Agente Publicitário - Salário, O Que Faz, Piso Salarial 2024

R$ 3.782,51/mês

Atualizado em

Hoje um Agente Publicitário ganha em média R$ 3.782,51 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 14.298 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Agente Publicitário pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 3.679,21 e o teto salarial de R$ 8.788,24, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Agente Publicitário.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Salário por estado

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 23 anos, ensino superior completo, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Agências de publicidade de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Agente Publicitário é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Agente Publicitário, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Agente Publicitário CBO 2531-15

O Agente Publicitário planeja, estrutura, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, considerando as expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Produz e executa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), em articulação com o redator, diretor de arte e outros profissionais envolvidos no processo criativo Realiza pesquisa e análise de mercado e concorrência, identificando tendências, nichos de mercado e estratégias adequadas para alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos.

Elabora e executa campanhas promocionais e estratégias de mídia, criando peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, desenvolvendo roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, coordenando área de mídia e representação da imagem institucional em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço para desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, em diferentes setores – administrativo, atendimento, tráfego (administração do fluxo de trabalho), planejamento, arte e criação, pesquisa, mídia, redação, entre outros) Negocia e coordena a compra de espaços e o estabelecimento de parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócios de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários Realiza e define estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.

Zela pela qualidade técnica e estética da produção publicitária, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Algumas funções no exercício da profissão

  • vender serviços publicitários;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • contratar fornecedores;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • gerenciar setores;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
  • demonstrar poder de síntese;
  • apresentar tabelas de preços;
  • antever cenários futuros;
  • acordar briefing com cliente;
  • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
  • coordenar área de mídia;
  • demonstrar senso de oportunidade;
  • detetar tendências de mercado;
  • definir conceito de produto e serviço;
  • ver mais...

Salário de Agente Publicitário CBO 2531-15 - Série histórica

Quanto ganha um Agente Publicitário por região do Brasil

Tabela salarial para Agente Publicitário

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 3.679 44.150 920 17,47
Média Salarial 3.783 45.390 946 17,96
1º Quartil 1.804 21.645 451 8,56
Salário Mediana 2.500 30.000 625 11,87
3º Quartil 7.256 87.068 1.814 34,44
Teto Salarial 8.788 105.459 2.197 41,72
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Agente Publicitário negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 2531-15 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Agente Publicitário é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Setembro de 2023 e Agosto de 2024, tivemos um aumento de 14.26% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Agente Publicitário CBO 2531-15 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
7311-4/00 Agências de publicidade 5.773,18
7319-0/03 Marketing direto 2.772,05
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.803,12
7319-0/04 Consultoria em publicidade 7.490,75
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.380,43
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 3.747,20
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 3.137,04
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 3.287,58
8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.522,45
1412-6/01 Confecção de peças do vestuário 2.624,59
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Agente Publicitário por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 14.298 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Agente Publicitário CBO 2531-15 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
8.628 44 220 2.750,15 12,50
4.906 40 200 5.684,91 28,42
255 42 210 4.466,05 21,27
81 36 180 2.068,34 11,49
78 43 215 3.167,29 14,73
76 30 150 2.820,69 18,80

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 7.131 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 3.081,73 3.557,45 4.745,02
Pequenas 3.750,57 4.226,30 5.413,86
Médias 4.812,47 5.288,19 6.475,76
Grandes Empresas 4.572,97 5.048,70 6.236,27
  • *Agente Publicitário Júnior: até 4 anos;
  • *Agente Publicitário Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Agente Publicitário Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Agente Publicitário

  • Salário Base: R$ 3.782,51
  • Salário-educação (3%): R$ 113,48
  • Sistema S (2%): R$ 75,65
  • INSS Patronal (20%): R$ 756,50
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 37,83
  • FGTS (8%): R$ 302,60
  • Férias 1/12: R$ 315,21
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 756,50
  • Periculosidade (30%): R$ 1.134,75
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 105,07
  • 13º Salário: R$ 315,21
  • FGTS sobre Férias: R$ 25,22
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 8,41
  • FGTS sobre 13º: R$ 25,22
  • Aviso Prévio: R$ 315,21
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 25,22
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 315,21

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Agente Publicitário