Profissões relacionadas:
O que faz um Agente Publicitário CBO 2531-15
O Agente Publicitário planeja, estrutura, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, considerando as expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Produz e executa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), em articulação com o redator, diretor de arte e outros profissionais envolvidos no processo criativo Realiza pesquisa e análise de mercado e concorrência, identificando tendências, nichos de mercado e estratégias adequadas para alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos.
Elabora e executa campanhas promocionais e estratégias de mídia, criando peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, desenvolvendo roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, coordenando área de mídia e representação da imagem institucional em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço para desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, em diferentes setores – administrativo, atendimento, tráfego (administração do fluxo de trabalho), planejamento, arte e criação, pesquisa, mídia, redação, entre outros) Negocia e coordena a compra de espaços e o estabelecimento de parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.
Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócios de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários Realiza e define estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.
Zela pela qualidade técnica e estética da produção publicitária, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- vender serviços publicitários;
- pesquisar meios e veículos de comunicação;
- demonstrar competências pessoais;
- contratar fornecedores;
- desenvolver propaganda e promoções;
- elaborar planejamento estratégico;
- gerenciar setores;
- estruturar estratégia de projeto publicitário;
- elaborar relatório sobre demanda de mercado;
- demonstrar poder de síntese;
- apresentar tabelas de preços;
- antever cenários futuros;
- acordar briefing com cliente;
- acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
- coordenar área de mídia;
- demonstrar senso de oportunidade;
- detetar tendências de mercado;
- definir conceito de produto e serviço;
- ver mais...
Salário de Agente Publicitário CBO 2531-15 - Série histórica
Quanto ganha um Agente Publicitário por região do Brasil
Tabela salarial para Agente Publicitário
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 3.679 | 44.150 | 920 | 17,47 | |
Média Salarial | 3.783 | 45.390 | 946 | 17,96 | |
1º Quartil | 1.804 | 21.645 | 451 | 8,56 | |
Salário Mediana | 2.500 | 30.000 | 625 | 11,87 | |
3º Quartil | 7.256 | 87.068 | 1.814 | 34,44 | |
Teto Salarial | 8.788 | 105.459 | 2.197 | 41,72 | |
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Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Agente Publicitário é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Setembro de 2023 e Agosto de 2024, tivemos um aumento de 14.26% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Agente Publicitário CBO 2531-15 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Tipos de empresas que mais contratam
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
7311-4/00 | Agências de publicidade | 5.773,18 | |||
7319-0/03 | Marketing direto | 2.772,05 | |||
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.803,12 | |||
7319-0/04 | Consultoria em publicidade | 7.490,75 | |||
4781-4/00 | Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 2.380,43 | |||
7020-4/00 | Atividades de consultoria em gestão empresarial | 3.747,20 | |||
7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 3.137,04 | |||
6319-4/00 | Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 3.287,58 | |||
8599-6/04 | Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.522,45 | |||
1412-6/01 | Confecção de peças do vestuário | 2.624,59 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Quanto ganha um Agente Publicitário por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 14.298 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Agente Publicitário CBO 2531-15 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
8.628 | 44 | 220 | 2.750,15 | 12,50 |
4.906 | 40 | 200 | 5.684,91 | 28,42 |
255 | 42 | 210 | 4.466,05 | 21,27 |
81 | 36 | 180 | 2.068,34 | 11,49 |
78 | 43 | 215 | 3.167,29 | 14,73 |
76 | 30 | 150 | 2.820,69 | 18,80 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por nível profissional e porte da empresa
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 3.081,73 | 3.557,45 | 4.745,02 |
Pequenas | 3.750,57 | 4.226,30 | 5.413,86 |
Médias | 4.812,47 | 5.288,19 | 6.475,76 |
Grandes Empresas | 4.572,97 | 5.048,70 | 6.236,27 |
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Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Agente Publicitário
- Salário Base: R$ 3.782,51
- Salário-educação (3%): R$ 113,48
- Sistema S (2%): R$ 75,65
- INSS Patronal (20%): R$ 756,50
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 37,83
- FGTS (8%): R$ 302,60
- Férias 1/12: R$ 315,21
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 756,50
- Periculosidade (30%): R$ 1.134,75
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 105,07
- 13º Salário: R$ 315,21
- FGTS sobre Férias: R$ 25,22
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 8,41
- FGTS sobre 13º: R$ 25,22
- Aviso Prévio: R$ 315,21
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 25,22
- Multa Rescisória FGTS: R$ 315,21
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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