CBO 9921-15 - Borracheiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular
O profissional no cargo de Borracheiro CBO 9921-15 conserta pneus a frio e a quente, repara câmaras de ar e troca pneus, utilizando ferramentas, máquinas e outros equipamentos de borracharia, a fim de restabelecer as condições de utilização do conjunto de roda e pneu Realiza a desmontagem e a montagem de pneus.
Controla a vida útil e a utilização dos pneus, realizando rodízios e encaminhamentos para recapagem Realiza a manutenção básica dos equipamentos utilizados nos serviços de borracharia Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 9921-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Borracheiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular CBO 9921-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9921-15
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular.
- Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.
O que faz um Borracheiro
O Borracheiro CBO 9921-15 prepara as atividades, selecionando materiais, ferramentas, instrumentos e equipamentos Leva o conjunto acondicionado ao local da prestação de socorro a veículos.
Conserta pneus a frio e a quente, localizando o furo, retirando o objeto perfurante, escareando e realizando a limpeza do local, a fim de preparar para o conserto.
Aplica cimento vulcanizante e vulcaniza o pneu Escolhe remendo adequado, de acordo com o local danificado.
Fixa manchão no pneu Introduz refil de vedação no furo.
Retira agulha do refil e apara-o rente ao pneu.
Fixa remendo com rolete no pneu Infla o pneu ou câmara com ar comprimido e examina-o.
Verifica vazamentos, após o conserto.
Calibra o pneu Repara câmara de ar, inflando-a e mergulhando-a em uma caixa d’água, para localizar vazamento Seca a câmara de ar e realiza seu lixamento com esmeril, ao redor do furo.
Passa cola no local do furo Fixa borracha de ligação Cobre remendo com papel celofane ou material análogo.
Coloca câmara de ar na máquina vulcanizadora, controlando o tempo de exposição e retirando-a em seguida Resfria câmaras de ar em temperatura ambiente e realiza os procedimentos necessários para verificar se o vazamento foi vedado.
Ressulca pneus, consultando ficha do pneu – para certificar-se de que é possível ressulcar o pneu e levantar outras informações para o processo – e selecionando lâminas da máquina de ressulcar Limpa o lado externo do pneu Ressulca o pneu, acompanhando o desenho do sulco original.
Troca pneus, calçando rodas dianteiras e traseiras, afrouxando porcas e selecionando o macaco hidráulico de acordo com o peso do veículo a ser levantado Posiciona o macaco na base do veículo Ergue o veículo e posiciona o cavalete de segurança.
Retira cônicos e porcas Retira o conjunto de pneu e roda do veículo Coloca roda nos prisioneiros dos cubos, coloca cônicos e porcas no prisioneiro.
Fixa rodas com parafusos Em rodas raiadas, fixa castanhas e porcas e centraliza as rodas Realiza o aperto das porcas e retira cavalete e macaco hidráulico Controla a vida útil e a utilização do pneu, realizando marcações para identificação do pneu, preenchendo ficha de controle de uso e controlando entrada e saída de pneus para recapagem Controla o número de reformas sofridas pelo pneu.
Examina o estado da carcaça, realiza rodízio e mantém a calibragem dos pneus Verifica ovalação da roda Separa pneus por medidas Realiza a montagem e a desmontagem de pneu, retirando núcleo de válvula, descolando talões do pneu e retirando o friso e o pneu da roda Retira o protetor da câmara de ar e a câmara de ar do pneu Escova roda e friso da roda Limpa parte interna do pneu Aplica talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu Coloca câmara no pneu Coloca conjunto protetor, câmara e pneu na roda Aplica lubrificante no talão (linha do pneu), assenta friso na roda e fixa válvula na câmara ou diretamente no pneu sem câmara Coloca água na câmara dos pneus de tratores agrícolas Presta socorro a veículos, levantando informações sobre o local e sobre a ocorrência que motivou o pedido Informa-se sobre ano e modelo do veículo e sobre o tipo, as dimensões e outras especificações do pneu Levanta informações sobre o tipo de roda Dirige-se ao local com os equipamentos e outros materiais Sinaliza a pista e procede à troca de pneus Realiza manutenção de equipamentos, verificando vazamentos e repondo óleo do macaco hidráulico, mantendo válvula de alívio fechada após uso e verificando óleo do compressor Troca água de caixa d’água Esgota água do compressor Limpa ferramentas Conserva o local de trabalho limpo e organizado Preenche documentação técnica, tais como relatórios de controle do processo, requisições de material e fichas técnicas Segue procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e verificando as condições de segurança de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9921-15 deve ressulcar pneus, realizar alinhamento, trocar pneus, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção de equipamentos, prestar socorro a veículos, controlar vida Útil e utilização do pneu, balancear conjunto roda e pneu, consertar pneus a frio e a quente, realizar montagem e desmontagem de pneu, reparar câmara de ar.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9921-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Borracheiro CBO 9921-15
Um Borracheiro (ou sinônimo) deve utilizar ferramentas adequadas, posicionar cavalete de segurança, verificar se o pneu é ressulcável, colocar câmara na máquina vulcanizadora, esgotar água do compressor, calçar rodas dianteiras e traseiras, examinar pneu, verificar condições do pneu, colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda, retirar agulha do refil, demonstrar paciência, retirar friso, cobrir remendo com papel celofane, vulcanizar pneu, verificar ovalação da roda, levantar informações sobre tipo de roda - raiada ou disco, preencher ficha de controle de uso de pneus, verificar vazamentos, repor óleo do macaco hidráulico, mergulhar câmara de ar em uma caixa dágua, demonstrar senso de observação, aplicar cimento vulcanizante, limpar ferramentas, demonstrar capacidade de resistência física, manter calibragem dos pneus, assentar friso na roda, apertar porcas em sentido x, demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos, retirar câmara de ar do pneu, fixar castanhas e porcas em rodas raiadas, demonstrar senso de humor, resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água, retirar conjunto pneu e roda do carro, ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original, marcar pneu, colocar cônicos e porcas no prisioneiro, colocar cavalete no eixo do carro, lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo, inflar câmara de ar com a válvula, descontaminar local do conserto, posicionar macaco na base do carro, aparar refil rente ao pneu, erguer veículos, dirigir-se ao local com os equipamentos necessários, aplicar lubrificante no talão - linha do pneu, retirar núcleo de válvula, demonstrar eficiência, realizar rodízio de pneus, escovar roda e friso da roda, passar cola no local do furo, fixar borracha de ligação, demonstrar educação, examinar estado de carcaça do pneu, fixar remendo com rolete no pneu, colocar câmara no pneu, calibrar pneu, trocar água de caixa dágua, aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu, fixar manchão no pneu, verificar se o vazamento foi vedado, informar sobre ano e modelo do carro, demonstrar responsabilidade, demonstrar capacidade de organização, controlar número de reformas sofridas pelo pneu, retirar cônicos e porcas, retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora, colocar roda nos prisioneiros dos cubos, utilizar equipamentos de proteção individual, selecionar lâminas da máquina de ressulcagem, limpar lado externo do pneu, localizar furo, manter válvula de alívio fechada após uso, demonstrar atenção pelos clientes, verificar vazamentos do macaco hidráulico, trabalhar com segurança, colocar água na câmara - trator agrícola, levantar informações sobre o local, levantar informações sobre o acontecido, secar câmara de ar, retirar objeto perfurante, informar-se sobre dimensão e medidas do pneu, sinalizar pista, controlar entrada e saída de pneus para recapagem, centralizar rodas raiadas, separar pneus por medidas, inflar pneu ou câmara com ar comprimido, participar em reuniões da cipa, limpar parte interna do pneu, escolher remendo adequado de acordo com local danificado, retirar pneu da roda, selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado, fixar rodas com parafusos, localizar vazamento na camara de ar, afrouxar porcas, demonstrar pontualidade, retirar cavalete e macaco hidráulico, fixar válvula na câmara, descolar talões do pneu, trabalhar em equipe, verificar óleo do compressor, consultar ficha do pneu, introduzir refil de vedação no furo, escarear local do remendo, retirar protetor da câmara de ar, inspecionar pneu.