CBO 9911-20 - Soldador aluminotérmico em conservação de trilhos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos conservadores de vias permanentes (trilhos)

O profissional no cargo de Soldador aluminotérmico em conservação de trilhos CBO 9911-20 realiza soldagem aluminotérmica em trilho, examinando o estado do trilho, efetuando seu corte, alinhando, nivelando e preaquecendo as extremidades após o corte, preenchendo o espaço entre as extremidades com solda, e fazendo rebarbagem da superfície do trilho e esmerilhamento do local soldado para acabamento do processo de conservação e reparação Planeja o trabalho, definindo os procedimentos técnicos a serem adotados de acordo com o perfil do trilho e as condições da via.

Elabora relatório sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas Cumpre legislação, procedimentos técnicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 9911-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de conservadores de vias permanentes (trilhos) que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Soldador aluminotérmico em conservação de trilhos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Conservadores de vias permanentes (trilhos) CBO 9911-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9911-20

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Conservadores de vias permanentes (trilhos).
      • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.

O que faz um Soldador aluminotérmico em conservação de trilhos

O Soldador aluminotérmico em conservação de trilhos CBO 9911-20 planeja a realização de soldagem aluminotérmica, examinando o estado da via permanente e verificando trincas, cavidades e fixação dos trilhos Define os procedimentos técnicos a serem adotados de acordo com as condições da via permanente e o perfil do trilho.

Seleciona o material para soldagem.

Realiza a limpeza da superfície do trilho, retira a fixação dos dormentes adjacentes e realiza o corte do trilho, a frio ou a quente Alinha e nivela as extremidades do trilho.

Monta formas no local a ser soldado, faz a aplicação de areia de vedação e executa a fixação de prensa Prepara o cadinho refratário, para fixá-lo sobre as formas.

Confere o espaçamento entre as extremidades do trilho, que será preenchido, e prepara o material de soldagem e a porção de solda.

Carrega o cadinho com carga aquecida de solda e faz o pré-aquecimento das extremidades do trilho com maçarico, controlando a temperatura Após a corrida da solda para dentro das formas, retira o cadinho e o porta-escória.

Cronometra o tempo de esfriamento do metal líquido, para retirar a prensa e as formas.

Faz a rebarbagem da superfície do trilho, esmerilha o local soldado, alinha e nivela as extremidades do trilho, para o acabamento e a preparação para os ensaios de ultrassom ou líquido penetrante Pode realizar os ensaios com líquidos penetrantes, para detectar possíveis descontinuidades superficiais – tais como trincas, poros e dobras -, tornando-as facilmente visíveis na inspeção do serviço realizado Finaliza o serviço providenciando o nivelamento - com socaria manual dos dormentes sob a junta -, complementação das fixações e remoção de resíduos.

Elabora relatório prestando informações sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas Comunica-se com o centro de controle operacional do local do serviço, confirmando liberação de via para manutenção e pedindo autorização para interdição de linha Examina as condições gerais de ferramentas e troca peças danificadas.

Solicita serviço de manutenção, para solucionar problemas de funcionamento de máquinas e equipamentos Encaminha máquinas, equipamentos e instrumentos de trabalho para aferição.

Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual Atua na prevenção de acidentes, incêndios e explosões Aplica procedimentos de segurança, mapeando áreas de risco, definindo riscos em potencial, sinalizando e isolando áreas.

Interdita linha em casos de emergência.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9911-20 deve inspecionar vias, realizar soldagem aluminotérmica, trabalhar com segurança, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, esmerilhar trilhos, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via, providenciar manutenção de máquinas e equipamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9911-20

Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Soldador aluminotérmico em conservação de trilhos CBO 9911-20

Um Soldador aluminotérmico em conservação de trilhos (ou sinônimo) deve demonstrar bom senso, trocar peças danificadas, inteirar-se do trabalho a ser realizado, preencher com solda espaçamento entre trilhos, verificar trincas, cavidades e fixação dos trilhos, trocar informações com outras áreas, comunicar ocorrências, realizar ensaios com líquidos penetrantes, examinar o estado do trilho, demonstrar senso de ética, examinar condições das ferramentas, esmerilhar manualmente rebarbas e cavidades, preparar porção de solda, reciclar-se, conferir espaçamento entre soldas, classificar nível de falhas, trabalhar em equipe, rebarbar superfície do trilho, encaminhar para aferição equipamentos, máquinas e instrumentos de trabalho, cortar trilho, demonstrar responsabilidade, aplicar procedimentos de segurança, substituir dormentes, comunicar ao centro de controle operacional o local de serviço, definir riscos em potencial, demonstrar iniciativa, aliviar tensão térmica dos trilhos, demonstrar capacidade de concentração, usar equipamentos de segurança individual, esmerilhar componentes de amv, trilhos e juntas, esmerilhar local soldado, montar forma no local a ser soldado, relacionar pendências do equipamento, interditar linha em situação de emergência, pedir autorização para interdição de linha, sinalizar vias, preparar material de soldagem, anotar detalhes do serviço executado, deslocar-se a pé pela via, substituir trilhos, confirmar liberação de via para manutenção, aquecer pontas dos trilhos com maçarico, alinhar pontas dos trilhos, isolar áreas, atentar para as normas de segurança, relatar horas e atividades desenvolvidas pela equipe, nivelar pontas dos trilhos.

Cargos e salários CBO 9911-20 - Conservadores de vias permanentes (trilhos)

Salário Soldador Aluminotermico em Conservação de Trilhos

Soldador Aluminotermico em Conservação de Trilhos: Brasil

O profissional no cargo de Soldador Aluminotermico em Conservação de Trilhos CBO 9911-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.431 e 4.058 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 163 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9911-20.