Profissões relacionadas:
- Analista de Inteligência de Mercado
- Gerente de Área de Vendas
- Gerente de Divisão de Marketing
- Gerente de Coordenação de Marketing
- Social Media - Analista de Redes Sociais
- Gerente de Assuntos Corporativos
- Gerente Regional de Vendas
- Analista de Estudos de Mercado
- Gerente de Comunicação Social
- Gerente de Exportação
O que faz um Analista de Mercado CBO 1423-35
O Analista de Mercado planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços, opinião pública, processos eleitorais e outros temas, para dar respostas a questões do cliente interno ou externo Pode analisar frequência de temas e de personalidades citadas em redes sociais Elabora plano de análise de negócios, atuando com as áreas afins da organização contratante, cliente interno ou externo, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.
Aplica técnicas de análise de pesquisa de mercado, estabelecendo relações entre as áreas de comercialização, negócios, vendas e marketing de produtos ou serviços, considerando status do mercado e da concorrência, do consumidor, tendências e inovações, o contexto socioeconômico, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados Elabora planejamento tático e operacional de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo procedimentos de coleta e análise de dados Define amostra, desenvolve e testa instrumentos e treina equipe de coleta de dados primários e de mineração de dados Analisa dados e informações de mercado, referentes aos processos, políticas e procedimentos comunicacionais, de negócios, comercialização, vendas e marketing de produtos e serviços da organização, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, tendo em vista implementar soluções e criar diferenciais competitivos, respaldados em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.
Implementa e coordena o processo de análise de pesquisa de mercado, definindo tipo, escopo e abrangência da pesquisa, estratégias, métodos para coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, instrumentos, nível de controle do processo Implementa e coordena projetos de análise, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade Avalia resultados de pesquisa e propõe ações para melhoria das estratégias e processos de negócios.
Analisa a relevância, validade, significância e consistência dos resultados qualitativos e quantitativos Tabula e expõe dados sobre ganhos e perdas de mercado, formula e coteja hipóteses de soluções e de novas estratégias de negócio Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização, de vendas, de negócios, de marketing e comunicação, índices de participação da empresa no mercado, relacionamento com clientes, nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, avaliando alternativas, elaborando relatórios, requisitos, normas e procedimentos.
Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, diagramas, instrumentos de pesquisa, entre outros Pode propor ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, otimização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios .
Algumas funções no exercício da profissão
- assessorar diretoria e setores da organização;
- analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
- coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
- demonstrar competências pessoais;
- implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
- demonstrar criatividade;
- participar da elaboração de projetos educacionais;
- demonstrar capacidade de abstração;
- monitorar metas e indicadores de desempenho;
- demonstrar capacidade de liderança;
- ver mais...
Salário de Analista de Mercado CBO 1423-35 - Série histórica
Quanto ganha um Analista de Mercado por região do Brasil
Tabela salarial para Analista de Mercado
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 4.382 | 52.580 | 1.095 | 20,53 | |
Média Salarial | 4.505 | 54.056 | 1.126 | 21,11 | |
1º Quartil | 2.479 | 29.753 | 620 | 11,62 | |
Salário Mediana | 3.543 | 42.516 | 886 | 16,60 | |
3º Quartil | 7.749 | 92.991 | 1.937 | 36,31 | |
Teto Salarial | 9.386 | 112.634 | 2.347 | 43,98 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação
Analista de Mercado é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 14.37% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Analista de Mercado CBO 1423-35 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
CBO | Especialização | Carga Horária | Salário | |
---|---|---|---|---|
142350 | Analista de mercado internacional | 42 | 10.478,74 | |
Especializações para formados em Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação. Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO. |
Tipos de empresas que mais contratam
Quanto ganham profissionais de Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 69.861 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Analista de Mercado CBO 1423-35 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
48.374 | 44 | 220 | 4.094,15 | 18,61 |
17.760 | 40 | 200 | 5.654,13 | 28,27 |
1.563 | 42 | 210 | 4.821,23 | 22,96 |
546 | 43 | 215 | 3.492,82 | 16,25 |
299 | 30 | 150 | 3.679,55 | 24,53 |
271 | 41 | 205 | 5.852,00 | 28,55 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por porte da empresa e nível profissional
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 3.829,44 | 4.395,99 | 5.810,30 |
Pequenas | 4.221,40 | 4.787,95 | 6.202,26 |
Médias | 4.856,17 | 5.422,72 | 6.837,03 |
Grandes Empresas | 5.443,05 | 6.009,60 | 7.423,91 |
|
Quanto ganha um Analista de Mercado PCD
Num levantamento com 417 salários de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Analista de Mercado, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 4.815,98 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Analista de Mercado
- Salário Base: R$ 4.504,70
- Salário-educação (3%): R$ 135,14
- Sistema S (2%): R$ 90,09
- INSS Patronal (20%): R$ 900,94
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 45,05
- FGTS (8%): R$ 360,38
- Férias 1/12: R$ 375,39
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 900,94
- Periculosidade (30%): R$ 1.351,41
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 125,13
- 13º Salário: R$ 375,39
- FGTS sobre Férias: R$ 30,03
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 10,01
- FGTS sobre 13º: R$ 30,03
- Aviso Prévio: R$ 375,39
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 30,03
- Multa Rescisória FGTS: R$ 375,39
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?
Toda essa pesquisa salarial para Analista de Mercado pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.