Analista de Pesquisa de Mercado - Salário Brasil

R$ 5.003,31/mês

Atualizado em

Hoje um Analista de Pesquisa de Mercado ganha em média R$ 5.003,31 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 3.485 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Analista de Pesquisa de Mercado pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 4.866,66 e o teto salarial de R$ 11.014,45, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Analista de Pesquisa de Mercado.

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 27 anos, formação superior em Publicidade, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Agências de publicidade de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Analista de Pesquisa de Mercado é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Analista de Pesquisa de Mercado, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25

O Analista de Pesquisa de Mercado identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à concepção artística de ações de merchandising e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos Coordena o projeto e o processo de definição de conceito e concepção artística de produto, serviço, peça e ou campanha publicitária, em parceria com o publicitário, o redator publicitário e outros profissionais envolvidos no processo criativo, considerando expectativas e objetivos do cliente, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), assim como tendências e demandas de mercado Interpreta resultados de pesquisa e análise de mercado e concorrência, para desenvolver e conduzir projetos de campanhas publicitárias e ações de merchandising, a partir das tendências e nichos de mercado.

Gerencia o desenvolvimento de peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, contribuindo e conduzindo o desenvolvimento de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, animação, vídeos, som, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando elementos gráficos e artísticos adequados às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, atuando em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço.

Desenvolve projeções comerciais para peças publicitárias e ações de merchandising Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados Avalia e zela pela qualidade técnica de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (rádio, TV, sites, revistas, jornais, outdoors, entre outros), monitorando resultados, receitas e custos, reportando aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Algumas funções no exercício da profissão

  • contratar fornecedores;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • vender serviços publicitários;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • rever processo criativo;
  • desenvolver projeção e execução de comerciais;
  • demonstrar pró-atividade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • ver mais...

Salário de Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25 - Série histórica

Quanto ganha um Analista de Pesquisa de Mercado por região do Brasil

Tabela salarial para Analista de Pesquisa de Mercado

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 4.867 58.400 1.217 22,94
Média Salarial 5.003 60.040 1.251 23,58
1º Quartil 2.501 30.007 625 11,78
Salário Mediana 3.675 44.100 919 17,32
3º Quartil 9.094 109.123 2.273 42,86
Teto Salarial 11.014 132.173 2.754 51,91
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Analista de Pesquisa de Mercado negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 2531-25 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Publicidade

Analista de Pesquisa de Mercado é um cargo que está em alta no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2023 e Setembro de 2024, tivemos um aumento de 2.94% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
7311-4/00 Agências de publicidade 6.622,99
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 6.042,79
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 4.508,33
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 4.313,29
7319-0/03 Marketing direto 2.925,64
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 4.354,72
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 7.521,28
5911-1/99 Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão 6.888,96
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 3.745,84
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 6.513,71
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganham profissionais de Publicidade por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 3.485 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Analista de Pesquisa de Mercado CBO 2531-25 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
2.221 44 220 4.098,81 18,63
1.081 40 200 6.928,76 34,64
66 42 210 5.774,50 27,50
16 36 180 2.206,94 12,26
16 30 150 3.967,00 26,45
15 43 215 2.616,13 12,17

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por porte da empresa e nível profissional

Metodologia: Salários de 1.790 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 4.129,02 4.758,28 6.329,13
Pequenas 4.840,34 5.469,60 7.040,45
Médias 5.770,69 6.399,96 7.970,81
Grandes Empresas 5.633,68 6.262,94 7.833,79
  • *Analista de Pesquisa de Mercado Júnior: até 4 anos;
  • *Analista de Pesquisa de Mercado Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Analista de Pesquisa de Mercado Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Analista de Pesquisa de Mercado

  • Salário Base: R$ 5.003,31
  • Salário-educação (3%): R$ 150,10
  • Sistema S (2%): R$ 100,07
  • INSS Patronal (20%): R$ 1.000,66
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 50,03
  • FGTS (8%): R$ 400,26
  • Férias 1/12: R$ 416,94
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 1.000,66
  • Periculosidade (30%): R$ 1.500,99
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 138,98
  • 13º Salário: R$ 416,94
  • FGTS sobre Férias: R$ 33,36
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 11,12
  • FGTS sobre 13º: R$ 33,36
  • Aviso Prévio: R$ 416,94
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 33,36
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 416,94

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?

Toda essa pesquisa salarial para Analista de Pesquisa de Mercado pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Analista de Pesquisa de Mercado