Agente Publicitário - Rio de Janeiro, RJ

R$ 4.025,14/mês

Atualizado em

Um Agente Publicitário trabalhando na cidade Rio de Janeiro ganha em média R$ 4.025,14 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

A faixa salarial do Agente Publicitário na cidade fica entre R$ 2.730,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 9.131,59, sendo que R$ 3.915,21 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de toda a cidade Rio de Janeiro e/ou regiões próximas do estado do RJ.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 590 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas na cidade nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

A profissão de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando na cidade Rio de Janeiro, RJ, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 27 anos, ensino superior completo, do sexo feminino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Agências de publicidade.

Você pode encontrar mais informações sobre a carreira, formação e mercado de trabalho nos tópicos logo acima e nos gráficos dessa pesquisa salarial.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Agente Publicitário trabalhando na cidade Rio de Janeiro, RJ, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Agente Publicitário CBO 2531-15

O Agente Publicitário Planeja, executa e avalia campanhas e peças publicitárias para diferentes entidades, públicos e objetivos, considerando demandas de clientes e tendências de mercado Desenvolve e implementa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceitos estéticos, comunicativos e mercadológicos, em articulação com profissionais envolvidos no processo criativo.

Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas de produção e atendimento, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • desenvolver propaganda e promoções;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • vender serviços publicitários;
  • contratar fornecedores;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • gerenciar setores;
  • rever processo criativo;
  • selecionar institutos de pesquisa;
  • identificar necessidades do cliente;
  • representar agência nos meios de comunicação;
  • comprar espaço na mídia;
  • adaptar linguagem ao público;
  • apresentar projeto para cliente;
  • delinear diretrizes do projeto;
  • criar peças publicitárias;
  • sugerir mudanças no processo de comercialização;
  • ver mais...

Salário de Agente Publicitário - Série histórica em Rio de Janeiro

O que faz um Agente Publicitário

  1. rever processo criativo;
  2. selecionar institutos de pesquisa;
  3. identificar necessidades do cliente;
  4. representar agência nos meios de comunicação;
  5. comprar espaço na mídia;
  6. adaptar linguagem ao público;
  7. apresentar projeto para cliente;
  8. delinear diretrizes do projeto;
  9. criar peças publicitárias;
  10. sugerir mudanças no processo de comercialização;
  11. interpretar expectativas do cliente;
  12. solicitar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo;
  13. antever cenários futuros;
  14. indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
  15. sugerir novos mercados consumidores;
  16. definir conceito de campanhas;
  17. informar fornecedores sobre novos produtos;
  18. contribuir na concepção do leiaute da campanha;
  19. desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
  20. definir necessidades do cliente;
  21. realizar campanhas e peças publicitárias;
  22. sugerir imagens para textos criados;
  23. ver mais...

Tabela salarial Agente Publicitário em Rio de Janeiro, RJ

Tabela salarial com piso, média, mediana, 1º e 3º quartis
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 3.915 46.983 979 18,73
Média Salarial 4.025 48.302 1.006 19,26
1º Quartil 1.931 23.171 483 9,24
Salário Mediana 2.730 32.760 683 13,06
3º Quartil 7.539 90.469 1.885 36,07
Teto Salarial 9.132 109.579 2.283 43,69
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Agente Publicitário negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Agente Publicitário da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Agente Publicitário é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de Rio de Janeiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos uma aumento de 58.33% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Agente Publicitário segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Agente Publicitário em Rio de Janeiro, RJ

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
7311-4/00 Agências de publicidade 5.623,58
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 2.464,97
8599-6/99 Outras atividades de ensino 6.030,06
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.689,69
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.289,64
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 6.142,43
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 4.352,33
8230-0/01 Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 2.118,82
6022-5/02 Atividades relacionadas à televisão por assinatura 6.685,00
5611-2/01 Restaurantes e similares 1.785,44
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Funções do cargo de Agente Publicitário

Profissionais no cargo de Agente Publicitário desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Condições de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

O que é preciso para trabalhar de Agente Publicitário

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Principais atividades no cargo

Trabalhadores no cargo de Agente Publicitário devem desenvolver propaganda e promoções, estruturar estratégia de projeto publicitário, vender serviços publicitários, contratar fornecedores, pesquisar meios e veículos de comunicação, demonstrar competências pessoais, elaborar planejamento estratégico, gerenciar setores.

Quanto ganha um Agente Publicitário por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 590 profissionais admitidos e desligados na cidade de Rio de Janeiro, RJ. A relação abrange somente Agente Publicitário em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
271 44 220 2.975,31 13,52
250 40 200 4.925,64 24,63
46 42 210 6.008,67 28,61
4 43 215 1.520,75 7,07
4 39 195 1.481,00 7,59
4 28 140 4.821,00 34,44

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Um Agente Publicitário Júnior ganha em média R$ 4.399,54, o nível pleno recebe cerca de R$ 4.905,78, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 6.169,53 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 287 profissionais demitidos das empresas de Rio de Janeiro, RJ.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 3.568,36 4.074,60 5.338,34
Pequenas 4.061,89 4.568,13 5.831,87
Médias 4.612,31 5.118,55 6.382,29
Grandes Empresas 5.355,61 5.861,85 7.125,60
  • *Agente Publicitário Júnior: até 4 anos;
  • *Agente Publicitário Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Agente Publicitário Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024

O valor do piso salarial 2024 de Agente Publicitário em Rio de Janeiro, RJ é de R$ 3.915,21 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Profissionais de publicidade pelo sindicato de Rio de Janeiro.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Rio de Janeiro, RJ que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2531-15.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Profissionais de publicidade em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Agente Publicitário ao longo do tempo

Salário de Agente Publicitário mês a mês na cidade de Rio de Janeiro de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Rio de Janeiro

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Agente Publicitário trabalhando na cidade de Rio de Janeiro durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Agente Publicitário. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Rio de Janeiro, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Agente Publicitário. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Agente Publicitário trabalhando em Rio de Janeiro. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Agente Publicitário

  • Salário Base: R$ 4.025,14
  • Salário-educação (3%): R$ 120,75
  • Sistema S (2%): R$ 80,50
  • INSS Patronal (20%): R$ 805,03
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 40,25
  • FGTS (8%): R$ 322,01
  • Férias 1/12: R$ 335,43
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 805,03
  • Periculosidade (30%): R$ 1.207,54
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 111,81
  • 13º Salário: R$ 335,43
  • FGTS sobre Férias: R$ 26,83
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 8,94
  • FGTS sobre 13º: R$ 26,83
  • Aviso Prévio: R$ 335,43
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 26,83
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 335,43

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Agente Publicitário – Salário – Rio de Janeiro, RJ

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.