O que faz um Agente Publicitário CBO 2531-15
O Agente Publicitário Planeja, executa e avalia campanhas e peças publicitárias para diferentes entidades, públicos e objetivos, considerando demandas de clientes e tendências de mercado Desenvolve e implementa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceitos estéticos, comunicativos e mercadológicos, em articulação com profissionais envolvidos no processo criativo.
Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas de produção e atendimento, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver propaganda e promoções;
- elaborar planejamento estratégico;
- estruturar estratégia de projeto publicitário;
- vender serviços publicitários;
- contratar fornecedores;
- gerenciar setores;
- pesquisar meios e veículos de comunicação;
- apresentar projeto para cliente;
- analisar concorrência;
- delinear diretrizes do projeto;
- interpretar expectativas do cliente;
- detetar tendências de mercado;
- contribuir na concepção do leiaute da campanha;
- criar ações de merchandising;
- negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade;
- demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
- analisar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Agente Publicitário - Série histórica no estado de Minas Gerais
O que faz um Agente Publicitário
- apresentar projeto para cliente;
- analisar concorrência;
- delinear diretrizes do projeto;
- interpretar expectativas do cliente;
- detetar tendências de mercado;
- contribuir na concepção do leiaute da campanha;
- criar ações de merchandising;
- negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade;
- demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
- analisar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo;
- gerenciar recursos materiais e financeiros;
- sugerir novos mercados consumidores;
- direcionar campanhas de acordo com briefing;
- trabalhar em equipe;
- desenvolver campanhas promocionais;
- antever cenários futuros;
- determinar fornecedores;
- demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir;
- coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
- demonstrar dinamismo;
- criar campanhas publicitárias;
- selecionar institutos de pesquisa;
- ver mais...
Tabela salarial para Agente Publicitário
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.285 | 27.416 | 571 | 10,71 | |
Média Salarial | 2.349 | 28.186 | 587 | 11,02 | |
1º Quartil | 1.533 | 18.393 | 383 | 7,19 | |
Salário Mediana | 1.850 | 22.200 | 463 | 8,68 | |
3º Quartil | 3.729 | 44.753 | 932 | 17,49 | |
Teto Salarial | 4.517 | 54.207 | 1.129 | 21,18 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Agente Publicitário é um cargo que está com baixa demanda no mercado de trabalho do estado de Minas Gerais nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma queda de 9.3% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Agente Publicitário segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Agente Publicitário no estado de Minas Gerais
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
7311-4/00 | Agências de publicidade | 2.929,70 | |||
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.215,83 | |||
7319-0/03 | Marketing direto | 1.843,21 | |||
4781-4/00 | Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.788,30 | |||
8299-7/99 | Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas | 1.618,71 | |||
6021-7/00 | Atividades de televisão aberta | 2.625,65 | |||
8599-6/04 | Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.258,86 | |||
8630-5/04 | Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.513,55 | |||
6010-1/00 | Atividades de rádio | 2.230,26 | |||
1411-8/01 | Confecção de roupas íntimas | 1.742,50 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Descrição da ocupação de Agente Publicitário
Profissionais no cargo de Agente Publicitário desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.
Condições de trabalho
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para Agente Publicitário
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Principais funções dos profissionais de publicidade
Trabalhadores no cargo de Agente Publicitário devem demonstrar competências pessoais, desenvolver propaganda e promoções, elaborar planejamento estratégico, estruturar estratégia de projeto publicitário, vender serviços publicitários, contratar fornecedores, gerenciar setores, pesquisar meios e veículos de comunicação.
Quanto ganha um Agente Publicitário por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 932 profissionais admitidos e desligados no estado de Minas Gerais. A relação abrange somente Agente Publicitário em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
686 | 44 | 220 | 2.245,37 | 10,21 |
184 | 40 | 200 | 2.801,85 | 14,01 |
20 | 42 | 210 | 1.720,65 | 8,19 |
19 | 30 | 150 | 3.120,16 | 20,80 |
4 | 20 | 100 | 1.559,50 | 15,60 |
3 | 37 | 185 | 2.053,67 | 11,10 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Agente Publicitário
Um Agente Publicitário Nível I ganha em média R$ 2.667,23, o Nível II recebe cerca de R$ 2.962,64, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.700,10 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.195,05 | 2.490,47 | 3.227,92 |
Pequenas | 2.362,42 | 2.657,83 | 3.395,29 |
Médias | 2.658,77 | 2.954,19 | 3.691,64 |
Grandes Empresas | 3.452,67 | 3.748,08 | 4.485,54 |
|
Piso Salarial 2024 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de Minas Gerais
O valor do piso salarial 2024 de Agente Publicitário no estado de Minas Gerais é de R$ 2.284,71 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Profissionais de publicidade pelo sindicato no estado de Minas Gerais.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de Minas Gerais que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2531-15.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Profissionais de publicidade em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Agente Publicitário ao longo do tempo
Salário de Agente Publicitário mês a mês no estado de Minas Gerais de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Minas Gerais
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Agente Publicitário trabalhando no estado de Minas Gerais durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Agente Publicitário. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de Minas Gerais, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Agente Publicitário trabalhando no estado de Minas Gerais. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Agente Publicitário trabalhando no estado de Minas Gerais. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Agente Publicitário
- Salário Base: R$ 2.348,86
- Salário-educação (3%): R$ 70,47
- Sistema S (2%): R$ 46,98
- INSS Patronal (20%): R$ 469,77
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 23,49
- FGTS (8%): R$ 187,91
- Férias 1/12: R$ 195,74
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 469,77
- Periculosidade (30%): R$ 704,66
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 65,25
- 13º Salário: R$ 195,74
- FGTS sobre Férias: R$ 15,66
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,22
- FGTS sobre 13º: R$ 15,66
- Aviso Prévio: R$ 195,74
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 15,66
- Multa Rescisória FGTS: R$ 195,74
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
- Cálculo do aviso prévio online
- Equiparação salarial
- Acordo trabalhista extrajudicial
- Aviso prévio retroativo
- A empresa pode reduzir salários e jornada de trabalho?
- Trabalho intermitente
- Jornada de trabalho parcial e intermitente
- Rescisão indireta
- Home office
- Contribuição sindical
- Homologação do contrato de trabalho
- Cálculo do seguro desemprego
Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.