CBO 9911-15 - Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos conservadores de vias permanentes (trilhos)

O profissional no cargo de Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) CBO 9911-15 opera máquinas especiais em atividades de conservação e manutenção de vias permanentes, movimentando materiais diversos, executando a correção da geometria da via, efetuando a substituição de lastro contaminado por lastro tratado, e realizando esmerilhamento para ações preventivas e corretivas em trilhos Elabora relatório sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas.

Providencia manutenção de máquinas e equipamentos Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 9911-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de conservadores de vias permanentes (trilhos) que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Conservadores de vias permanentes (trilhos) CBO 9911-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9911-15

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Conservadores de vias permanentes (trilhos).
      • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.

O que faz um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos)

O Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) CBO 9911-15 prepara-se para operação de máquinas especiais, verificando a programação de atividades de conservação e manutenção de via permanente e definindo prioridades Movimenta, com máquinas, materiais diversos – como britas, dormentes e trilhos - para realização de serviços de reparação dos componentes da via.

Executa a correção da geometria da via por meio de máquinas e equipamentos, analisando informações topográficas e geométricas e estabelecendo o limite de nivelamento e alinhamento.

Prepara a máquina, alimentando-a com dados geométricos Corrige alinhamento, nivelamento longitudinal e desnível transversal dos trilhos, monitorando instrumentos de correção da via.

Realiza ciclo de socaria do lastro, garantindo uma camada de apoio estável aos dormentes Instala máquina de desguarnecimento na via e monitora seu painel de controle, determinando a profundidade de corte da máquina, para remover lastro contaminado e recolocar lastro tratado.

Prepara a execução de esmerilhamento de trilhos, medindo o desgaste ondulatório de trilhos e definindo o método para realização do serviço.

Opera esmerilhadeira para ação preventiva e corretiva em trilhos, controlando a velocidade do trabalho, regulando e monitorando os ângulos e a pressão dos motores de esmerilhamento Avalia qualidade do esmerilhamento do trilho e anota detalhes do serviço executado.

Elabora relatório prestando informações sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas.

Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Examina as condições gerais de equipamentos e máquinas especiais, troca peças danificadas e solicita serviço de manutenção, para solucionar problemas de funcionamento Encaminha equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho para aferição, auxiliando os técnicos na realização do serviço.

Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e respeitando os limites de velocidade da via Aplica procedimentos de segurança, mapeando áreas de risco, definindo riscos em potencial, sinalizando e isolando áreas Interdita linha em casos de emergência.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 9911-15 deve trabalhar com segurança, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, comunicar-se, inspecionar vias, demonstrar competências pessoais, esmerilhar trilhos, corrigir geometria da via por meio de equipamentos, realizar soldagem aluminotérmica, desguarnecer lastro.

Condições de trabalho dessas profissões

Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9911-15

Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) CBO 9911-15

Um Operador de máquinas especiais em conservação de via permanente (trilhos) (ou sinônimo) deve operar veículo de inspeção geométrica da via, regular ângulos dos motores de esmerilhamento, trocar peças danificadas, reforçar a marcação de parâmetros na via, demonstrar responsabilidade, mapear áreas de risco, definir riscos em potencial, remover equipamentos a oficina, examinar condições gerais do veículo, respeitar limites de velocidade da via, esmerilhar componentes de amv, trilhos e juntas, pedir autorização para interdição de linha, varrer lastro, monitorar o painel de controle da máquina desguarnecedora, aplicar procedimentos de segurança, instalar máquina de desguarnecimento na via, encaminhar veículo para manutenção, avaliar local de depósito do rejeito, anotar detalhes do serviço executado, isolar áreas, regular pressão dos motores de esmerilhamento, demonstrar capacidade de concentração, peneirar brita para remoção de detritos, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, reciclar-se, participar da elaboração da programação de trabalho, socar lastro, determinar profundidade de corte da máquina desguarnecedora, analisar informações topográficas e geométricas da via, descarregar trilhos, confirmar liberação de via para manutenção, inteirar-se do trabalho a ser realizado, regularizar lastro, relacionar pendências do equipamento, operar esmerilhadeira para ação corretiva e ou preventiva em trilhos, relatar falhas detectadas no ato de inspeção, medir desgaste ondulatório de trilhos, corrigir alinhamento, descarregar britas e dormentes, demonstrar iniciativa, recolocar lastro tratado, comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, classificar nível de falhas, remover lastro contaminado, carregar materiais diversos, comunicar ocorrências, corrigir desnível transversal dos trilhos, auxiliar técnicos na aferição de máquinas, monitorar instrumentos de correção de via, trabalhar em equipe, lavar vias, deslocar-se a pé pela via, injetar produtos químicos nos dormentes, examinar condições das ferramentas, avaliar qualidade do esmerilhamento do trilho, atentar para as normas de segurança, interditar linha em situação de emergência, demonstrar bom senso, checar água de irrigação - máquina esmerilhadora e extintores, conduzir trem esmerilhador até local de trabalho, checar equipamento - check list, definir método de esmerilhamento, estabelecer limite de nivelamento e alinhamento da via, sinalizar vias, monitorar pressão e ângulos dos motores de esmerilhamento, recolher objetos estranhos da via, posicionar carro esmerilhador na via, preparar a máquina, corrigir nivelamento longitudinal, analisar programação de inspeção, examinar o estado do trilho, ajustar dados da máquina, trocar informações com outras áreas, usar equipamentos de segurança individual, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, alimentar a máquina com dados geométricos, definir prioridades, controlar a velocidade de trabalho - do esmerilhamento, demonstrar senso de ética.

Cargos e salários CBO 9911-15 - Conservadores de vias permanentes (trilhos)

Salário Operador de Maquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (Trilhos)

Operador de Maquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (Trilhos): Brasil

O profissional no cargo de Operador de Maquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (Trilhos) CBO 9911-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.025 e 3.577 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.899 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9911-15.
Salário Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)

Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos): Brasil

O profissional no cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.025 e 3.577 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.899 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9911-15.
Salário Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)

Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos): Brasil

O profissional no cargo de Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.025 e 3.577 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.899 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9911-15.
Salário Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)

Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos): Espírito Santo

O profissional no cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 2.724 e 4.362 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9911-15.