O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35
O Analista de Pesquisa de Mercado (A) Planeja, organiza, coordena, controla e avalia processos de análise de pesquisa de mercado, de institutos de pesquisa de mercado e de opinião pública de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços Coleta, analisa e consolida dados e informações, de fontes primárias e secundárias, referentes ao comportamento das pessoas, do mercado, de consumidores e concorrentes, para consolidar ou adequar as estratégias de negócios.
Avalia resultados de pesquisas, com base em índices de validade e confiabilidade Aplica métodos e técnicas de pesquisa e de análise dos resultados, elabora documentação técnica Assegura a conformidade legal do processo.
Atua conforme normas e procedimentos da área, princípios de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- demonstrar competências pessoais;
- analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
- assessorar diretoria e setores da organização;
- implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
- elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
- implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- demonstrar capacidade de flexibilidade;
- demonstrar capacidade de organização;
- relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
- subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
- demonstrar criatividade;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Gerente de Área de Vendas
- Analista de Informações de Mercado
- Analista de Trade Marketing
- Gerente Distrital de Vendas
- Analista de BI (Business Intelligence)
- Social Media - Analista de Redes Sociais
- Analista de Estudos de Mercado
- Gerente de Divisão Comercial
- Analista de Mercado
- Gerente de Departamento de Vendas
- Gerente Regional de Vendas
Salário de Analista de Pesquisa de Mercado (A) - Série histórica em Recife
O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado (A)
- demonstrar capacidade de flexibilidade;
- demonstrar capacidade de organização;
- relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
- subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
- demonstrar criatividade;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- demonstrar capacidade de negociação;
- pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
- detectar expectativas e necessidades;
- assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
- ver mais...
Tabela salarial Analista de Pesquisa de Mercado (A) em Recife, PE
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 3.165 | 37.976 | 791 | 14,71 | |
Média Salarial | 3.254 | 39.042 | 813 | 15,12 | |
1º Quartil | 2.076 | 24.908 | 519 | 9,65 | |
Salário Mediana | 2.725 | 32.700 | 681 | 12,66 | |
3º Quartil | 5.096 | 61.150 | 1.274 | 23,68 | |
Teto Salarial | 6.172 | 74.066 | 1.543 | 28,68 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação
Analista de Pesquisa de Mercado (A) é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho de Recife nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Dezembro de 2023 e Novembro de 2024, tivemos uma aumento de 7.41% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Analista de Pesquisa de Mercado (A) em Recife, PE
Funções do cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A)
Profissionais no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.
Condições de trabalho
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar de Analista de Pesquisa de Mercado (A)
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) devem coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, assessorar diretoria e setores da organização, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos.
Quanto ganham profissionais de Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 751 profissionais admitidos e desligados na cidade de Recife, PE. A relação abrange somente Analista de Pesquisa de Mercado (A) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
571 | 44 | 220 | 3.091,77 | 14,05 |
156 | 40 | 200 | 3.923,85 | 19,62 |
7 | 42 | 210 | 3.132,14 | 14,91 |
3 | 43 | 215 | 3.000,00 | 13,95 |
3 | 37 | 185 | 1.874,00 | 10,13 |
2 | 36 | 180 | 2.537,00 | 14,09 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |