O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35
O Analista de Pesquisa de Mercado (A) Planeja, organiza, coordena, controla e avalia processos de análise de pesquisa de mercado, de institutos de pesquisa de mercado e de opinião pública de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços Coleta, analisa e consolida dados e informações, de fontes primárias e secundárias, referentes ao comportamento das pessoas, do mercado, de consumidores e concorrentes, para consolidar ou adequar as estratégias de negócios.
Avalia resultados de pesquisas, com base em índices de validade e confiabilidade Aplica métodos e técnicas de pesquisa e de análise dos resultados, elabora documentação técnica Assegura a conformidade legal do processo.
Atua conforme normas e procedimentos da área, princípios de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar diretoria e setores da organização;
- coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
- elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
- pesquisar mercado;
- demonstrar capacidade de escuta;
- revisar planos;
- avaliar alternativas de soluções;
- dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Business Partner
- Analista de BI (Business Intelligence)
- Gerente de Comunicação
- Gerente de Divisão de Marketing
- Gerente de Marketing
- Gerente de Coordenação de Marketing
- Analista de Informações de Mercado
- Analista de SEO (Search Engine Optimization)
- Ombudsman
- Gerente de Área de Vendas
- Analista de Mercado
Salário de Analista de Pesquisa de Mercado (A) - Série histórica no estado de São Paulo
O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado (A)
- pesquisar mercado;
- demonstrar capacidade de escuta;
- revisar planos;
- avaliar alternativas de soluções;
- dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
- detectar expectativas e necessidades;
- demonstrar capacidade de síntese;
- demonstrar capacidade de abstração;
- subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
- assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
- ver mais...
Tabela salarial para Analista de Pesquisa de Mercado (A)
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 5.106 | 61.266 | 1.276 | 24,04 | |
Média Salarial | 5.249 | 62.986 | 1.312 | 24,72 | |
1º Quartil | 2.862 | 34.345 | 716 | 13,48 | |
Salário Mediana | 4.300 | 51.600 | 1.075 | 20,25 | |
3º Quartil | 8.994 | 107.930 | 2.249 | 42,36 | |
Teto Salarial | 10.894 | 130.728 | 2.724 | 51,30 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação
Analista de Pesquisa de Mercado (A) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 13.56% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Analista de Pesquisa de Mercado (A) no estado de São Paulo
Descrição da ocupação de Analista de Pesquisa de Mercado (A)
Profissionais no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.
Condições de trabalho
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para Analista de Pesquisa de Mercado (A)
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Principais funções dos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
Trabalhadores no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) devem analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos.
Quanto ganham profissionais de Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 35930 profissionais admitidos e desligados no estado de São Paulo. A relação abrange somente Analista de Pesquisa de Mercado (A) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
22.568 | 44 | 220 | 4.822,01 | 21,92 |
11.414 | 40 | 200 | 6.122,04 | 30,61 |
851 | 42 | 210 | 5.391,80 | 25,68 |
267 | 43 | 215 | 3.859,46 | 17,95 |
189 | 41 | 205 | 6.481,82 | 31,62 |
157 | 30 | 150 | 4.624,71 | 30,83 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Júnior, Pleno e Sênior para Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação
Um Analista de Pesquisa de Mercado (A) Júnior ganha em média R$ 5.232,61, o nível pleno recebe cerca de R$ 5.892,76, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 7.540,70 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 4.433,34 | 5.093,49 | 6.741,43 |
Pequenas | 4.897,51 | 5.557,66 | 7.205,60 |
Médias | 5.586,70 | 6.246,85 | 7.894,79 |
Grandes Empresas | 6.012,89 | 6.673,03 | 8.320,98 |
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Piso Salarial 2024 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo
O valor do piso salarial 2024 de Analista de Pesquisa de Mercado (A) no estado de São Paulo é de R$ 5.105,51 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação pelo sindicato no estado de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 1423-35.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Salário para PCDs no cargo
De acordo com a pesquisa com 276 salários de pessoas com deficiência no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A), a média salarial no estado de São Paulo é de R$ 5.211,12 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais em média.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
Evolução salarial do Analista de Pesquisa de Mercado (A) ao longo do tempo
Salário de Analista de Pesquisa de Mercado (A) mês a mês no estado de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Analista de Pesquisa de Mercado (A). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Analista de Pesquisa de Mercado (A) trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Analista de Pesquisa de Mercado (A)
- Salário Base: R$ 5.248,86
- Salário-educação (3%): R$ 157,47
- Sistema S (2%): R$ 104,98
- INSS Patronal (20%): R$ 1.049,77
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 52,49
- FGTS (8%): R$ 419,91
- Férias 1/12: R$ 437,41
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 1.049,77
- Periculosidade (30%): R$ 1.574,66
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 145,80
- 13º Salário: R$ 437,41
- FGTS sobre Férias: R$ 34,99
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 11,66
- FGTS sobre 13º: R$ 34,99
- Aviso Prévio: R$ 437,41
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 34,99
- Multa Rescisória FGTS: R$ 437,41
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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- Período aquisitivo e concessivo de férias
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