Analista de Pesquisa de Mercado (A) - Estado de São Paulo

R$ 5.248,86/mês

Atualizado em

Um Analista de Pesquisa de Mercado (A) trabalhando no estado de São Paulo ganha em média R$ 5.248,86 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

A faixa salarial do Analista de Pesquisa de Mercado (A) fica entre R$ 4.300,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 10.894,00, sendo que R$ 5.105,51 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado de SP.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 35.930 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando no estado de São Paulo, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 27 anos, formação superior em Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação, do sexo feminino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Serviços combinados de escritório e apoio administrativo.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Analista de Pesquisa de Mercado (A) é São Paulo.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Analista de Pesquisa de Mercado (A) trabalhando no estado de São Paulo, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35

O Analista de Pesquisa de Mercado (A) Planeja, organiza, coordena, controla e avalia processos de análise de pesquisa de mercado, de institutos de pesquisa de mercado e de opinião pública de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços Coleta, analisa e consolida dados e informações, de fontes primárias e secundárias, referentes ao comportamento das pessoas, do mercado, de consumidores e concorrentes, para consolidar ou adequar as estratégias de negócios.

Avalia resultados de pesquisas, com base em índices de validade e confiabilidade Aplica métodos e técnicas de pesquisa e de análise dos resultados, elabora documentação técnica Assegura a conformidade legal do processo.

Atua conforme normas e procedimentos da área, princípios de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • pesquisar mercado;
  • demonstrar capacidade de escuta;
  • revisar planos;
  • avaliar alternativas de soluções;
  • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
  • ver mais...

Salário de Analista de Pesquisa de Mercado (A) - Série histórica no estado de São Paulo

O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado (A)

  1. pesquisar mercado;
  2. demonstrar capacidade de escuta;
  3. revisar planos;
  4. avaliar alternativas de soluções;
  5. dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
  6. detectar expectativas e necessidades;
  7. demonstrar capacidade de síntese;
  8. demonstrar capacidade de abstração;
  9. subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
  10. assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
  11. ver mais...

Tabela salarial para Analista de Pesquisa de Mercado (A)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 5.106 61.266 1.276 24,04
Média Salarial 5.249 62.986 1.312 24,72
1º Quartil 2.862 34.345 716 13,48
Salário Mediana 4.300 51.600 1.075 20,25
3º Quartil 8.994 107.930 2.249 42,36
Teto Salarial 10.894 130.728 2.724 51,30
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação

Analista de Pesquisa de Mercado (A) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 13.56% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Analista de Pesquisa de Mercado (A) no estado de São Paulo

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 5.900,46
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 5.587,14
7311-4/00 Agências de publicidade 4.326,84
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 5.496,25
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 6.452,85
6422-1/00 Bancos múltiplos, com carteira comercial 8.115,35
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 5.135,33
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 5.993,36
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 6.154,69
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 5.747,61
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Analista de Pesquisa de Mercado (A)

Profissionais no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Condições de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para Analista de Pesquisa de Mercado (A)

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Principais funções dos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Trabalhadores no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) devem analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos.

Quanto ganham profissionais de Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 35930 profissionais admitidos e desligados no estado de São Paulo. A relação abrange somente Analista de Pesquisa de Mercado (A) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
22.568 44 220 4.822,01 21,92
11.414 40 200 6.122,04 30,61
851 42 210 5.391,80 25,68
267 43 215 3.859,46 17,95
189 41 205 6.481,82 31,62
157 30 150 4.624,71 30,83

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Júnior, Pleno e Sênior para Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação

Um Analista de Pesquisa de Mercado (A) Júnior ganha em média R$ 5.232,61, o nível pleno recebe cerca de R$ 5.892,76, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 7.540,70 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 17335 profissionais demitidos das empresas no estado de São Paulo.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 4.433,34 5.093,49 6.741,43
Pequenas 4.897,51 5.557,66 7.205,60
Médias 5.586,70 6.246,85 7.894,79
Grandes Empresas 6.012,89 6.673,03 8.320,98
  • *Analista de Pesquisa de Mercado (A) Júnior: até 4 anos;
  • *Analista de Pesquisa de Mercado (A) Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Analista de Pesquisa de Mercado (A) Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo

O valor do piso salarial 2024 de Analista de Pesquisa de Mercado (A) no estado de São Paulo é de R$ 5.105,51 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação pelo sindicato no estado de São Paulo.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 1423-35.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Salário para PCDs no cargo

De acordo com a pesquisa com 276 salários de pessoas com deficiência no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A), a média salarial no estado de São Paulo é de R$ 5.211,12 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais em média.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Evolução salarial do Analista de Pesquisa de Mercado (A) ao longo do tempo

Salário de Analista de Pesquisa de Mercado (A) mês a mês no estado de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Analista de Pesquisa de Mercado (A). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Analista de Pesquisa de Mercado (A) trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Analista de Pesquisa de Mercado (A)

  • Salário Base: R$ 5.248,86
  • Salário-educação (3%): R$ 157,47
  • Sistema S (2%): R$ 104,98
  • INSS Patronal (20%): R$ 1.049,77
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 52,49
  • FGTS (8%): R$ 419,91
  • Férias 1/12: R$ 437,41
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 1.049,77
  • Periculosidade (30%): R$ 1.574,66
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 145,80
  • 13º Salário: R$ 437,41
  • FGTS sobre Férias: R$ 34,99
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 11,66
  • FGTS sobre 13º: R$ 34,99
  • Aviso Prévio: R$ 437,41
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 34,99
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 437,41

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Analista de Pesquisa de Mercado (A) – Salário – SP

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