CBO 9152-15 - Luthier (restauração de cordas arcadas) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos restauradores de instrumentos musicais
O profissional no cargo de Luthier (restauração de cordas arcadas) CBO 9152-15 restaura e reforma violino, violoncelo e outros instrumentos musicais de cordas arcadas - industrializados ou artesanais -, realizando desmontagem de instrumentos, confeccionando peças de reposição, substituindo peças, componentes e acessórios, soldando ou colando peças e componentes, executando alinhamento e ajuste de partes, fazendo lubrificação, efetuando montagem dos instrumentos, e realizando acabamento de superfícies Executa testes em instrumentos musicais e verifica sua afinação.
Planeja atividades, definindo etapas e sequência de trabalho Realiza atendimento a clientes Opera máquinas durante as atividades de restauração e reforma.
Pode construir, ajustar e afiar ferramentas Executa manutenção básica em máquinas e equipamentos Cumpre normas técnicas, procedimentos da qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 9152-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de restauradores de instrumentos musicais que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Luthier (restauração de cordas arcadas), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Restauradores de instrumentos musicais CBO 9152-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9152-15
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Restauradores de instrumentos musicais.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
O que faz um Luthier (restauração de cordas arcadas)
O Luthier (restauração de cordas arcadas) CBO 9152-15 planeja as atividades de restauração e reforma de instrumentos musicais de cordas arcadas – tais como contrabaixo, viola, violino e violoncelo -, definindo as etapas e a sequência de trabalho Seleciona a técnica a ser aplicada, considerando o tipo e o modelo do instrumento.
Interpreta desenhos, especificações, manuais técnicos e requisição de trabalho.
Seleciona máquinas e equipamentos mecânicos, elétricos e eletrônicos – convencionais ou automatizados e digitais -, ferramentas e instrumentos, para realização das atividades Verifica as condições operacionais dos recursos de trabalho.
Realiza a desmontagem do instrumento musical, desmembrando seus componentes e limpando-os Pode confeccionar peças de reposição, quando necessário.
Substitui peças e acessórios.
Solda ou cola componentes Realiza alinhamento e ajuste de partes.
Faz a lubrificação.
Monta peças de instrumentos de cordas arcadas Monta parte elétrica e eletrônica do instrumento Monta o instrumento musical.
Realiza acabamento de superfície em instrumentos musicais, preparando a superfície Recupera rachaduras, enverniza e encera instrumentos Pode aplicar banhos eletrostáticos e pintar instrumentos.
Limpa e lustra os instrumentos musicais Realiza testes das estruturas de instrumentos musicais restaurados ou reformados, conferindo as medidas-padrão, verificando as propriedades acústicas, físicas e mecânicas, e examinando a concavidade ou a convexidade do arco.
Executa a regulagem de instrumentos de cordas arcadas Afina instrumentos de cordas arcadas, utilizando referenciais de afinação Avalia a qualidade do processo de restauro ou reforma, utilizando instrumentos e equipamentos e aplicando testes sensoriais e visuais.
Ajusta parâmetros dimensionais, geométricos, estruturais, funcionais e acústicos Verifica o encaixe, a união e a fixação das partes Examina o revestimento, o acabamento e a limpeza da superfície.
Embala o instrumento musical, colocando etiquetas identificadoras Instala proteção contra agentes externos, tendo em vista manter a integridade física do instrumento Orienta cliente na conservação do instrumento.
Opera máquinas durante as atividades de restauração e reforma Prepara dispositivos e regula os parâmetros da máquina Alimenta a máquina com matérias-primas Inspeciona o funcionamento da máquina Pode construir ferramentas, desenhando-as, definindo suas medidas e selecionando materiais para sua produção.
Realiza controle dimensional de ferramentas Ajusta e afia ferramentas Faz manutenção básica de máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos, conservando-os limpos, realizando lubrificação, e executando pequenos reparos Providencia manutenção corretiva, quando necessário Realiza atendimento a cliente, verificando a necessidade de restauro ou reforma e avaliando a viabilidade técnica da execução do trabalho solicitado Elabora laudo técnico Faz orçamento do serviço Conserva o local de trabalho limpo e organizado Zela pela preservação, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual Atua de acordo com diretrizes de preservação ambiental, selecionando sobras de materiais para reciclagem e descartando resíduos de acordo com normas ambientais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9152-15 deve testar instrumentos musicais, trabalhar com segurança, desmontar e montar instrumentos musicais, demonstrar competências pessoais, construir ferramentas, realizar acabamento de superfície em instrumentos musicais, atender clientes, operar máquinas motrizes.
Condições de trabalho dessas profissões
Restauradores de instrumentos musicais atuam nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos instrumentos ou como autônomos - caso do luthier e do restaurador de instrumentos. Podem atuar também na fabricação de produtos de madeira, artigos de borracha e plástico, produtos de metal e material eletrônico. Na condição de empregados, trabalham em equipe sob supervisão ocasional e em locais fechados. Como autônomos, o trabalho é individual, sem supervisão e em horários irregulares. Eventualmente trabalham sujeitos a pressões, posições desconfortáveis, materiais tóxicos e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9152-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído (reparador de instrumentos) ou ensino médio concluído (restaurador e luthier). Os profissionais desta família, principalmente restaurador de instrumentos e luthier, são autodidatas, ou seja, por iniciativa própria procuram aperfeiçoar-se na profissão, buscando referências teóricas e realizando cursos especiais ou estágios, principalmente no exterior. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional (reparador de instrumentos) e de três a quatro anos (restaurador de instrumentos e luthier).
Atividades exercidas por um Luthier (restauração de cordas arcadas) CBO 9152-15
Um Luthier (restauração de cordas arcadas) (ou sinônimo) deve testar parte mecânica de instrumentos de cordas arcadas, elaborar laudos técnicos, trocar peças e acessórios, dar provas de acuidade auditiva - discriminar sons, demonstrar capacidade de concentração, lubrificar instrumentos, preparar superfícies de instrumentos, alinhar instrumentos, elaborar orçamentos, ajustar ferramentas, manifestar paciência, lustrar instrumentos, envernizar instrumentos, demonstrar capacidade de intuição, trabalhar em equipe, desenhar ferramentas, orientar clientes na conservação dos instrumentos, pintar instrumentos, providenciar manutenção corretiva de máquinas, regular parâmetros de máquinas, limpar componentes de instrumentos, realizar controle dimensional de ferramentas, montar parte elétrica e eletrônica de instrumentos, afiar ferramentas, soldar componentes de instrumentos, aplicar banhos eletrostáticos nos instrumentos, selecionar materiais, verificar tocabilidade dos instrumentos, desamassar instrumentos, confeccionar peças de reposição, verificar afinação dos instrumentos, encerar instrumentos, inspecionar máquinas, regular instrumentos de cordas arcadas, definir medidas, ajustar instrumentos, limpar instrumentos, checar medidas-padrão de instrumentos musicais, evidenciar dinamismo, orientar auxiliares quanto a segurança, evidenciar capacidade de comunicação, montar peças de instrumentos de cordas arcadas, selecionar ferramentas, identificar problemas nos instrumentos musicais, utilizar equipamento de proteção individual - epi, preparar dispositivos de máquinas, organizar ambiente de trabalho, manter limpos máquinas, equipamentos e ferramentas, modificar ferramentas, lubrificar máquinas, demonstrar destreza manual, trocar peças de máquinas, alimentar máquinas com matérias-primas, evidenciar criatividade, desmembrar componentes de instrumentos, colar componentes de instrumentos.