suspensão, trocar peças com defeito de fabricação, orçar serviços manuais e por computador, trocar tensores, reparar bomba injetora, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, trocar peças do sistema de escapamento, preencher requisição de material, reparar caixa de direção, trocar rolamentos de rodas, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, trabalhar em equipe, identificar tipos de transmissão e funcionamento, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, testar sistema de transmissão no veículo, reparar bomba hidráulica da direção, realizar o trabalho de modo eficiente, testar válvulas injetoras, reparar chassis, trocar válvulas pneumáticas, realizar teste de emissão de poluentes, controlar dimensional das peças, desmontar sistema de transmissão, trocar vedantes de óleo e água, realizar manutenção da bomba hidráulica, cumprir compromissos assumidos, trocar componentes eletroeletrônicos, reparar válvula injetora - diesel, trocar sensores térmicos, manter-se atualizado profissionalmente, testar desempenho do motor em dinamômetro, identificar áreas de risco, ajustar cubos de rodas, reparar sistema de sobrealimentação, montar motor, trocar terminais esféricos - pivôs, reparar válvulas pneumáticas, alinhar sistema de direção, realizar manutenção do compressor de ar, efetuar limpeza geral, identificar o trabalho a ser realizado, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, estimar tempo de execução, trocar molas, trabalhar com responsabilidade, sangrar sistema de freios, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, interpretar desenhos e normas técnicas, orientar o cliente no uso correto do veículo, ajustar componentes pneumáticos, manter o local de trabalho organizado, drenar filtros da linha de alimentação, testar motor no veículo, trocar mangueiras, correias e polias, trocar amortecedores, regular sistema de ignição e injeção, reparar sistema de arrefecimento, interpretar diagramas eletroeletrônicos, trocar componentes da unidade hidráulica, avaliar satisfação do cliente, regular freios, substituir bolsas de ar, reparar sistema de carga e partida, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, reparar bomba dágua, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, preencher ordem de serviço, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, remover o motor do veículo, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, identificar sons no ambiente, instalar sistemas de transmissão no veículo, coordenar braços e pernas, conferir peças no recebimento, demonstrar orientação espacial, demonstrar destreza manual, testar estanqueidade do sistema de alimentação, trocar sistema de embreagem, reparar unidade hidráulica, trabalhar com atenção seletiva, trocar filtros e lubrificantes, selecionar ferramental de acordo com o trabalho.

Cargos e salários CBO 9144-25 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Salário Mecânico de Motor a Diesel São Paulo

Mecânico de Motor a Diesel: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.901 e 5.020 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.919 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel

Mecânico de Motor a Diesel: Minas Gerais

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.209 e 3.884 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Porto Alegre

Mecânico de Motor a Diesel: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.533 e 4.314 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 308 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel São João de Meriti

Mecânico de Motor a Diesel: São João de Meriti, RJ

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em São João de Meriti - RJ, ganha entre 2.608 e 3.955 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 26 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Belo Horizonte

Mecânico de Motor a Diesel: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.154 e 3.745 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 589 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Uberlândia

Mecânico de Motor a Diesel: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 2.219 e 3.770 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 376 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Contagem

Mecânico de Motor a Diesel: Contagem, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Contagem - MG, ganha entre 2.348 e 3.864 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Brasília

Mecânico de Motor a Diesel: Brasília, DF

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.194 e 3.895 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 339 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel

Mecânico de Motor a Diesel: Pará

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Pará, ganha entre 2.054 e 3.582 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 947 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel

Mecânico de Motor a Diesel: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.362 e 4.070 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.324 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel

Mecânico de Motor a Diesel: São Paulo

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.702 e 4.636 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 11.269 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel

Mecânico de Motor a Diesel: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.409 e 4.062 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.109 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel

Mecânico de Motor a Diesel: Pernambuco

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 2.004 e 3.323 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 605 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Rondonópolis

Mecânico de Motor a Diesel: Rondonópolis, MT

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Rondonópolis - MT, ganha entre 2.225 e 3.998 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 328 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel

Mecânico de Motor a Diesel: Ceará

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Ceará, ganha entre 2.222 e 3.899 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 457 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Curitiba

Mecânico de Motor a Diesel: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.579 e 4.342 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 560 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Goiânia

Mecânico de Motor a Diesel: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.323 e 4.137 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 556 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Campo Grande

Mecânico de Motor a Diesel: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 2.104 e 3.698 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 360 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.