Profissões relacionadas:
O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25
O Analista de Pesquisa de Mercado identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à concepção artística de ações de merchandising e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos Coordena o projeto e o processo de definição de conceito e concepção artística de produto, serviço, peça e ou campanha publicitária, em parceria com o publicitário, o redator publicitário e outros profissionais envolvidos no processo criativo, considerando expectativas e objetivos do cliente, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), assim como tendências e demandas de mercado Interpreta resultados de pesquisa e análise de mercado e concorrência, para desenvolver e conduzir projetos de campanhas publicitárias e ações de merchandising, a partir das tendências e nichos de mercado.
Gerencia o desenvolvimento de peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, contribuindo e conduzindo o desenvolvimento de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, animação, vídeos, som, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando elementos gráficos e artísticos adequados às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, atuando em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço.
Desenvolve projeções comerciais para peças publicitárias e ações de merchandising Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados Avalia e zela pela qualidade técnica de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (rádio, TV, sites, revistas, jornais, outdoors, entre outros), monitorando resultados, receitas e custos, reportando aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- contratar fornecedores;
- desenvolver propaganda e promoções;
- estruturar estratégia de projeto publicitário;
- vender serviços publicitários;
- elaborar planejamento estratégico;
- demonstrar competências pessoais;
- rever processo criativo;
- desenvolver projeção e execução de comerciais;
- demonstrar pró-atividade;
- demonstrar flexibilidade;
- ver mais...
Salário de Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25 - Série histórica
Quanto ganha um Analista de Pesquisa de Mercado por região do Brasil
Tabela salarial para Analista de Pesquisa de Mercado
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 4.867 | 58.400 | 1.217 | 22,94 | |
Média Salarial | 5.003 | 60.040 | 1.251 | 23,58 | |
1º Quartil | 2.501 | 30.007 | 625 | 11,78 | |
Salário Mediana | 3.675 | 44.100 | 919 | 17,32 | |
3º Quartil | 9.094 | 109.123 | 2.273 | 42,86 | |
Teto Salarial | 11.014 | 132.173 | 2.754 | 51,91 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Publicidade
Analista de Pesquisa de Mercado é um cargo que está em alta no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 2.94% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Tipos de empresas que mais contratam
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
7311-4/00 | Agências de publicidade | 6.622,99 | |||
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 6.042,79 | |||
7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 4.508,33 | |||
6319-4/00 | Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 4.313,29 | |||
7319-0/03 | Marketing direto | 2.925,64 | |||
6201-5/01 | Desenvolvimento de programas de computador e software em geral | 4.354,72 | |||
7020-4/00 | Atividades de consultoria em gestão empresarial | 7.521,28 | |||
5911-1/99 | Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão | 6.888,96 | |||
4781-4/00 | Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 3.745,84 | |||
6204-0/00 | Consultoria em tecnologia da informação | 6.513,71 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Quanto ganham profissionais de Publicidade por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 3.485 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
2.221 | 44 | 220 | 4.098,81 | 18,63 |
1.081 | 40 | 200 | 6.928,76 | 34,64 |
66 | 42 | 210 | 5.774,50 | 27,50 |
16 | 36 | 180 | 2.206,94 | 12,26 |
16 | 30 | 150 | 3.967,00 | 26,45 |
15 | 43 | 215 | 2.616,13 | 12,17 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por porte da empresa e nível profissional
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 4.129,02 | 4.758,28 | 6.329,13 |
Pequenas | 4.840,34 | 5.469,60 | 7.040,45 |
Médias | 5.770,69 | 6.399,96 | 7.970,81 |
Grandes Empresas | 5.633,68 | 6.262,94 | 7.833,79 |
|
Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Analista de Pesquisa de Mercado
- Salário Base: R$ 5.003,31
- Salário-educação (3%): R$ 150,10
- Sistema S (2%): R$ 100,07
- INSS Patronal (20%): R$ 1.000,66
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 50,03
- FGTS (8%): R$ 400,26
- Férias 1/12: R$ 416,94
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 1.000,66
- Periculosidade (30%): R$ 1.500,99
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 138,98
- 13º Salário: R$ 416,94
- FGTS sobre Férias: R$ 33,36
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 11,12
- FGTS sobre 13º: R$ 33,36
- Aviso Prévio: R$ 416,94
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 33,36
- Multa Rescisória FGTS: R$ 416,94
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?
Toda essa pesquisa salarial para Analista de Pesquisa de Mercado pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.